A IMPORTÂNCIA DAS MIDIAS DIGITAIS NO PERÍODO DE ISOLAMENTO DEVIDO A PANDEMIA DO CORONAVÍRUS

Tipo de documento:Artigo cientifíco

Área de estudo:Publicidade e propaganda

Documento 1

Sob tais premissas, o artigo resultou na definição e análise dos termos através da perspectiva de promover a marca e os produtos oferecidos nas mídias sociais. PALAVRAS-CHAVE: Coronavírus. Mídias Digitais. Pandemia. SUMÁRIO 1 INTRODUÇÃO 4 2 DESENVOLVIMENTO 5 3 CONCLUSÃO 8 4 REFERÊNCIAS 9 1 INTRODUÇÃO Atualmente, o mundo passa por uma das suas piores crises, a do surto no novo Coronavírus, ou COVID-19 que é proveniente da Síndrome Respiratória Aguda Grave (SARS-CoV-2). Portanto é necessário que haja um estímulo por parte da empresa que acompanhe essas oscilações de comportamento através de estratégias de venda. Em época de pandemia, onde grande parte dos recursos financeiros precisam ser voltados apenas ao essencial, é de extrema relevância que o publicitário sabia coordenar um conjunto de variáveis que possam contribui à elevação da renda da empresa.

Levando em consideração que um bem substituto é aquele que pode ser substituído por outro produto igual e/ou similar e o bem complementar é aquele que depende de outro produto, têm-se o Quadro 1 que aborda os fatores de variações na demanda por bens. Quadro 1 – Características de oscilação de acordo com a demanda de bens Fonte: REZENDE; MARCELINO; MIAYAJI, 2020, p. Ainda segundo o autor “no caso da pandemia que a humanidade enfrenta agora, as variáveis primordiais que determinam o consumo ainda perduram, o que muda é o perfil de bens demandados. Segundo a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABCOMM, 2020), havia uma estimativa de que o e-commerce brasileiro aumentaria em 18% causando uma movimentação econômica de mais de 106 bilhões de reais em 2020. “Entretanto, não houve nessa estimativa a inserção da variável ‘pandemia do Covid19’ o que pode ter deixado esse valor subestimado” (REZENDE; MARCELINO; MIAYAJI, 2020, p.

Com a limitação do direito de ir e vir, é indispensável mencionar que os números tenham representado um crescimento maior do que o esperado pois, sem a possibilidade de ir a uma loja física, a única opção restante é a compra por meio do comércio eletrônico, seja por site ou redes sociais. Esta estratégia emergente surte ainda com o intuito de mitigar os efeitos negativos gerados na economia com o surgimento da pandemia, no qual houve um grande índice de fechamento de empresas e, com isso, houve um aumento significativo do desemprego, conforme mostra a Figura 1. Figura 1: Estratégia de comercialização durante a pandemia do coronavírus Fonte: REZENDE; MARCELINO; MIAYAJI, 2020, p. Segundo a Rappi, o mercado latino-americano cresceu 30% no primeiro bimestre de 2020 se comparado ao mesmo período de 2019 impulsionado por pedidos em farmácias, restaurantes e supermercados.

Já o ifood e o Uber Eats informaram ser cedo para fazer estimativas do efeito da Covid-19 sobre suas operações (EXAME, 2020; GATTIS, 2020; PODER360, 2020 apud REZENDE; MARCELINO; MIAYAJI, 2020, p. CONCLUSÃO Com base nos estudos sobre a importância do ambiente virtual na preservação econômica de qualquer negócio e sua potencialidade de expansão, é possível concluir que este recurso exerce papel fundamental no planejamento de um negócio que influi a propaganda e o marketing digital em suas principais diretrizes. Além disso, esta estratégia foi apenas acelerada, pois já estava em crescimento antes da pandemia e, com o isolamento social, foi potencializada de modo que o uso de redes sociais, sites e demais mídias digitais tiveram acesso crescente durante o período atual. O uso das ferramentas digitais reuni diferentes recursos que reitera a hipótese de que um negócio pode ser expandido dentro deste meio pois não há barreiras para a comercialização de determinado produto.

Acesso em 26 de mai. ALVAREZ, F. R. ARGENTE, D. LIPPI, F. KARTAJAMA, H. SETIAWAN, I. Marketing 4. do tradicional ao digital. Rio de Janeiro: Sextante. “Dicas e Estratégias para vendas multicanais”. Portal Eletrônico do SEBRAE [2020b]. Disponível em: <https://www. sebrae. com.

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