A IMPORTÂNCIA DA PSICOLOGIA ORGANIZACIONAL NO PROCESSO DE RECRUTAMENTO E SELEÇÃO

Tipo de documento:TCC

Área de estudo:Psicologia

Documento 1

Consulte a 3ª Cláusula, § 4º, do Contrato de Prestação de Serviços). RESUMO: Em dias modernos, tem-se enfrentado diferentes circunstâncias no mundo do trabalho, pois a procura por profissionais considerados qualificados para preenchimento de vagas em diferentes departamentos, torna-se cada vez maior, e mais complicado. Para as organizações os processos de Recrutamento e Seleção representa um valioso instrumento. Deste modo o presente artigo tem por objetivo analisar a importância do psicólogo, no auxílio do recrutamento e seleção dentro das empresas. Para alcançar os objetivos propostos por este trabalho, optou-se pela análise exploratória e para tanto foi realizada uma revisão bibliográfica com abordagem qualitativa, através de artigos, revistas, teses e dissertações. Justifica-se o tema, pois, com os desafios que as organizações vêm passando, conseguir recrutar e selecionar as pessoas certas, tornou-se fundamental para conseguir enfrentar desafios modernos nas organizações.

Para realização deste trabalho, foi usado como método à pesquisa bibliográfica, com abordagem qualitativa, extraídos de livros, artigos, teses, revistas e dissertações, tendo como fundamental objetivo apresentar uma melhor abrangência sobre o tema em questão. RECRUTAMENTO E SELEÇÃO DE PESSOAL Contratar, desde tempos antigos, tornou-se algo natural das corporações. Todas elas, por diferentes causas, precisam contratar. Quando isso ocorre, elas intensificam o “processo de agregar pessoas” (CHIAVENATO, 2010 p. Outra forte característica, a ser destacada neste sentido, refere-se à integração que o processo de recrutamento necessita obter com as demais áreas de gestão como, por exemplo, a área de desenvolvimento e de retenção de pessoas (FAISSAL et. al. ALMEIDA, 2009). A seleção de pessoas para um cargo de trabalho de acordo com a definição de Gomes et.

al. Talvez, a maior mudança no processo de contratação nos últimos anos tenha sido a proliferação do processo de inscrições on-line. Em 1998, menos de um terço das companhias dos Estados Unidos utilizava formulário padrão enumerados na lista da Revista Fortune 500 somente havia adaptado sua web sites para aceitar inscrições de candidatos. Atualmente, cerca de 95% dessas companhias só recruta seus candidatos com um critério de avaliação, o formulário-padrão. Relata a Revista Recruitsoft/ilogos. SNELL; BOHLANDER, 2009, p. Neste sentido, segundo entendimento de Peretti (2012 p. torna-se importante e é considerado como sendo essencial estabelecer como se desencadeará o processo de recrutamento e seleção. Uma empresa por algumas vezes se verá com a necessidade de dar início ao processo de recrutamento quando existe em algum momento a saída de um colaborador, uma mudança ou a necessidade de preencher um novo posto de trabalho.

Portanto, Schette (2005), tem enfatizado, algumas delegações que o psicólogo nas empresas pode desenvolver, tais como, seleção, treinamento, desenvolvimento de pessoal, avaliação de desempenho, estudo da formação e funcionamento de grupos, estilos de liderança, empenho com os fins organizacionais, modelos de comunicação, etc. Compreende ainda aconselhamento psicológico, desenvolvimento organizacional por meio de diagnóstico de problemas e plano de modificações e ainda desempenho no campo da legislação trabalhista e relação com sindicatos intermediando os conflitos. Deste modo, destaca-se que: A tarefa central ou a missão da Psicologia Organizacional e do Trabalho pode ser resumida em explorar, analisar e compreender como interagem as múltiplas dimensões que caracterizam a vida das pessoas, dos grupos e das organizações, em um mundo crescentemente complexo e em transformação.

Tem a finalidade de construir estratégias e procedimentos que possam promover, preservar e restabelecer a qualidade de vida e bem-estar das pessoas (ZANELLI; BASTOS, 2004, p. Por sua vez, França (2014, p. em um de seus textos, vem afirmando que “o uso dos testes e provas psicológicas, conjugados com outros recursos, é o procedimento de maior segurança de que se dispões”, pois, destaca-se que na literatura, vem sendo destacado por alguns autores assim como França (2014), que o emprego dos instrumentos acima mencionados que podem ser utilizado no processo de recrutamento e seleção, consegue superar os índices alcançados pelos processos tradicionais ou pelo recrutamento ocasional. A importância de olhar a singularidade de cada indivíduo Pode-se dizer, que em plena era do conhecimento, a base da excelência organizacional passou a ser o elemento humano.

Para a coleta de dados considerou-se publicações científicas tais como artigos, revistas, acrescidas de resultados de trabalhos como teses e dissertações já produzidos sobre o tema. CONCLUSÃO Através da presente pesquisa, buscou-se compreender a importância do psicólogo, no auxílio do recrutamento e seleção dentro das empresas. Observou-se com este artigo, que os métodos de recrutamento nos últimos anos, na hora de selecionar um candidato os consultores de RH têm contado, com grande auxílio do psicólogo organizacional. O psicólogo organizacional, tem ganhado espaço dentro das organizações, pois verificou-se, que tão importante quanto recrutar novos candidatos é saber selecioná-los. Escolher a pessoa inadequada para ocupar um cargo dentro de uma organização, acarreta em prejuízos iguais, ou até maiores do que não escolher nenhum profissional.

ARMSTRONG, M. Armstrong´s Handbook of Human Resource Management Practice, London: Kogan Page Ltda. BORGES, L. O. Mourão, L. CHIAVENATO, Idalberto. Recursos Humanos: O Capital Humano das Organizações. São Paulo, Atlas, 2009. CHIAVENATO, Idalberto. Gestão de Pessoas. Rio de Janeiro: FGV, 2009. FRANÇA. A. C. L. Rego, R. C. Cunha, C. C. Cardoso e C. Comportamentos e Estruturas de Processos. São Paulo: Atlas, 2008. LEME, Rogério. Seleção e entrevista por competências com o inventário comportamental. Rio de Janeiro: Qualitymark, 2007. n. PERETTI, Jean-Marie. Recursos Humanos. Lisboa: Edições Sílabo. PONTES, B. Disponível em: http://www. pedagogiaemfoco. pro. br/pemp06. htm. pdf Acesso em: 18/09/2019. SCHOSSLER, Ticiana. “Experiências e vivências de psicólogas organizacionais e do trabalho em seleção de pessoal”. Dissertação de Mestrado, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2006,115p.

SNEL, S. In: ZANELLI, J. C. BORGES-ANDRADE, J. E. BASTOS, A.

84 R$ para obter acesso e baixar trabalho pronto

Apenas no StudyBank

Modelo original

Para download