A IMPORTÂNCIA DA MEMÓRIA DE TRABALHO NO DESENVOLVIMENTO DAS FUNÇÕES EXECUTIVAS NOS PROCESSOS DE APRENDIZAGEM

Tipo de documento:Artigo cientifíco

Área de estudo:Psicologia

Documento 1

A memória de trabalho possui forte influência sobre a aprendizagem do ser humano, é fundamental para ter boa compreensão e interpretação de um simples texto, justificando a importância do estudo da mesma. Assim o objetivo deste trabalho é apresentar a importância da memória de trabalho nos processos de aprendizagem na infância. Apontando as indicações e contribuições da memória de trabalho no processo de aprendizagem. Sabe-se que a memória de trabalho é o alicerce da aprendizagem, pois determina a capacidade de processar informação, seguir instruções e acompanhar as atividades em sala de aula. Utilizamos a memória de trabalho para realizar tarefas que exijam raciocínio, como operações matemáticas, leitura, interpretação textual, etc. Essas habilidades formam uma correlação entre si formando um constructo complexo de funções executivas.

Sabendo-se que, a memória de trabalho é fundamental na atividade cognitiva do dia-a-dia, o presente estudo tem como objetivo compreender a importância da memória de trabalho no processo de aprendizagem e suas disfunções bem como os prejuízos recorrentes na aprendizagem quando a mesma se encontra disfuncional (ALLOWAY, 2009). Ressaltando que, a memória de trabalho está relacionada a resolução de contas matemáticas ou no armazenamento temporário de um número de telefone, também estando associada ás atividades que envolvam a aprendizagem, raciocínio e compreensão da linguagem. Ou seja, este sistema está relacionado aos processos de aprendizagem, leitura e compreensão textual. Uma falha nesse sistema pode provocar prejuízos nessas habilidades (MARTONI, 2012). AVALIAÇÃO NEUROPSICOLÓGICA INFANTIL Sabe-se que nos primeiros anos de vida o desenvolvimento das funções executivas é de extrema importância.

Sendo que, no intercurso do desenvolvimento é que as crianças se tornam capazes de controlar suas ações e pensamentos e direcioná-los a um objetivo (SHAYER, et al. Para a realização de uma AN infantil é importante verificar os objetivos específicos, identificar a presença ou ausência de transtornos do desenvolvimento e cognitivos. Desta forma, é necessário ter uma atenção especial para buscar na história de vida da criança, se houve um comprometimento cerebral, idade do início, tipos de tratamentos realizados, assim como a gravidade do próprio processo de desenvolvimento da função. A avaliação é construída de forma a ser sensível para uma gama de sinais cognitivo-comportamentais apresentadas no desenvolvimento típico da criança, para distinguir se é uma desordem do processamento neuropsicológico (HAMDAN, PEREIRA; RIECHI, 2011).

As alterações estruturais e funcionais dos lobos pré-frontais ou de seus circuitos podem ocasionar diversos transtornos comportamentais e desadaptativos no indivíduo. Essas alterações cognitivo-comportamentais estão relacionadas a chamada síndrome disexecutiva, que está associada a vários prejuízos para o indivíduo, tais como: dificuldade de seleção de informação, destrutibilidade, dificuldade na tomada de decisão, problemas de organização, comportamento perseverante ou estereotipado, dificuldade no estabelecimento de novos repertórios comportamentais, dificuldade de abstração e de antecipação das consequências de seus comportamentos (DIAS, et al, 2010). Os indivíduos com disfunções executivas apresentam várias dificuldades, tais como: pobre inibição, problemas de planejamento e organização de tarefas, dificuldade na inibição e na mudança de respostas, na geração e implementação de estratégias, como também; pobre memória de trabalho e erros frequentes (ref).

