A INFLUÊNCIA DA FAMÍLIA NA APRENDIZAGEM DA CRIANÇA

Tipo de documento:Artigo acadêmico

Área de estudo:Pedagogia

Documento 1

A família apresenta o primeiro ambiente acolhedor e educador da criança, ali onde a mesma vai aprender seus valores sociais e morais. Dessa forma, existe muitas pesquisas e estudos que são pensados na relação entre a escola e a família e quais são as influências da família na aprendizagem das crianças. Com isso, este artigo tem como objetivo fazer uma breve reflexão através de uma revisão bibliográfica sobre importância e a influência da família na aprendizagem da criança como futuro cidadão, através de uma abordagem qualitativa por meio da interpretação e reflexão dos dados coletados e de conceitos já firmados sobre a temática, encontrados em livros, artigos, testes entre outros.

Sendo assim, possivel perceber que é de grande importancia a presença da família na educação dos seus filhos, e como a familia precisa estar também presente no dia a dia da escola para que essa aprendizagem apresente grande siginificado para a criança como futuro cidadão critico. Palavras – Chaves: Família, Ensino, Escola. O aluno não aprende apenas na escola, mas também em outros meios como a família, amigos e sujeitos que sejam significativos para o mesmo, em meios de comunicação de massa, levando em consideração as experiências do cotidiano e de movimentos sociais. Porém, a escola é a instituição educacional e social que carrega a responsabilidade pela educação sistemática das crianças, jovens e adultos (OUTEIRAL; CEREZER, 2003).

Na escola a criança irá sofrer uma transformação radical em sua forma de pensar e agir. Antes disso, ela só apresenta conhecimentos que são assimilados de forma espontânea, por intermédio de experiências que acontecem durante a vida. Já a sala de aula, é o efeito contrario, pois, a mesma tem a intenção prévia de realizar uma organização de situações que tenham o foco na (aprimoramento) dos processos que envolvam o pensamento e da própria capacidade de aprender (SILVA; et al. De tal modo, que a familia apresenta um papel de muita importância no quesito da sua influência perante o comportamento das crianças, pois as mesmas podem desenvolver de diferentes jeitos e formas, como enxergar o mundo e as suas afinidades sociais (DESSEN; POLONIA, 2007).

Sendo assim, a familia representa a primeira intermediária entre o homem e a cultura, a mesma, representa e constitui uma integração dinâmica que é de criação afetiva, social, material, histórico e cultural de um grupo social único. Assim, se faz uma base de aprendizagem humana, que tem acepções e aprendizados culturais que irão modelar a relação interpessoal e a constituição particular de um grupo. As relações e as vivências familiares propiciam uma formação com base as experiências que serão vivenciadas para que exista a formação de um comportamento, comportamento esse que é moldado e terá base nas ações e soluções perante as dificuldades apresentadas pela sociedade, desse modo tudo que é vivenciado tanto no coletivo como no individual que fara a interação social do sujeito (BRITO, 2011).

Através, dessas interações que acontecem as alterações na coletividade, desenvolvendo laços para as famílias futuras, diferenciando assim por um artifício de influência bidirecional entre os familiares e os de diferentes ambientes, dessa forma se criará uma sociedade, que tem também como modelo a escola que é uma base para o desenvolvimento do sujeito (DESSEN; POLONIA, 2007). Exemplos disso são a criação de crianças e adolescentes que vem de uma familia tradicional ou de famílias mais modernas e com diferentes ninjos, como família com só um pai, ou criado por avós, famílias com padrastos e madrastas isso tudo apresenta uma mistura de culturas familiares (KREPPNER, 2000). A sua composição, é feita através de uma rede de intercâmbios que envolve várias aparências cognitivas sociais, culturais e afetivos da família.

Sendo assim, não podemos simplesmente definir essa composição pelas ligações de sangue, mas também pelas vastas possíveis influencias mútuas e afinidades entre os indivíduos, como uniões legais, grau de familiaridade nas relações, forma de moradia, entre outras que podem ser vistas como 196 tipos, produzindo assim cinco subsistemas resultantes de concepções ecológicas de micro, macro e cronossistema (DESSEN; POLONIA, 2007). Sendo assim, a família, hoje, não é mais algo único e particular que tem semelhanças, mas sim de atividades únicas e coletivas que estão ligadas e influenciam de forma mutua. Ela desempenha papeis e funções especificas dentro da sociedade da criança como mãe, pai, filho, irmão, marido e mulher entre outros. As instituições de Ensino acreditam no exijo do processo educacional depende da junção entre a família e a mesma.

Dessa forma, às duas são necessárias ligadas para que exista um desenvolvimento na criança, podendo assim contribuir para o preparo do seu intelecto de forma efetiva e compromissada. Porém, atualmente muitos pais passam a ver a escola como a única que tem o dever de educar, ensinar, e passar todos os laços morais, sociais e educacionais para as crianças, dessa forma não existe mais uma parceira, mas sim um afastamento do ciclo escolar e a família (BRITO; FREITAS, 2012). De acordo com Tiba (1998), os pais precisam compreender que a função de educar seus filhos são da família, não da escola, como a escola precisa também entender que não podem só atribuir esse direito aos pais. Nessa situação, nem um, nem o outro sai ganhando, com a não harmonia das instituições, pois o ensino acaba se tornando algo banal e sem cuidado.

Sendo assim, o conjunto de dados que foram apresentados nesse trabalho, oferecem elementos relevantes para o embasamento da discussão sobre a influência da família na aprendizagem da criança, sendo assim uma temática que merece reflexão e amplas discussões sobre. CONCLUSÃO Em muitos anos, a família foi deixada de lado, como um não instrumento da formação do sujeito, assim durante anos a mesma não era um agente de educação. Porém, sabemos que a família é o começo de tudo, e nela que aprendemos a primeira forma de amar, e o significado de humanização. Mas, a mesma tem sido muito pouco valorizada, até mesmo sofrendo abandono das pessoas pela falta de respeito, e pela falta de sentindo que atualmente a família tem nos dias atuais.

Isso tudo, tem um pouco de culpa dos avanços tecnológicos, que fez com que tudo ficasse mais rápido e mais fácil, entretanto nas casas, os sentimento e os espaços de diálogo entre os membros da família ficaram cada vez mais restritos e escassos, isso fez com que existisse uma ligação entre as pessoas de fora da família do que seus próprios membros, isso também influenciou na relação entre a família e a escola. BRITO, K. R. D. S. FREITAS, V. p. julho 2000. DEL PRETTE, ; DEL PRETTE, A. P. Psicologia das Relações Interpessoais: Vivências para o trabalho em Grupo. n. p. ISSN 2175-3539. DESSEN, A. POLONIA, D. SANTANA, S. C. R. RAMOS, M. A Importância da Família junto à Escla no Aprendizado formal das Crianças.

Psicologia: Teoria e Pesquisa, Brasília, v. n. p. Jan/Apr 2000. ISSN 1806-3446. OUTEIRAL, J. CEREZER, C. O Mal-Estar na Escola. Rio de Janeiro: Revinte, 2003. SANTOS, V. C. BEZERRA, J. D. S. Influência da Educação Infantil na formação da personalidade das Crianças. Evolução e Crescimento de Pais e Filhos: Mudanças necessárias nessa relação. PSICO, v. n. p. TIBA, I.

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