A IMPORTÂNCIA DE TRABALHAR A LITERATURA AFRO-BRASILEIRA EM AMBIENTES ACADÊMICOS

Tipo de documento:TCC

Área de estudo:Física

Documento 1

Assim sendo, considera-se que esta pesquisa possui ampla relevância para a formação do docente, pois possibilita o estudo e criação de estratégias mais elaboradas para deixar o ensino mais rico, dinâmico, pariticipativo e, especialmente, inclusivo. Para tanto, fundamenta sua perspectiva de abordagem num refernecial teórico interdisciplinar, a partir de uma revisão de literatura calcada nas formulações contemporâeas do tema proposto. Por fim, como resultado esperado de pesquisa, destaca-se a literatura afro-brasileira como um instrumento eficaz para auxiliar o sujeito na desconstrução de ideologias racistas e na ressignificação da identidade negra na sociedade brasileira. Palavras-chaves: Afro-brasileiro; literatura; decolonialidade; ambiente acadêmico. ABSTRACT The present research intends, from an ethnic-racial approach, to demonstrate that Afro-Brazilian literature can be an instrument of social transformation starting from a new look in the academic environment.

METODOLOGIA 13 5. RESULTADOS ESPERADOS E PRODUÇÃO CIENTÍFICA 14 6. INFRAESTRUTURA E ORÇAMENTO DETALHADO 15 7. LIMITAÇÕES E VIABILIDADE DO PROJETO 16 8. CRONOGRAMA 17 9. • Investigar o impacto da literatura afro-brasileira na formação acadêmica, cultural e social dos estudantes e pesquisadores. • Identificar as barreiras e desafios enfrentados na promoção da literatura afro-brasileira em ambientes acadêmicos. • Examinar o impacto da literatura afro-brasileira na desconstrução de estereótipos e preconceitos arraigados na sociedade. • Contribuir para o fortalecimento da identidade cultural brasileira, estimulando a valorização e a difusão da literatura afro-brasileira nos ambientes acadêmicos. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA Alfredo Bosi (2010) ensina que a cultura do Brasil não é única, sendo resultado de um processo histórico que compreende múltiplas dimensões, e a “admissão do seu caráter plural é um passo decisivo para compreendê-la como um efeito de sentido” (BOSI, 2008, p.

Assim, ao estudar e discutir a literatura afro-brasileira, os acadêmicos têm a oportunidade de conhecer e valorizar as vozes e as narrativas de autores negros, que muitas vezes foram marginalizadas e silenciadas ao longo da história. Essa literatura aborda temas como a ancestralidade, a diáspora africana, a luta contra o racismo, a construção da identidade negra e as desigualdades sociais, e, através destas, é possível compreender as diversas formas de resistência, as vivências e os desafios enfrentados pela comunidade afrodescendente no Brasil. No contexto da literatura brasileira contemporânea, o protagonismo afrodescendente é fortemente influenciado pela história do negro como escravo, privado de direitos de cidadania e relegado a uma classe inferiorizada. Essa realidade é bem expressa pelo romancista Aluízio Azevedo em sua obra O Cortiço, na qual ocorre o encontro entre diferentes classes e culturas, estabelecendo relações de superioridade e inferioridade entre seus habitantes (AZEVEDO, 2005).

Nesse cenário, destaca-se a autora Conceição Evaristo como uma das principais figuras da literatura feminina contemporânea no Brasil. Carolina Maria de Jesus, mulher negra e catadora de papel, utiliza a escrita como forma de expressar suas experiências e denunciar as injustiças sociais e raciais que permeavam a sua realidade. Ao trabalhar essa obra ambientes acadêmicos, é possível discutir questões como pobreza, desigualdade, exclusão social e as múltiplas opressões enfrentadas por Carolina Maria de Jesus. A obra também proporciona uma reflexão sobre a importância da escrita como ferramenta de empoderamento e resistência, além de ressaltar a relevância da literatura afro-brasileira na construção de identidades e no combate ao racismo estrutural. Portanto, através do estudo e da análise da literatura afro-brasileira, os ambientes acadêmicos têm a oportunidade de promover a diversidade cultural, a igualdade racial e a valorização das narrativas e experiências dos afrodescendentes.

Além disso, contribui para a formação de uma consciência crítica e para o desenvolvimento de ações que visem a transformação social, combatendo o preconceito e a discriminação racial em todas as suas manifestações. Dessa forma espera-se que, ao discutir acerca das possibilidades que a literatura afro-brasileira tem para questionar o racismo, no ambiente escolar, contribui-se na busca da compreensão dos modos como se dão as relações entre o professor, a literatura afro-brasileira e a prática antirracista. Ante o exposto, busca-se contribuir para superar o apagamento histórico da afrodescendência em nossa literatura, tendo em vista a necessidade premente de se abordar de forma crítica a presença afro, em seus diversos matizes, na literatura e cultura brasileira como um todo, sobretudo no momento presente, que demanda a inclusão dos estudos afro-brasileiros nos currículos escolares de todo o país e de ampliar a reflexão brasileira a propósito das questões teóricas e teórico-práticas sobre a produção cultural de brasileiros afrodescendentes.

INFRAESTRUTURA E ORÇAMENTO DETALHADO (Descrever a infraestrutura necessária e a infraestrutura disponível para a realização do projeto. Colocar os equipamentos, materiais gastos e serviços a serem utilizados durante a execução do projeto, mesmo que não tenham gerado gastos. Também deve-se colocar a contrapartida das instituições que apoiarão este projeto, assim como as fontes de financiamento se existir). Outra limitação que pode surgir é a falta de interesse ou engajamento dos acadêmicos em relação ao tema da literatura afro-brasileira. Isso pode prejudicar a coleta de dados, a realização de discussões e a participação ativa no projeto. Para contornar essa dificuldade, é importante sensibilizar e conscientizar os acadêmicos sobre a importância da temática, destacando as contribuições e os impactos positivos que o estudo da literatura afro-brasileira pode trazer para a formação acadêmica e para a sociedade como um todo.

Além disso, é recomendável criar atividades interativas, como grupos de estudo, palestras e oficinas, que despertem o interesse e incentivem a participação dos envolvidos. Por sua vez, a viabilidade do projeto pode ser fortalecida por meio de parcerias e apoios institucionais. O Cortiço. São Paulo: Editora Escala, 2005 BOSI, Alfredo. Cultura brasileira: temas e situações. ª ed. São Paulo: Ática, 2010. C. Tipos de Revisão de Literatura. Disponível em: Acesso em: 24 ago. Disponível em: tipos-de-evisao-de-literatura. pdf (unesp. A genealogia negro-brasileira contemporânea de autoria feminina na literatura de Conceição Evaristo: Tempo, Temporalidade e Ancestralidade em Olhos d’água (2018).  Revista Criação & Crítica, [S. l. n. p.

140 R$ para obter acesso e baixar trabalho pronto

Apenas no StudyBank

Modelo original

Para download