A criança na idade escolar requer o desenvolvimento de vários processos cognitivos. Neste sentido as funções executivas exercem grande impacto no desempenho de crianças. Segundo UEHARA, et al. esse componente gerencia uma grande quantidade de informações, como também ultrapassa a capacidade de armazenamento fonológico e visuoespacial. MEMÓRIA DE TRABALHO NAS FUNÇÕES EXECUTIVAS A memória de trabalho é um dos sistemas que possui forte influência sobre a aprendizagem uma vez que seu mau funcionamento pode trazer problemas (ref). Segundo Piper (2013) a capacidade limitada da memória de trabalho varia muito entre os indivíduos e está intimamente relacionada com habilidades de aprendizagem durante a infância e, também, com habilidades de compreensão da leitura. Se falarmos de Memória de Trabalho como armazenamento de informações, poderíamos dividi-la em duas partes sendo Memória de arquivo e Memória de trabalho (MOURÃO-JÚNIOR, et al.

Resumidamente, o executivo central faz a interação/ligação entre a informação que está sendo processada e a que está na memória de longo prazo e, também, vai controlar a alça fonológica e o esboço visuoespacial. A alça fonológica armazena determinada quantidade de sons por um período curto de tempo. Quando precisamos manter uma sequência de números repetimos constantemente para nós mesmos esta informação pelo tempo que desejamos para que a informação não se perca. Este componente parece contribuir significativamente para os processos linguísticos como no desenvolvimento do processo de decodificação e na aprendizagem de novas palavras. Então, alça fonológica é um armazenamento temporário de uma sequência acústica.

É necessário haver uma meta que se pretende alcançar (AQUINO et al, 2012). Os movimentos psicomotores proporcionam atribuições significativas para o desenvolvimento do aluno e pode ainda contribuir para sua evolução cognitiva, tornando-o hábil para realização de diferentes movimentos (SANTOS e RUBIO, 2014). DESENVOLVIMENTO MOTOR Tonicidade Controla aquisições neuromusculares, base ao movimento e postura, do nascimento (até aos 12 meses) Equilíbrio Permite a aquisição da postura e conseqüente desenvolvimento dos padrões de locomoção e desenvolve-se entre os 12 meses e os 2 anos. Lateralização Faz a integração sensorial, respeitando a progressiva especialização dos dois hemisférios (2 e 3 anos Noção do corpo Percepção corporal e da imitação, o que permite a formação da imagem do corpo, desenvolvendo-se (3 e 4 anos) Estruturação espaço-temporal Desenvolvimento da atenção, do processamento de informação, a coordenação entre o espaço e o corpo, integrando as referências espaciais e temporais (4 e 5 anos).

Praxia global Implica a coordenação óculo-manual e óculo-pedal, a planificação motora, com mobilização de grandes grupos musculares e a integração rítmica (5 e 6 anos) Praxia fina Está relacionada com a concentração, organização e especialização hemisférica para a realização de movimentos finos em tarefas de dissociação digital e de preensão construtiva com uma participação significativa da atenção e fixação visual ( 6 e 7 anos). O autor também destaca que, o ser humano não está sozinho no mundo e que é a partir da convivência que se molda esse ser, passando a compreender que ele faz parte de um todo. Autor faz uma correlação com a aprendizagem destacando que a convivência com a informação é a base para o conhecimento.

Esse parágrafo ficou solto no texto! Não apresentado relação com a ideia do trabalho. Melhor tirar! Uehara & Fernandez et al, (2010) ressaltam que, a memória de trabalho é de fundamental importância para os processos de aprendizagem tais como; raciocínio e compreensão da linguagem. Assim, falhas nesse sistema podem ocasionar prejuízos na realização de tarefas cognitivas, leitura e compreensão de texto e na resolução de problemas matemáticos. O tema do presente estudo é “A importância da memória de trabalho no desenvolvimento das funções executivas no processo de aprendizagem”. Foram coletados dados em livros e artigos publicados em periódicos científicos acerca da temática citada acima. A análise dos dados incluirá publicações produzidas no período de 2008 a 2018.

