A IMPORTÂNCIA DO MARKETING EM UMA EMPRESA

Tipo de documento:Projeto

Área de estudo:Marketing

Documento 1

Entretanto, o marketing ainda é um estudo em desenvolvimento, uma vez que a tecnologia avança e gera novos desafios e oportunidades para as empresas. Neste contexto, o estudo do marketing deve ser contínuo, pois não é estático e sofre transformações constantes. Este estudo traz uma visão dessa disciplina e sua aplicação prática para compreender sua importância para as empresas, por meio dos resultados que pode alcançar. Palavras – chave: Marketing – Satiare – Estrutura empresarial 1 INTRODUÇÃO  Este trabalho tem como objeto de estudo o departamento de marketing na estrutura empresarial. O problema encontrado para este estudo foi identificar qual relevância do marketing em uma empresa.   1 DESENVOLVIMENTO  1. MARKETING Ao longo dos anos, diversos autores definiram marketing de formas diferentes e alguns até alteraram suas próprias versões.

A mais usada é a de Phillip Kotler, autor referência no estudo da disciplina. De acordo com Kotler (2006), “marketing é um processo social pelo qual indivíduos e grupos obtêm o que necessitam e desejam por meio da criação, da oferta e da livre troca de produtos e serviços de valor com outros. ” Outra definição usada no mercado é a da American Marketing Association que, segundo Cobra (2009, p. Nada sobrava ou era estocado. A era da venda A produção continuou crescendo cada vez mais após 1925 e, no início da década de 50, a oferta começava a passar a demanda, gerando a preocupação das empresas em despachar a produção excedente. Nessa época, a orientação passa da produção para a venda. As empresas entendiam que os consumidores não iriam comprar o que não era essencial para eles e, então, começam a anunciar seus produtos para auxiliar os vendedores de porta a porta.

A função desses vendedores é a de convencer os consumidores sobre os benefícios dos produtos para garantir a venda, de acordo com Cobra (2009). A Figura 1 resume a composição de cada um dos elementos que serão abordados a seguir. FIGURA 1 – COMPOSTO DE MARKETING Fonte: Gioia, 2013 Produto De acordo com Gioia (2013), produto é um bem ou serviço com potencial valor de troca, portanto tem demanda se colocado à venda. No contexto do marketing, é um “objeto de criação, produção, obtenção ou gestão do agente ofertante e atende ou satisfaz necessidades do demandante” (GIOIA, 2013, p. Também pode ser definido como um agrupamento de atributos para satisfazer necessidades e trazer benefícios. Para entender a amplitude do conceito, Kotler e Keller (2006) afirmam que um produto pode ser um bem físico, serviço, experiência, eventos, pessoas, lugares, propriedades, organizações, informações e ideias, mas independentemente da forma, o produto possui cinco níveis hierárquicos de valor para o cliente, como demonstra a Figura 2.

Kotler e Keller (2006) apontam algumas características específicas do composto preço: é o único item do composto de marketing que gera receita, todos os outros produzem custos; é um dos mais flexíveis e pode ser modificado rapidamente e informa o posicionamento do valor pretendido pela marca. Gioia (2013) complementa que deve ser analisado junto com o nível de demanda, já que a receita depende tanto do preço como das vendas. Existem seis etapas para a determinação do preço, segundo Kotler e Keller (2006): definição do objetivo; estimativa da quantidade de provável de venda para cada opção de preço; estimativa da variação de custos de acordo com o nível da produção, experiência de produção acumulada e ofertas diferenciadas; análise dos custos, preços e ofertas praticados pela concorrência; seleção de um método de determinação de preços e, finalmente, definição do preço final.

Vale destacar que as empresas não aplicam um preço único e nem fixo. Entre as estratégias de adaptação de preço estão a geografia, descontos e concessões, promoções e preço discriminatório. De acordo com Kotler e Keller (2006), a maioria dos produtores não comercializam diretamente para os consumidores finais, para isso usam os canais de marketing. Estes canais tendem a ter até cinco níveis, como sugere Rosenbloom (2015): fabricante, agente, atacadista, varejista e, por fim, consumidor. Este é o modelo típico para bens de consumo, como demonstra a Figura 3. FIGURA 3 - RETRATO TÍPICO DA ESTRUTURA DE CANAL PARA BENS DE CONSUMO Fonte: Rosenbloom, 2015 No entanto, Kotler e Keller (2006) representaram cinco fluxos no canal de marketing para empilhadeiras: o físico, de propriedade, de pagamento, de informações e de comunicação ou promoção, cada um deles com suas características específicas, para evidenciar a complexidade, como é possível notar na Figura 4.

