A IMPORTÂNCIA DA LITERATURA INFANTIL PARA O DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA

Tipo de documento:Artigo cientifíco

Área de estudo:Pedagogia

Documento 1

Trata-se de um estudo de revisão bibliográfica que foi realizado através de consulta de diversos materiais que abordassem a importância da literatura infantil para o desenvolvimento das crianças. A literatura possuí um papel muito importante no processo do ensino-aprendizagem da criança, visto que, proporciona o amadurecimento cognitivo, emocional e social. Quanto a literatura infantil traz diversos benefícios para o desenvolvimento da criança, estimula o desenvolvimento crítico, a imaginação, desenvolvimento da linguagem, escrita e comunicação, autoconhecimento aprendizado de valores. Palavras-chave: Literatura infantil, educação, desenvolvimento infantil. INTRODUÇÃO Este estudo aborda como a importância da literatura para o desenvolvimento infantil, em quais aspectos essa prática impacta na vida da criança e quais benefícios podem trazer para esse indivíduo.

Foram excluídos trabalhos que não respondam aos objetivos estabelecidos na pesquisa, artigos repetidos, que não fornecerem acesso gratuito e que não tenham sido publicados nos últimos cinco anos. REFERENCIAL TEÓRICO O desenvolvimento infantil engloba diversos aspectos como os físicos, emocionais, sociais e cognitivos. Sendo assim, para que as crianças possam estabelece um processo de ensino-aprendizagem de forma efetiva, necessitam de estímulos que chamem sua atenção. Sendo a leitura uma opção prazerosa e viável para esse público, pois, trabalha com um aspecto do lúdico, que é algo inerente a infância, promovendo uma conexão entre realidade e fantasia (KLEIN, 2018). A literatura infantil e o hábito de ler na infância trazem diversos benefícios para o processo ensino-aprendizagem da criança, a partir dessas práticas as mesmas conhecem o mundo das letras e adquirem a capacidade de contar e criar novas histórias a partir das suas experiências que foram estabelecidas na literatura.

A literatura infantil na fase inicial da aprendizagem da criança tem função formadora e socializadora (OLIVEIRA, p. A literatura promove um contato com um mundo “imaginário” para poder vivenciar outras possibilidades. Estabelece-se um desenvolvimento imaginário, estimulando a criatividade através do lúdico e a personalidade da criança, além de auxiliar outros pontos como: desenvolver habilidades na gramática da comunicação sem regras fixas, dessa forma, a apresentar a comunicação verbal, social, sensorial e a criatividade (CONDURÚ, 2018). A contação de histórias para o público infantil proporciona o desenvolvimento da linguagem, se utilizando do enredo para iniciar uma comunicação, oferta a capacidade da criança de fantasiar, permitindo uma reflexão, proporcionando um autoconhecimento, principalmente no que concerne a sua personalidade, através de uma simbologia proporcionada pela literatura (FERREIRA, 2015).

Ainda, a literatura infantil pode proporcionar para a criança o aprendizado de valores morais de maneira lúdica e prazerosa.  Revista Científica Multidisciplinar Núcleo do Conhecimento, v. n. pp 418-432,2017. CARDOSO, A. P. A contribuição da literatura infantil no desenvolvimento da criança: um estudo de caso no Projeto Literatura da Biblioteca do SESC DOCA. RICI: R. Iberoamer. Ci. Inf. Rev. Educ. v. n. p. R. VALENÇA, P. O. COSTA, J. D. ROBERTO, L. M. F. Leitura, literatura infantil e educação: um olhar para aprendizagem. Revistas Artigos.

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