A IMPORTÂNCIA E O DESENVOLVIMENTO DO CONSELHO DE DEFESA SUL-AMERICANO CDS DA UNIÃO DE NAÇÕES SUL-AMERICANAS UNASUL

Tipo de documento:Projeto de Pesquisa

Área de estudo:Geografia

Documento 1

Ora, nota-se que tal Conselho consequentemente leva a uma maior autonomia de tal região, buscando-se denominadores comuns e superando grandes divergências históricas, o que impacta não apenas na segurança, mas também na economia e no surgimento de inúmeros novo intercâmbios, como aqueles de caráter tecnológico. Palavras-chave: América do Sul; CDS; Relações Internacionais; UNASUL. ABSTRACT The purpose of this paper is to analyze the emergence and evolution of the cooperation established in South America, with regard to the defense of UNASUR member countries. This regional cooperation is called the South American Defense Council (CDS). Thus, after a study by the main authors on the subject, the present work will address such regional project in the face of the historical interests of the United States in Latin America, taking into account all the influence already exerted by that country on the South American countries.

A respeito da IIRSA, os seguintes comentários condensam de maneira muito didática e logo útil para o presente trabalho os fundamentos e a estrutura de tal iniciativa: A iniciativa Iirsa considera imprescindível um determinado modo de planejamento coordenado, orientado por uma visão estratégica sul-americana. Esse projeto pode representar, então, a oportunidade de conformar um neodesenvolvimentismo em escala sul-americana, com o trabalho coordenado dos governos para reduzir a vulnerabilidade externa. Um grupo regional de Estados com políticas ativas realizaria os requisitos para o desenvolvimento, com setores básicos, estratégicos e estatais, valorizando a dimensão ambiental e social dos projetos, incorporando mecanismos de participação e consulta e diminuindo os níveis de pobreza na região. Em um contexto de maior restrição financeira para os países da região – se comparado aos anos do Estado desenvolvimentista, em que o desenvolvimento da infra-estrutura estava praticamente monopolizado pela gestão e investimento estatais –, a Iirsa se coloca como compatível com a economia de mercado e facilitadora da iniciativa privada.

QUINTANAR; LOPEZ, 2003, p. Nesse sentido entende o ex-ministro Celso Amorim: “Es necesario fortalecer al CDS no solo con instituciones […] sino también por medio de mecanismos que permitan un contacto más constante de nuestras Fuerzas Armadas y entre nuestros establecimientos de defensa, sobre todo entre nuestros oficiales de Estado Mayor. En ese sentido, creo que es hora de pensar en una creación de Comisión de Asesoría Militar que funcione permanentemente junto a la Secretaría General de UNASUR. Dicha comisión, evidentemente subordinada a los Ministros y a las autoridades civiles, serviría como foro de análisis, de intercambio de ideas, y de formación de una visión conjunta. ” (AMORIM, 2013, p. Embora a integração sul-americana seja uma ideia que remonta às propostas de Simon Bolívar ainda no século XIX, o processo que levou ao surgimento da UNASUL é deveras muito recente.

Da mesma forma, busca-se a construção de uma integração regional no que diz respeito a questões militares, via, por exemplo, treinamento, cooperação para a proteção das fronteiras e até mesmo transferência de tecnologia e desenvolvimento em conjunto de tecnologias militares, visando o fortalecimento da indústria bélica sul-americana, diminuindo assim, consequentemente, a dependência histórica dos países membros da União de Nações Sul-Americanas (UNASUL) em relação a armamentos produzidos pela potência militar Estados Unidos da América, com suas indústrias bélicas, que representam a vanguarda tecnológica do mundo (BATTAGLINO, 2009), gerando muitas patentes constantemente, que futuramente são aplicadas a diversas tecnologias de caráter basicamente doméstico, sendo o caso do forno de micro-ondas, primeiramente utilizado em aparelhos de radar em submarinos (GAVA, ALTANIR JAIME; SILVA, CARLOS ALBERTO BENTO; FRIAS, JENIFER RIBEIRO GAVA, 2009).

