A importancia do ensino de artes na educação infantil

Tipo de documento:Artigo cientifíco

Área de estudo:Pedagogia

Documento 1

toda civilização se desenvolve através da arte, pois ela estimula o aprendizado estimulando o desenvolvimento cerebral da criança. a arte é importante na educação infantil para estimular as aprendizagens expressivas. Palavras-chave: Arte. Educação. Infância. De acordo com o PCN (Parâmetros Curriculares Nacionais): “O conhecimento da arte abre perspectivas para que o aluno tenha uma compreensão do mundo na qual a dimensão poética esteja presente: a arte ensina que é possível transformar continuamente a existência, que é preciso mudar referências a cada momento, ser flexível. Isso quer dizer que criar e conhecer são indissociáveis e a flexibilidade é condição fundamental para aprender. ” (BRASIL, 1997, p. A arte permite que as crianças construam para si um repertório perceptivo de formas, cores, texturas, sabores, gestos e sons, atribuindo a este mundo, sentidos e organizações diferentes.

É preciso entender que o processo de desenvolvimento no qual a criança está submetida é mais importante que o produto final, devendo acompanhar cada mudança apresentada por ela. A ARTE COMO ENSINO Os PCNs indicam a contribuição do conhecimento da arte e outras culturas na sociedade. Segundo esse documento, permite-se ao aluno compreender “a relatividade dos valores que estão enraizados nos seus modos de pensar e agir, que pode criar um campo de sentido para a valorização do que lhe é próprio e favorecer abertura à riqueza e à diversidade da imaginação humana” (BRASIL, 1997, p. A fase de educação, o contato com atividades artísticas cria diversas possibilidades de aprendizado, já que se há a manipulação dos mais diversos tipos de materiais além da expressão artística espontânea que surge através de jogos ou algum tipo de dinâmica escolhida pelo educador.

Essas atividades artísticas funcionam como pequenos estímulos ao desenvolvimento cognitivo infantil, servindo como facilitadores da aprendizagem formal que acontecerá posteriormente, na escola. Cada iniciativa representa um processo de reflexão e planejamento que vai ficando mais complexo a cada ano. Essas iniciativas fomentam a reflexão e a avaliação do esforço e do resultado. O senso crítico provém do fato de que a criança não assume um papel passivo (como quando assiste a programas de TV), mas passa para o lado da proatividade, pois se dedica a efetivamente criar algo. REGULAMENTAÇÃO DO ENSINO DE ARTES Para compreender a arte no espaço da educação infantil no momento atual, mesmo que brevemente, é preciso situar o panorama histórico das décadas de 80 e 90.

Os referenciais que fundamentavam as práxis do profissional da educação infantil eram os Cadernos de Atendimento ao Pré-escolar (1982), criados pelo Ministério da Educação e Cultura – MEC. Os textos destes Cadernos para aquele momento histórico tiveram contribuição fundamental como subsídio para as ações dos educadores atuantes na educação infantil. Para Paulo Freire todo professor é um pesquisador, afirmando que “faz parte da natureza da prática docente a indagação, a busca, a pesquisa” (1996, p. porém, é necessário que o professor se reconheça como tal para estar em formação permanente. A Lei de Diretrizes e Bases da Educação 9. proporcionou que esta etapa pedagógica encontrasse sua própria posição na formação das crianças; da mesma maneira a arte abriu caminho neste espaço pioneiro, uma vez que ela exerce uma tarefa essencial nesta etapa educacional, englobando os fatores do conhecimento, da sensibilidade do conhecimento e da cultura.

Deve-se entender que nada substitui a preparação de uma aula, o professor precisa estar sempre preparado para que essas aulas surtam efeitos em seus alunos. Quando ele se sente feliz, sorri. Ao longo do tempo, ele vai adquirindo outros meios de colocar para fora o que sente e, é aí, que entram ações como cantarolar, desenhar, pintar, dançar e inventar personagens. Todavia, ainda há um certo preconceito com a disciplina de artes, segundo o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil (RCNEI) há “um descompasso entre os caminhos apontados pela produção teórica e prática pedagógica existente” (BRASIL, 1998, p. Não considerando a relevância que a Arte possui no desenvolvimento humano, muitos professores a consideram apenas como um mero passatempo. Já para o ensino fundamental o educador precisa adotar uma abordagem diferente, analisando não só manifestações do passado, mas também contemporânea, seja por meio de pintura, escultura a fotografia e produções de vídeos.

O teatro é a forma de arte mais atraente para as crianças pequenas devido a quantidade de informações que ele emite. As cores, a música, as roupas, tudo reunido em uma só atividade faz com que as crianças se encantem com o mundo do faz de conta. O ensino de Arte, com seus segmentos, possibilita o desenvolvimento de diferentes aptidões necessárias à vida do ser humano. A escola precisa incentivar tais manifestações artísticas em seus alunos, o conhecimento adquirido na escola reflete significativamente nos cidadãos e na sociedade. A LITERATURA COMO ARTE É fundamental que cada criança tenha o gosto, o prazer pela leitura, pois essa é uma dimensão essencial na vida de qualquer ser humano. Eles precisam produzir atividades divertidas, desenvolver em suas aulas metodologias diversificadas, fugindo assim de atividades rotineiras que desligam os alunos do prazer pela leitura.

É através dos contos que as crianças passam a ver as coisas com um outro significado. Ela dá poder as crianças de interpretar a realidade existente com novas perspectivas. A literatura trabalhada com a arte trás grandes desempenhos para o desenvolvimento infantil. INFLUÊNCIA DA ARTE NA SOCIEDADE A arte é uma construção social, por isso, definir um conceito único de arte se torna praticamente impossível. O aluno que conhece arte pode estabelecer relações mais amplas quando estuda um determinado período histórico. Um aluno que exercita continuamente sua imaginação estará mais habilitado a construir um texto, a desenvolver estratégias pessoais para resolver um problema matemático. BRASIL, 1997, p. A arte que foi produzida influencia diretamente aqueles que à consomem, mas também há o aprimoramento.

A arte conta uma história através dos livros ou pinturas em museus, quando o contato com a arte e museus de diferentes tipologias começa desde cedo, o indivíduo pode conhecer mais sabiamente o que lhe agrada e o que ele realmente não gosta, baseado nas próprias experiências e no acesso a informações que ele obteve, informações essas que tem total ligação com a criação de seus pais. br/entenda-a-importancia-da-arte-para-as-criancas/> Acesso: 01. jun. ALMEIDA, C. M. C. Secretaria de Educação Básica. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil. Brasília: MEC, SEB, 2010. BRASlL. Ministério da Educação e do Desporto. São Paulo: Cortez, 1993. IAVELBERG, R. Para Gostar de Aprender Arte: sala de aula e formação de professores.

Porto Alegre: Artmed, 2009. MÖDINGER, Carlos Roberto (et al.

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