FIGURA 4 – CINCO FLUXOS NO CANAL DE MARKETING PARA EMPILHADEIRAS Fonte: Kotler e Keller (2006) Logo, as decisões de canais são de extrema importância, uma vez que afetam todas as outras decisões de marketing. Dessa forma, o marketing exige o desenvolvimento de um bom produto, definição de preços atraentes, acessibilidade aos clientes-alvo e a comunicação com as partes envolvidas, sejam elas atuais, potenciais ou o público em geral, conforme afirmam Kotler e Keller (2006). Segmentação e público-alvo Conforme citado anteriormente, a definição do público-alvo é de extrema importância, pois a partir dela será definida toda a estratégia de marketing. Uma forma de determinar o público é por meio da segmentação do mercado. Dificilmente uma empresa conseguirá atingir todos os perfis de consumidor, por isso a segmentação auxilia o direcionamento que essa empresa deve tomar para sua oferta de produto.

Finger (2015) sugere partir da premissa de que há diferentes perfis de pessoas em todo o mercado para que seja possível entender quais variações uma empresa buscará atingir. ” (MOWEN; MINOR, 2003, p. O consumidor contemporâneo não procura somente uma mercadoria, mas um conjunto de experiências que um produto pode proporcionar, seja status, felicidade ou prazer. Dessa forma, o consumo tende a ser emocional e não racional, como em outras fases do capitalismo. Essa nova forma de se relacionar com a mercadoria requer novos estudos sobre o comportamento desses consumidores. A jornada de compra do consumidor Entender a jornada de cada segmento consumidor na compra do produto também auxilia a estratégia de marketing, pois cada segmento de consumidor passa por diferentes canais e pontos de contato em cada estágio de sua jornada.

Visão A marca visa “estar entre as grandes empresas na produção e desenvolvimento de produtos alimentícios prezando pelo cooperativismo. ” (Portal Satiare, 2017) 2. Valores Entre os valores da marca estão presentes a ética, que representa as relações de confiança, o senso de justiça e o respeito pelas pessoas, pelo negócio e pelo meio ambiente, assim como pelos concorrentes e parceiros, além de transparência e integridade; a qualidade em todas as atividades, nos serviços e nos produtos; a cooperação em todos os aspectos; a sustentabilidade do bem-estar ambiental, ecológico e social e o compromisso com o cliente. COMPOSTO DE MARKETING DA SATIARE 2. Produto A marca classifica seus produtos em cinco categorias: Aqueça e sirva, defumados, linguiças, presuntaria e curados.

Entretanto, o portal da marca disponibiliza receitas que podem ser realizadas com cada produto, o que eleva todo o portfólio ao nível ampliado, em que o produto passa a ser uma experiência culinária que o consumidor pode compartilhar socialmente. Preço Por meio dos preços de varejo apresentados na loja virtual Pereira Supermercados (2017) e verifica-se que a marca se posiciona abaixo das marcas líderes, como Sadia e Perdigão, e próxima às marcas Ceratti e Rezende. Como exemplo, o preço de 100g do Presunto Cozido Satiare é de R$1,79. A marca mais cara é a Sadia (R$2,36), seguida pela Perdigão (R$2,19). Mais abaixo estão Rezende e Ceratti, ambas R$1,90 e a marca mais barata é Pif Paf (R$1,69). A definição do segmento a ser atendido com a entrega do produto também é uma das funções importantíssimas do marketing, pois uma oferta sem demanda gera prejuízo e a demanda só existe se as necessidades do consumidor forem atendidas e ele saiba da existência da oferta.

Como foi visto no caso da Satiare, a marca tem espaço para expandir seu mercado pela sua localização, bem como reforçar sua marca e definir qual seu posicionamento para aumentar seu faturamento, de acordo com o mix de marketing de produto, praça, preço e promoção. Isso não seria possível sem uma área de marketing estruturada. A definição da identidade da marca no produto, assim como o alinhamento entre os canais de comunicação são relevantes para a construção da imagem e lembrança da marca. Já a prática de preços é essencial para que a marca se posicione entre as fortes concorrentes do mercado, como Sadia e Perdigão, já que é uma indústria difícil de se diferenciar e criar valor além do preço.

Facebook, 2017. Disponível em: <https://www. facebook. com/satiarealimentos>. Acesso em: 10 nov. GIOIA, Ricardo M. Fundamentos de Marketing: conceitos básicos - Coleção de Marketing, v. ed. São Paulo: Saraiva, 2013. KOTLER, Philip. Disponível em: <http://www. lojasupermercadopereira. com. br>. Acesso em: 10 nov. Disponível em: <http://www. sudoesteonline. com. br/vere/notindividual. asp?id=97455>.

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