A organização do tempo-espaço na educação fundamental I

Tipo de documento:Resumo

Área de estudo:Linguística

Documento 1

É importante que o educador observe que as crianças brincam, como estas brincadeiras se desenvolvem, o que mais gostam de fazer, em que espaços preferem ficar, o que lhes chama mais atenção, em que momentos do dia estão mais tranquilos ou mais agitados. Este conhecimento é fundamental para que a estruturação espaço-tempo tenha significa. BAROSA e HORN, 2001, p. Segundo estudos, cabe a essa equipe multidisciplinar a verificação de horários e espaços adequados para cada tipo de atividade desenvolvida com as crianças, como por exemplo, brincadeiras, alimentações, banhos, entre outros. Essa característica deve ser modificada e apropriada para o desenvolvimento de cada idade, sendo levadas em conta as necessidades biológicas, psíquicas, sociais e econômicas de cada instituição e seus usuários.

Portanto, há a necessidade de uma organização de horários firme, pensando-se na atenção e autonomia que a criança deve desenvolver antes de ingressar nos demais níveis escolares. Segundo BARBOSA (2006, p. as propostas de rotinas regradas concentram as atividades, criam hábitos e ensinam habilidades. Portanto, o educador deve desenvolver essa organização baseada na ênfase dos conteúdos necessários a serem trabalhados, entendendo que cada faixa etária necessita de uma abordagem diferenciada. As atividades das crianças de 4 a 6 anos, ao contrário, de certa forma negam as necessidades corporais, pois procuram regulá-las de acordo com os padrões sociais. Sendo assim, é de competência do educador professor manter uma visão do cenário pedagógico explicitadamente relacionada ao planejamento de suas aulas e a organização de sua sala.

Através desse contexto rotineiro será possível que a criança desenvolva aspectos necessários para o seu crescimento psicológico, como a memorização e ocupação de espaços. Essa análise será voltada diretamente ao professor, que passará a ser visto como uma figura de autoridade que dita as regras e organização da classe. Dessa forma, as ações da criança serão voltadas aos comandos dados pelo orientador. Entretanto, o planejamento de tempo e espaço é uma tarefa dificultosa, mesmo quando realizada por uma equipe multidisciplinar, pois a organização desses fatores é variável de acordo com cada faixa etária em que se está sendo trabalhado. Entretanto, em muitos casos esse tipo de arranjo acaba por não funcionar, pois não foi fundamentado na concepção da criança que aquele determinado lugar está associado a determinada atividade.

Por consequência, os alunos voltam a ficar espaçados todos ao redor do educador, que dessa forma acaba não tendo comodidade para dar atenção apropriada a todas as crianças. A característica principal das zonas circunscritas é seu fechamento em, pelo menos, três lados, seja qual for o material que o educador coloca lá dentro, ou que as próprias crianças levam para brincar. Dessa maneira, vocês pode delimitar essas áreas usando mesinhas ou cadeirinhas. …] É importante que a criança possa ver facilmente a educadora, senão ela não ficará muito tempo dentro dessas áreas circunscritas. É de entendimento geral também que cada instituição de ensino deve ter seu próprio método e estratégia quanto à distribuição do espaço e práticas pedagógicas.

Sendo assim, é papel do educador o planejamento e estruturação do tempo e espaço da sala de aula, fazendo uso de materiais pedagógicos qualificados para cada faixa etária e necessidade infantil, pois essas ferramentas marcam diretamente a criança na fase adulta. Os espaços de nossa infância nos marcam profundamente. Sejam eles berço, casa, rua, praça, creche, escola, cidade, país, sejam eles bonitos ou feios, confortáveis ou não, o fato é que influenciam definitivamente nossa maneira de vermos o mundo e de nos relacionarmos com ele. CAMARGO, 2008, p. A Gestão do Tempo e do Espaço da Escola. Disponível em: <https://edisciplinas. usp. br/pluginfile. php/3252346/mod_resource/content/1/texto tempo e espaço Rita Gallego e Vivian da Silva. O Tempo/Espaço na Educação Infantil.

Disponível em: <https://www. univates. br/bdu/bitstream/10737/848/1/2015LeticiadaLuzRodrigues. pdf>.

22 R$ para obter acesso e baixar trabalho pronto

Apenas no StudyBank

Modelo original

Para download