A Influencia da Tecnologia na Educação Básica

Tipo de documento:Artigo cientifíco

Área de estudo:Pedagogia

Documento 1

Buscou-se, abrangeram-se quais foram às contribuições das tecnologias digitais de informação e mídia no âmbito educacional das escolas da Educação Básica. Analisar se as tecnologias digitais permanecem no contexto da Educação Básica; e certificar de como os professores da Educação Básica veem a utilização das tecnologias digitais no método pedagógico. Nesta linha, teve como fundamento teórico, autores como Folque, (2011) Kenski (2007), Levy (2010); Pinto; Pretto, (2006); Veen; Wrakking, (2011);Vygotsky (1989) entre outros tantos que pesquisamos para este artigo. Palavras-chave: Mídia. Educação. A Tecnologia na Educação Básica. A Informática na Educação Fundamental. Metodologia. Considerações finais. Referencias. Aprendendo informática na escola. Divertindo no computador com a professora. Introdução As crianças estão diante de uma abundancia de informações e recursos tecnológicos que as propiciam ampliar de forma autônoma e compartilhada.

Na escola, trazem conhecimentos preliminares que devem ser respeitados, são os congênitos digitais, por estarem em uma atmosfera na qual as mídias estão presentes na sociedade. “Nesta diretriz, os indivíduos que nasceram mergulhados no mundo digital interatuam concomitantemente, com as diferentes mídias” (ALVES, 2008, p. Não tem como a escola esgueirar das propostas pedagógicas que cativem o uso destas tecnologias no dia a dia docente. São diversos questionamentos de como as TDICs podem ser introduzido no contexto escolar de jeito significativo. A partir da atividade com as aplicações de computador, internet, jogos de interação etc. assim, as crianças estarão diante de conjunturas que suscitam o desenvolvimento da capacidade cognitiva, afetiva e social. Delimitação do Tema: Observar a importância da inclusão digital na Educação Básica, tomando como base as Escolas de Educação Básica, com a iniciativa de incluir as aulas de informática, para as crianças.

Por tanto, a tecnologia da informação torna a aula mais agradável, onde as crianças exercitam uma preparação para o futuro, e tendo como base que, uma grande parte dos alunos, não tem em casa computador, na escola eles têm a oportunidade, conforme situação constatada em algumas escolas. Com isso, o emprego das ferramentas tecnológicas aumenta a frequência; condigno à curiosidade, diversidade e interação. Desenvolvimento: O referencial que apresenta neste trabalho estabelece base legal teórica para desenvolver o presente artigo. Segundo Schon: O Conhecimento não se aplica á ação, mas esta encarnada nela; é por isto que é um conhecimento na ação. O conhecimento é uma relação que se estabelece entre a pratica e a teoria, num modo de ver e interpretar o nosso modo de agir no mundo.

Programas de computador podem ensinar algumas coisas importantes, ou podem aborrecer ás lagrimas. Recentemente o numero de programas de educação a distancia mediados por computador explodiu. DEMO, 2007 p. Aula de informática na escola, Fonte Google O computador pode ajudar, mas também pode criar problemas como a falta de limites e de horários para utilizar, os sites que não são abertos a maiores de 18 anos entre outros. Assim cabe uma mediação de uso dessa mídia tão tecnológica e moderna. Crianças estudando, Fonte: Google A modernidade tecnológica foi aumentando até chegar hoje em dia, alguns professores encontram dificuldades em atingir seus alunos na modernidade das tecnologias. É o que foi percebido ao realizar uma pesquisa com professores nas escolas. Com relação ao panorama da educação atual a internet e a computação são as primeiras fontes tecnológicas utilizadas pelos professores para o bom desenvolvimento do conhecimento do aluno, o professor que não consegue lidar com essas duas tecnologias está fadado ao fracasso em sua sala de aula.

