A importância da hidráulica e sua correlação com as propriedades do óleo utilizado

Tipo de documento:Redação

Área de estudo:Engenharia mecânica

Documento 1

Com isso relacinar a mesma com os óleos utilizados e sas propriedades. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA HIDRÁULICA O QUE É A HIDRÁULICA? A hidráulica é a parte da física responsável por estudar o mecanismo dos fluidos; sendo um dos processos mais importantes para estudar, pois nos permite analisar as leis que regem o movimento dos líquidos. Como já mencionamos, a hidráulica é a tecnologia que se utiliza para analisar o movimento de líquidos ou fluidos, como óleo ou água (mais do que todos os óleos especiais), como forma de transmitir energia para poder mover e realizar o funcionamento de qualquer mecanismo que funcione com este processo. Consiste em aumentar a pressão dos fluidos através dos elementos dos circuitos hidráulicos, como um compressor, para poder utilizá-los como uma obra útil no que é comumente conhecido como elemento de saída denominado cilindro.

  FORÇA HIDRÁULICA É o responsável por exercer força sobre um cilindro hidráulico ao pressioná-lo contra o líquido do circuito. ÓLEO HIDRÁULICO,PARA QUE SERVE ? O fluido hidráulico é o responsável pelo transporte de energia em sistemas hidráulicos. Por sua vez, um sistema hidráulico é um processo de transporte de energia que tem como princípio a transmissão de pressão e vazão através de um fluido. Em alguns casos, o fluido hidráulico pode servir também como lubrificante. Os fluidos hidráulicos podem ser de base mineral (HLP) ou de base sintética biodegradável (HEES). Embora os fluidos biodegradáveis tenham propriedades menos nocivas ao ambiente, atender NR-15 e, frequentemente, melhores características técnicas, seu uso ainda é restringido pelo elevado custo do produto.

Essa informação é indispensável tanto para a lubrificação industrial, quanto para os sistemas hidráulicos. A viscosidade é a propriedade que garante que o contato metal contra metal ocorra, pois indica a espessura da película protetora que o óleo hidráulico será capaz de formar. Em linhas gerais, altas e baixas viscosidades do óleo hidráulico terão as seguintes consequências: Figura 2 – Viscosidade do óleo hidráulico A IMPORTANCIA DA HIDRÁULICA E SUA CORRELAÇÃO COM AS PROPRIEDADES DO OLEO UTILIZADO A hidráulica tem sua importância reforçada desde o século XIX, demarcando seu território e determinando suas especificações na prática da engenharia e da arquitetura. Sendo originaria do grego, a palavra hidráulica significa a união de hydra = água, e aulos = condução, vocábulo introduzido na linguagem científica internacional a partir do século XIX (CUNHA, 2001).

Segundo Silva (1877) a hidráulica era parte da Física e Matemática que ensinava a conduzir, e levantar as águas, e fazer máquinas que serviam para elevá-las, por meio de vapor, e outras potencias moventes. A principal tarefa de um óleo hidráulico na indústria é de movimentar equipamentos ou ferramentas em linhas de processos. Em geral são sistemas centralizados ou individuais que movem ou transportam produtos na fábrica. Nos equipamentos florestais o óleo hidráulico é responsável por todos os movimentos do equipamento e implementos,por isso devem ter uma correlação entre a hifráulica e os óleos em suas propriedades. No ambiente florestal os sistemas com óleo hidráulico são usados em condições de alta carga, a sua principal função é a transmissão de força e a lubrificação das peças internas do sistema como por exemplo bombas de engrenagens ou cilindros.

A maior parte dos óleos hidráulicos é produzida com óleos minerais devido ao custo. Para isso deve-se levar em consideração a pressão de trabalho do sistema hidráulico, pois os aditivos que atribuem a característica de variação de viscosidade ao óleo sofre cisalhamento ( Essa característica será abordada posteriormente). Comportamento viscosidade-pressão A viscosidade de óleos hidráulicos altera-se com o aumento da pressão. Nas pressões acima de 200 bar, esta propriedade precisa ser observada no planejamento das instalações. Com aproximadamente 400 bar, já pode ser alcançado um valor dobrado da viscosidade. Compatibilidade com materiais O óleo deve apresentar alta compatibilidade com outros materiais utilizados em instalações hidráulicas, como os usados para mancais, vedações, pinturas etc. Baixa formação de espuma Pequenas bolhas de ar ascendentes poderão formar espuma na superfície do reservatório.

Através de uma correta construção (com divisórias, por exemplo, também conhecidas como chicanas) e montagem das tubulações de retorno do reservatório, pode-se minimizar a formação de espuma. Os óleos hidráulicos minerais possuem aditivos químicos que reduzem a espumação. A tendência de formação de espuma no óleo aumenta através do envelhecimento, contaminação e água condensada. Se a bomba utilizada succionar óleo espumante, poderão ocorrer pesadas falhas no sistema, além da rápida danificação da bomba e dos demais componentes. De difícil ignição (não-inflamável) Instalações hidráulicas também são aplicadas em locais mornos e quentes, com locais de produção que operam com chama viva ou a temperaturas bem altas.

Nesses casos, são utilizados óleos hidráulicos com alto ponto de ignição (sintéticos), de difícil inflamabilidade ou não-inflamáveis. Boa proteção contra corrosão Os fabricantes de bombas, válvulas, motores e cilindros testam-nos com óleo hidráulico mineral, que provoca nos componentes uma proteção corrosiva. A capacidade de proteção corrosiva dos óleos hidráulicos minerais é obtida através de aditivos químicos, que formam uma película repelente à água nas superfícies metálicas e neutralizam os produtos de decomposição corrosiva quando o óleo envelhece. Boa filtrabilidade O óleo hidráulico de um sistema é filtrado permanentemente durante a operação – na entrada, durante o retorno ou em ambas as situações – a fim de serem retiradas suas partículas sólidas.

Baixa toxidade quanto ao vapor e após sua decomposição Para evitar que os óleos hidráulicos causem danos à saúde e ao ambiente, devem ser observadas as instruções específicas na documentação dos fabricantes. METODOLOGIA A metodologia utilizada foi conhecimentos na área, pesquisas sobre cada item separadamente e depois feito uma relação entre os dois. Utilizado catálogo de óleos de fabricantes, livros, cases e trabalhos acadêmicos na internet. RESULTADOS E DISCUSSÕES Após os estudos sobre a importância da hidráulica e sua relação com os óleos utilizados, podemos verificar que a hidráulica é bem mais eficaz que a pneumática por ter de menor velocidade mais de maior força para atividades de levantamento de peso. Com isso a mais utilizada na indústria, com isso precisa ser utilizado o óleo hidráulico que serve não apenas par lubrificar as paretes fixas e móveis dos cilindros, mais para fazer o a papel de força para funcionamento dos mesmos, além de refrigerar os sistemas.

br/pt-br/o-que-e-oleo-hidraulico. CUNHA, A. G. da. Dicionário Etimológico Nova Fronteira da Língua Portuguesa. Lisboa: Imprensa Regia. Tecnologia Hidráulica Industrial. Apostila M2001-1 BR, Parker training, 1999. Disponível em:. Acesso em: 20 ago 2014.

100 R$ para obter acesso e baixar trabalho pronto

Apenas no StudyBank

Modelo original

Para download