A importância da Psicomotricidade para o desenvolvimento da criança

Tipo de documento:Artigo acadêmico

Área de estudo:Pedagogia

Documento 1

Introdução O estudo da psicomotricidade se concentra nos movimentos do corpo aliado ao coração e à mente, em prol do bem-estar do homem em todas as fases de sua vida. Sob a consciência dos aspectos abordados pelos conhecimentos deste ramo de estudo, é possível trabalhar melhor no desenvolvimento do indivíduo na fase mais importante de sua formação, na infância, onde suas habilidades motoras juntamente com a sua cognição e suas emoções estão sendo moldadas a partir do ambiente onde vive. Pois como Rita Thompson define em Desenvolvimento Psicomotor e Aprendizagem: O desenvolvimento pode ser definido em termos das mudanças que ocorrem ao longo do tempo de maneira ordenada e relativamente duradoura e afetam as estruturas físicas e neurológicas, os processos de pensamento, as emoções, as formas de interação social e muitos outros comportamentos.

THOMPSON, 2000, p. A partir de estímulos e de orientação adequada, a criança tem oportunidades de desenvolver melhor suas habilidades corporais, que ao longo de sua vida lhe auxiliarão na aprendizagem, no equilíbrio e no domínio sob o próprio corpo. Por exemplo, quando as crianças brincam, pulando, gritando e correndo, estão se colocando em contato com o mundo, e a partir disso, o compreendendo e adquirindo os primeiros conhecimentos. É a partir dos primeiros movimentos da criança que o seu desenvolvimento físico amadurece, sendo essa uma fase importante que poderá marcar o resto da vida de uma pessoa. As capacidades físicas serão desenvolvidas durante o processo de crescimento da criança. De forma gradual, ela enfrentará situações naturais que lhe farão interagir com o mundo, em níveis de complexidade que se sucedem e mudam.

Através dessas experiências o indivíduo perceberá limitações e habilidades. Como Vitor Fonseca afirma em Manual de Observação Psicomotora (1995), o desenvolvimento pleno da motricidade pode não acontecer, por falta de estímulo necessário, pois a psicomotricidade é o resultado da relação entre o interno e o externo da criança. Para que essa relação aconteça, ela precisa perceber o seu próprio corpo como existente. Semelhante a noção da percepção de si quando alguém diz "desde que me conheço por gente. a criança se conscientiza sobre os próprios sentidos no ambiente em que vive. Como Fonseca afirma: É necessário que a criança simbolize seu corpo, de uma expressão semiótica a seu corpo. Visto as possibilidades de concentração e análise em torno de cada um dos diversos aspectos que tocam ao desenvolvimento infantil, o estudo da Psicomotricidade relaciona-se com muitas áreas da ciência, como a Psicologia e Neurologia, recebendo contribuições dessas áreas de conhecimento para o seu avanço.

Até o conceito de Psicomotricidade muda dependendo do ponto de vista. Dessa forma, Fonseca (1995) trata da Psicomotricidade através do olhar da psiconeurologia, de maneira a trazer autoridade sobre o assunto com um abordagem científica a fim de compreender a ligação entre o comportamento e a funcionalidade do sistema nervoso humano. O autor explica em sua obra as origens desse ramo do conhecimento. Assim, o autor afirma que a Psicomotricidade pode mudar de conceito devido aos futuros avanços das pesquisas científicas e acadêmicas, podendo estas contribuir com novas informações e perspectivas para a temática. O professor da educação infantil pode ser peça-chave nesse processo, atuando para formar alunos que independentes, que aprendem melhor e vivem melhor. Referências Bibliográficas FONSECA, Vitor.

Manual de Observação Psicomotora: Significação Psiconeurológica dos Fatores Psicomotores. Porto Alegre: Editora Artmed, 1995. THOMPSON, Rita.

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