TAJRA, 1998 p. Aula de Geografia, Fonte: Google A educação tecnológica deve ser uma prática para o professor ter as condições para passar o conhecimento ao aluno. Muitos alunos usam seus computadores, tablet, celulares para entretenimento apenas, para jogar, tirar fotos, redes sociais, mas a informação vai, além disso, constrói o conhecimento. Segundo Almeida (1988, p. A tarefa dos educadores, convém desenvolver uma pedagogia do uso da informática na educação. Com o ajuda da informática, o aluno descobre circunstâncias não imagináveis com suas mídias diferentes, suas novidades em 3D fazendo com que crie um vicio na frente da tela, deve ser trabalhado para não transformar numa adversidade. O computador sem duvida tem sido utilizado na escola como o recurso didático adicional, o qual exerce, também um papel importante de marketing na escola.

TAJRA, 1998 p. Depois de expor o conceito sobre a importância da informática na educação, é essencial que primeiro o professor especialize ou adéque ao contexto da informática e compreenda como usar os multi-meios que existem na ferramenta Diversão no computador com a professora, Fonte: Google 18 3. Metodologia: O desenvolvimento presente trabalho se deu por meio de uma pesquisa bibliográfica elaborada a partir de toda bibliografia de muita importância e eficiência, Admite ao pesquisador conseguir uma postura cientifica quanto à composição de informações das manufaturas cientificam existentes para composição dos relatórios e quanto à sistemática do conhecimento que é transmitido dia a dia. Com a revisão bibliográfica procurou se mostrar os trabalhos concretizados por diversos autores, a importância que a era tecnologia tem no Ensino, mostrando os meios tecnológicos mais aplicado dentro da sala atualmente.

usou-se pesquisa quantitativa com duas turmas da Escola sobre as tecnologias e com cinco professores que atuam nas series para acrescentar a pesquisa. Pode-se afirmar que a Universidade pode cooperar expressivamente nesta reflexão e no âmbito de formação na escola de Educação Básica, propiciando possibilitando baixar a intervalo entre teoria e prática, fortalecendo o acesso das tecnologias com o currículo escolar que se organiza em movimento e não mais interdito, com quebra de paradigmas e construção de nova concepção de ensino tracejado nas conveniências notória do tempo. Portanto, juntos a escola e os professores devem procurar cursos para especialização para atualizarem com relação das novas tecnologias, e com relação a disciplina para melhor adequar a concepção do dia-a-dia do aluno, propiciando o melhor ensino aprendizado simultaneamente com novas tecnologias que são usadas continuamente pelos estudantes e irá ajuda-los no mercado de trabalho 21 5.

Referencias ALARCÃO, Isabel. Org. Formação reflexiva de professores: estratégias de supervisão. Mídia e produção audiovisual uma introdução. Curitiba. Ed. IBPEX. BRANDÃO, C. CASTELLS, Manuel. A sociedade em rede. São Paulo: Paz e Terra, 1999. LÉVY, Pierre. Cibercultura. DEMO. P. O Porvir desafios das linguagens do século XXI. Curitiba. Ed. Belo Horizonte. Ed. Autêntica, 2002. FARFUS. Espaços educativos: um olhar pedagógico. Curitiba. Ed. IBPEX. KOVEL, J. Os contextos de mudança de ensino superior e quatro futuros para a educação a distância. MORIN, E. Os Sete saberes necessários á educação do futuro. Rio de Janeiro. NAPOLITANO, Marcos. Seguindo a canção: engajamento político e indústria cultural. OEI. N. septiembre / diciembre, 2000. Disponível em http://www. oei.

Pioneira. TAJRA. S. Informática na Educação professor na atualidade. São Paulo. Brasília: Ministério da Ciência e Tecnologia,2000. Disponível em:< http://www. inst-informatica. pt/servicos/informacaoe-documentacao/biblioteca- digital/gestao-e-organizacao/BRASIL_livroverdeSI. pdf>.

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