Para este estudo foi realizada uma leitura exploratória de materiais bibliográficos, como: artigos, revistas, livros e sites, relacionados ao tema, possibilitando ao pesquisador obter uma visão global dessa área de conhecimento. Após a leitura exploratória foi realizada uma leitura seletiva do material, verificando a relevância dos achados. Os resultados da avaliação neuropsicológica são analisados do ponto de vista quantitativo e qualitativo, ou seja, dos resultados quantitativos dos instrumentos de avaliação, assim como comportamento no momento da avaliação e das entrevistas. Metacognição e funções executivas: relações entre os conceitos e implicações para a aprendizagem CORSO O presente artigo caracteriza-se como um estudo teórico que tem como primeiro objetivo examinar e relacionar o conceito psicológico de metacognição e o conceito neuropsicológico de funções executivas Como resultado, evidenciou-se que os conceitos aproximam-se em alguns aspectos e divergem em outros, e que há dados empíricos iniciais confirmando a relação entre as habilidades descritas pelos dois conceitos.

Alterações das funções executivas em crianças e adolescentes DIAS Objetivo de apresentar algumas condições nas quais as distintas habilidades envolvidas nas funções executivas encontram-se comprometidas. Não caracteriza uma revisão sistemática e tampouco pretende esgotar o tema. O resultado deste artigo espera-se uma ferramenta informativa ao alcance de clínicos e educadores, assim como de outros profissionais que atuam com crianças e adolescentes que apresentem os diversos quadros sumariados. Compararam-se os resultados por tipo de escola com os dados de normatização norte-americana do Nepsy e percebeu-se que as crianças brasileiras de rede pública obtiveram resultado significativamente inferior apenas no subteste de atenção visual. O jogo como conteúdo da educação física e suas Possibilidades co-educativas SILVA Este estudo tem como objetivo refletir sobre o jogo como conteúdo da Educação Física e suas possibilidades co-educativas.

Desta forma, entendemos que a Educação Física, por intermédio do jogo co-educativo, pode trazer significativas contribuições à formação de uma sociedade equânime, que valorize e respeite a diversidade humana. Intervenção cognitivo-comportamental para crianças com dificuldades psicolinguísticas: reabilitação neuropsicológica SOARES O presente trabalho teve como objetivo elaborar e oferecer para crianças de uma escola pública um programa de intervenção cognitivo-comportamental para alterações do processamento lexical, verificando sua eficácia na redução dos déficits. Os resultados estatísticos comparativos demonstram efeito do programa no desempenho psicolinguístico. Foram encontradas algumas dificuldades nas pesquisas, tais como: pouco acervos digitais relacionados ao tema, na biblioteca não foi encontrado livros com o tema específico. Com este estudo espera-se uma grande relevância intelectual para futuras pesquisas direcionadas ao tema, afim de facilitar a investigação posteriormente explorada.

Os achados literários corroboram com evidências de que há correlação entre o processo de aprendizagem, na interação com os pares , transmissores de informações/saberes, que é a base para o conhecimento (Vygotsky, 1984), com a memória de trabalho que se faz importante para os processos de aprendizagem incluso raciocínio e compreensão da linguagem, com evidências de que falhas nesse sistema podem gerar deficiências ao executar tarefas cognitivas, leitura e compreensão de texto e na resolução de problemas matemáticos Uehara &Fernandezet al, (2010). REFERÊNCIAS ALLOWAY, Tracy. Working memory, but not IQ, predicts subsequent learning in children with learning difficulties. AQUINO, M. F. S. BROWNE, R. A. BADDELEY, Alan. The episodic buffer: a new component of working memory?TrendsCognitiveSci. v. n 11, p.

nov.  Est. Inter. Psicol.  Londrina, v.  n. Como elaborar projetos de pesquisa. v, 4, Ed. Atlas, São Paulo, 2008. HAMDAN, A. C, PEREIRA, A. B. R. Integração de três conceitos: função executiva, memória de trabalho e aprendizado.  Psicologia: teoria e pesquisa, v. n. K. A importância da memória de trabalho para a aprendizagem.  SEMANA DE LETRAS. Mestrado (pós-graduação em linguística) Universidade católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), v. p. SAMPAIO, T. M. V. O jogo como conteúdo da educação física e suas Possibilidades co-educativas. Conexões,: revista da Faculdade de Educação Física da UNICAMP, Campinas, v. Um panorama sobre o desenvolvimento da memória de trabalho e seus prejuízos no aprendizado escolar. Ciência & Cognição.

Rio de Janeiro, v. n. p.

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