A importância do psicopedagogo na instituição escolar

Tipo de documento:Artigo acadêmico

Área de estudo:Pedagogia

Documento 1

PALAVRAS-CHAVE: Aprendizagem. Criança. Psicopedagogia. Escola ABSTRACT This article aims to highlight the importance of the role of the professional school counselor within, in order to minimize difficulties in learning in search strategies for student success of the child, in search of conditions of a significant learning and true, that with lag in this process culminates in the scholastic failure of children enrolled in both public institutions as private. Composed of two knowledge-pedagogy and psychology, psych pedagogy intends global training of the citizen, not only within schools, uniting the know so enjoyable, meaningful and dynamic, minimizing the difficulties presented by the students that use computers, facilitating the assimilation and development of learning process in which the children are inserted, since the performance of this professional is to investigate, foster and step in to a good learning in school, your institution role fundamental.

DESENVOLVIMENTO Conforme dito anteriormente no tópico Introdução, explanamos sobre o porquê da importância do psicopedagogo na ambiente escolar e seu papel na investigação e diagnósticos de possíveis dificuldades encontradas pela criança durante o processo de ensino aprendizagem, devendo estar ser significativa e real para a criança e para o professor que tem o papel de mediador do conhecimento, este novo que será inserido em conhecimentos já estruturados por esta mesma criança. Alcança-se este objetivo, de tornar o processo de ensino aprendizagem para a criança, ao entendermos a Teoria Cognitiva da Aprendizagem de Ausubel, sendo o conceito mais importante desta teoria o da aprendizagem significativa. Aprendizagem significativa é a um processo pelo qual uma nova informação se relaciona com um aspecto relevante da estrutura de conhecimento da criança, ou seja, é quando o que é efetivamente aprendido interage de forma significativa e real com a estrutura de conhecimento inerente ao indivíduo que está recebendo tal informação.

A aprendizagem ocorre quando a informação nova dada se relaciona com as subsunçores relevantes, que já existem na estrutura cognitiva da criança. Seriam esses subsunçores, organização de armazenamento das informações hierarquicamente conceitual. Porém, ao atingir a idade escolar, a maioria das crianças já possui um conjunto adequado de conceitos eu permite a ocorrência da aprendizagem significativa por recepção. A partir daí, apesar de que, ocasionalmente, ocorria ainda a formação de conceitos, a maioria dos novos é adquirida através de assimilação, diferenciação progressiva e reconciliação integrativa de conceitos. MOREIRA e MASINI, p. A formação de conceitos em criança de idade pré escolar, nada mais é do que a apropriação espontânea d ideias ferais por de experiências e imitações dos demais.

É um tipo de aprendizagem primitiva, por meio da descoberta e observação de objetos e suas características e utilizações concretas. Deve-se fazer parceria com os profissional do professor para que este observe de maneira individual cada criança e quando detecta a dificuldade de se transmitir o conteúdo para a criança, intervindo assim o psicopedagogo para que seja um auxílio legítimo tanto para a criança como para o professor. As estratégias que o psicopedagogo apresenta para o professor quando detectada criança com dificuldade de assimilação dos conteúdos, comprometendo o sucesso do processo de aprendizagem da criança de forma real e significativa, contribui para que todos aprendam de forma correta e eficaz. A não aprendizagem e o fracasso escolar Caso todo o processo aprendizagem não seja efetivo a instituição de ensino começa a sofre do sintoma denominado por Bossa (2008) de fracasso escolar.

Se a criança não tem a observação específica do professor detectando qualquer dificuldade da criança durante o processo de aprendizagem, sem a intervenção do psicopedagogo para que construa estratégias a fim de sanar tais dificuldades e promover a aprendizagem, a criança se desmotiva de aprender e até mesmo o próprio professor ao transmitir conhecimento. Segundo Bossa (2008): No Brasil, a escola torna-se cada vez mais o palco de fracassos e de formação precária, impedindo os jovens de se apossarem da herança cultural, dos conhecimentos acumulados pela humanidade e, consequentemente, de compreenderem melhor o mundo que os rodeia. Com esses dois saberes em mãos, o psicopedagogo tem em seu papel a ajuda aos professores a se aprofundarem em seus atributos para que alcance o processo de aprendizagem, devendo assim quando do planejamento escolar toda a equipe disciplinar participar de forma efetiva.

O fracasso escolar por meio da dificuldade da criança diante do processo de ensino aprendizagem é um fenômeno social, que nos é imposto por gerações e gerações que para ser sanado, deve-se ocorrer a reformulação do planejamento e currículo da instituição escolar de forma a incluir todos em uma educação afetiva e significativa. Não de forma excludente que hoje em muitas escolas acontecem. A dificuldade da aprendizagem passou então ser tanto familiar como pedagógica, devendo ser de extrema importância a presença do psicopedagogo na escola, atuando nas soluções para que o processo de aprendizagem aconteça e não procurando suas origens. Nesta relação pedagógico e afetivo, a atuação do psicopedagogo vem suprir e desenvolver habilidades na criança para que esta esteja inserida num processo de aprendizagem propício por meio de estratégias desenvolvidas com base em investigações realizadas pelo professor de sala de aula, que é grande parceiro no tratamento e futuro diagnóstico desta criança.

REFERÊNCIAS BOSSA, Nadia. Fracasso escolar: um olhar psicopedagógico. Porto Alegre: Artmed, 2008. MASINI, Elcie F. Salzano. T. A. Queiroz Ltda.

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