A importancia do secretario escolar

Tipo de documento:Artigo acadêmico

Área de estudo:Pedagogia

Documento 1

Foi realizado um levantamento bibliográfico, com coleta de dados através de livros, artigos, dissertações, teses e revistas. Considerando as contribuições de autores como: Oliveira; Castanho (2008); Medeiros, Hernandes (2010); Paro (2012); Martins (2013) entre outros. Observou-se que, dentre as atribuições do secretário escolar, percebe-se que lhe é requerido o conhecimento de técnicas de organização, preservação e conservação de documentos, bem como conhecimento da legislação escolar, a fim de manter o bom funcionamento do arquivo. Conclui-se que, cada vez mais, vem sendo reconhecida a relevância deste profissional da secretaria escolar, na gestão da secretaria de educação, na gestão da escola e na vida escolar dos alunos. Sendo assim, o secretário escolar é um cargo de extrema importância na instituição de ensino.

O texto final foi fundamentado nas ideias e concepções de autores como: Oliveira; Castanho (2008); Medeiros, Hernandes (2010); Paro (2012); Martins (2013) entre outros. Desenvolvimento A função do secretário escolar é avaliada como sendo de suma importância para que seja conseguido o bom funcionamento do estabelecimento de ensino. Conforme visão de Azevedo (2006), o secretário necessita apresentar conhecimento sobre os elementos, por exemplo, do processo administrativo que são: prever, organizar, comandar, coordenar e controlar. O planejamento normalmente é considerado como a função principal e poderá envolver atividades de longo, médio ou curto prazo, que são, respectivamente, o planejamento estratégico, tático e operacional. Planejar é programar o tempo e classificar as tarefas por ordem de importância. Vale destacar, que por um lado, quando tem-se uma participação efetiva e interativa do secretário escolar o seu compromisso para a construção de uma gestão escolar refletirá positivamente na qualidade do trabalho da instituição de ensino e diante das inovações da gestão escolar, cada vez mais dinâmica, complexa e em constante movimento, permite-se pensar em gestão no sentido de uma articulação e integração consciente de ações que se realizam no cotidiano da escola, surgindo um novo paradigma da administração: a responsabilidade e autoridade compartilhadas.

“Em termos práticos, as atividades de direção restringem-se ao diretor – e ao assistente de diretor, seu coadjuvante no comando da escola”. PARO, 2012, p. Torna-se relevante considerar, que no caso da atuação do secretário em instituições de ensino privadas, destaca-se que as diretrizes e atribuições estão organizadas no Regimento Escolar da instituição de ensino. Sendo assim é preciso ter ciência que para o candidato assumir o cargo de secretário escolar em Instituições particulares depende do ato homologado pelo representante legal da Instituição (GIANINI E JUNIOR, 2010). Deste modo, pode-se dizer que quando se tem uma manutenção de um trabalho eficiente, dinâmico e racional, pela secretaria escolar, que por sua vez seja capaz de fornecer no mínimo espaço de tempo qualquer informação ou documentação solicitada, tanto pela comunidade interna quanto pela externa, isso traz á possibilidade da concretização dos processos administrativos (OLIVEIRA; CASTANHO, 2008).

Conclusão Objetivou-se com essa pesquisa mostrar a atuação e importância do secretário escolar e observou-se que, o secretário escolar é um cargo de extrema importância na instituição de ensino, pois é ele quem lança as notas, que cobra dos professores o prazo para entregar as provas corrigidas, que cobra a documentação obrigatória aos responsáveis dos alunos. É também o secretário escolar que organiza e se responsabiliza por toda a vida acadêmica do aluno. Conclui-se que, o cargo de secretário escolar, cada vez mais torna-se de grande importância, pois além de ser responsável pelo arquivamento da documentação dos alunos, tem que cuidar de toda a vida acadêmica do aluno durante o tempo que ele estiver no colégio, ele é responsável também por cobrar os professores sobre a correção de provas, informar a data limite para entrega de resultados, deve informar também a diretoria caso haja alguma mudança nas leis, deve distribuir funções para as outras secretárias, além de passar para os outros funcionários novas informações que a diretoria tenha.

REFERÊNCIAS ALTOÉ, Neusa. São Paulo: Secretaria da Educação, CRE Mário Covas, IMESP, 2003. p. BONATO, Nailda Marinho da Costa. Os arquivos escolares como fonte para a história da educação. Revista Brasileira de História da Educação, Campinas/SP, n. V. C. Junior, G. U. Gestão Educacional: A atuação do profissional Secretário nas organizações Educacionais. n. Dissertação (mestrado) – Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação. Disponível em: http://taurus. unicamp. br/bitstream/REPOSIP/250813/1/Martins_ErikaMoreira_M. UNICENTRO - Revista Eletrônica Lato Sensu Ed. PANDOLFO, Simoni Stefanello. A construção da democracia no universo escolar. Gestão em Rede. Brasília, n.

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