O Conselho, entretanto, deve enfrentar ainda diversos desafios, a fim de ser enfim devidamente consolidado. O CDS foi instituído com o intuito de em curto prazo levar à criação de mecanismos de diálogo de caráter regional. Ora, o CDS deve ser considerado um meio importante para o Brasil alcançar seus objetivos em matéria de defesa no que tange à integração regional, sendo tal país uma inevitável liderança na região, em razão de seu tamanho, sem agir de maneira imperialista, afastando possíveis desconfianças de outras nações. Nesse sentido, “um sistema hegemônico é aquele em que há um único Estado que é bem maior e mais avançado que os demais” (KRASNER, 1976, p. Assim, o Conselho de Defesa Sul-Americano se demonstra como uma reação no sentido de efetivar um cenário internacional de fato multipolar, embora que ainda seja uni-multipolar, em razão da forte influência que os Estados Unidos da América ainda exercem sobre a América Latina, em razão das dimensões da sua economia e do seu poderio militar.

Dessa forma, a aproximação de muitos dos países membros da UNASUL em relação à República Popular da China, atual segunda grande potência mundial, em constante expansão econômica, representa de fato uma busca por um equilíbrio na influência externa sobre a América do Sul, sobretudo via acordos comerciais por meio dos quais se propõe exportar recursos naturais extremamente importantes para o desenvolvimento militar de tal país asiático, essencialmente no que diz respeito a recursos minerais. Nota-se então que essa grande aproximação ocorre, inclusive, por parte de países historicamente assaz próximos dos Estados Unidos da América, como é o caso da Colômbia e do Chile, cujos acessos ao Oceano Pacífico e grandes reservas minerais naturalmente os aproximam da República Popular da China, que necessitam de tais acordos para possibilitar seus projetos militares e, antes de tudo, de expansão econômica.

Como consequência dessa aproximação, os investimentos chineses na América do Sul aumentam constantemente, até mesmo em países nos quais não havia nenhuma aproximação, realidade essa que cada dia mais tem se intensificado. MEDEIROS; CINTRA, 2015; BARBOSA, 2011; ROSALES; KWUAYAMA, 2012; ELLIS, 2011). Por último, é muito importante notar que o Conselho de Defesa Sul-Americano (CDS) serve igualmente como um importante instrumento para proteger a biodiversidade e recursos naturais da América do Sul, sobretudo no que diz respeito à Floresta Amazônica, que está presente em vários países membros da União de Nações Sul-Americanas (UNASUL), cujas realidades políticas, econômicas, culturais e sociais são muitos distintas. REFERÊNCIAS ABDUL-HAK, Ana Patrícia Neves Tanaka. O Conselho de Defesa Sul-Americano: Objetivos e Interesses do Brasil. FUNAG, Brasília.

AMORIM, Celso. Acesso em: 01 ago. BARBOSA, A. F. China e América Latina na nova divisão internacional do trabalho. In LEÃO, Rodrigo P. “Consensual hegemony: theorizing Brazilian foreign policy after the Cold War”. International Relations, 22(1):65-84. DREGER, Fabrício Brugali. Integração na América do Sul: A Unasul e o Conselho de Defesa Sul-Americano. Disponível em:. Tecnologia de alimentos. NBL Editora. págs. HURRELL, Andrew. An emerging security community in South America?, In: ADLER, Emanuel. resdal. org. ar/ultimos-documentos/art-news-kalil. html. Acessado em: 02 ago. PECEQUILO, Cristina S. A política externa do Brasil no século XXI: os eixos combinados de cooperação horizontal e vertical". Revista Brasileira de Política Internacional, vol. n. p. SAINT-PIERRE, Héctor Luis. As “Novas Ameaças” às Democracias Latino americanas: Uma Abordagem Teórico Conceitual.

Disponível em: [https://www. academia. edu/8476365/AS_NOVAS_AMEA%C3%87AS_%C3%80S_DEMOCRACIAS_ LATINOAMERICANAS_UMA_ABORDAGEM_TEORICO_CONCEITUAL].

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