A IMPORTÂNCIA DOS JOGOS E BRINCADEIRAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Tipo de documento:Artigo acadêmico

Área de estudo:Pedagogia

Documento 1

Dra. Maria Alice Campagnoli Otre, Prof. Dr. Gilmar Lima Caetano e Prof. Me. TEMA A importância dos jogos e brincadeiras na educação infantil como facilitador do processo de alfabetização: 4 e 5 anos. PROBLEMA DE PESQUISA Desde os primeiros anos de vida, a criança tem necessidade de brincar e com o passar do tempo, ela tem o seu tempo tomado por exercícios escolares, assim, tem menos espaço para realizar essas atividades. As brincadeiras fazem parte das atividades sociais, o que permite um diálogo simbólico entre a criança e o meio onde vive. Acredita-se que por meio delas a criança satisfaça seus interesses, necessidades e desejos particulares, pois expressa a maneira como ela reflete, ordena, desorganiza, destrói e reconstrói o mundo.

Logo, o problema a ser resolvido através dessa pesquisa busca responder o seguinte questionamento: Como os jogos e brincadeiras podem influenciar na aprendizagem das crianças da educação infantil? 3. Ao trabalhar com o lúdico, o professor proporciona um resgate de brincadeiras, de jogos, adivinhações, parlendas, charadas, poesias, enfim, atividades essenciais para a construção do conhecimento. Aborda-se que brincando a criança desenvolve sua identidade e autonomia, além de que as práticas dos jogos em grupo são uma atividade natural e que satisfazem a natureza humana. Comprovadamente, as crianças aprendem mais em brincadeiras e jogos em grupo, do que por lições e exercícios. METODOLOGIA Para um melhor entendimento sobre o assunto, será feito uma coleta e análise de dados levantados através de um levantamento bibliográfico e seleções de materiais como livros, revistas e artigos especializados seguido de leituras.

Alguns autores especialistas já foram selecionados como: Friedmann (1996/1998) e Oliveira (2000). v. O professor é mediador entre as crianças e os objetos de conhecimento, organizando e propiciando espaços e situações de aprendizagens que articulem os recursos e capacidades afetivas, emocionais, sociais e cognitivas de cada criança aos seus conhecimentos prévios e aos conteúdos referentes aos diferentes campos de conhecimento humano. Na instituição de educação infantil o professor constitui-se, portanto, no parceiro mais experiente, por excelência, cuja função é propiciar e garantir um ambiente rico, prazeroso, saudável e não discriminatório de experiências educativas e sociais variadas. Segundo Oliveira (2000), o brincar não é apenas recrear mais sim como uma das maneiras mais complexas onde a criança possa se comunicar consigo mesma e com o mundo do seu redor, ou seja, o desenvolvimento infantil passa a acontecer pelas trocas recíprocas que durante o curso de vida.

REFERÊNCIAS BRASIL. O Direito de Brincar: A Brinquedoteca. São Paulo: Edições Sociais. Abrinq, 1998. KISHIMOTO, Tizuko Morchida. Org).

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