A PRÁTICA DO MÉTODO PILATES NA TERCEIRA IDADE: UMA REVISÃO NARRATIVA

Tipo de documento:Artigo cientifíco

Área de estudo:Educação Física

Documento 1

Foi observado que a prática do método Pilates se encontra em ascensão nos tempos atuais, sendo bastante almejada por idosos. Os efeitos benéficos da realização do método Pilates incluem o fortalecimento muscular e articular do corpo, a partir de uma integração entre mente e corpo. Desse modo, a realização de exercícios de método Pilates é veementemente indicada para indivíduos na terceira idade, uma vez que contribui para uma maior independência funcional na prática de atividades cotidianas, bem como auxilia na prevenção e tratamento de inúmeras doenças. Palavras-chave: Envelhecimento. Exercício. Tais relatos, assim, incentivaram a realização de investigações mais aprofundadas acerca dos efeitos fisiológicos proporcionados pela prática do método Pilates em indivíduos de diferentes faixas etárias (BAIM, 2018; ROSA et al.

Em decorrência da evolução temática relacionada aos benefícios do método Pilates para a promoção da saúde da população em geral, o presente trabalho abordou as contribuições mais relevantes relacionadas à prática de exercícios do método Pilates por indivíduos na terceira idade. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA O envelhecimento é caracterizado por uma série de alterações metabólicas e fisiológicas que alteram substancialmente a qualidade de vida dos indivíduos. Em consequência, observa-se uma maior susceptibilidade à manifestação de doenças, prejudicando inclusive a realização de atividades cotidianas por indivíduos idosos. Por isso, especialistas reiteraram veementemente a necessidade e relevância em se modificar o estilo de vida, em que a prática de exercícios físicos pode apresentar um papel determinante (OLIVEIRA, 2019).

O método Pilates, por conseguinte, é sugerido como uma ferramenta promissora que auxilia no combate aos efeitos fisiológicos relacionados ao envelhecimento. Isso é possível devido à promoção de ganho de força e resistência muscular, induzidos pela prática contínua de exercícios do método Pilates (OLIVEIRA, 2019). É importante destacar também que o método Pilates é considerado uma alternativa natural de prevenção e tratamento de doenças. Ou seja, não apresenta efeitos colaterais adversos, mostrando-se até mesmo mais vantajosa, quando comparada com tratamento farmacológicos convencionais (ORTIZ, 2015). Além disso, o sedentarismo é apontado como uma das principais causas da manifestação de doenças e outros problemas relacionados ao envelhecimento, em que a prática regular de exercícios físicos se mostra primordial. Em seguida, os materiais escolhidos foram lidos na íntegra e os achados mais relevantes de cada publicação foram apresentados e discutidos nos tópicos subsequentes.

REFERÊNCIAS BAIM, F. S. Evidência do método Pilates no tratamento da dor lombar no público da terceira idade. Trabalho de conclusão de curso – Centro Universitário Anhanguera de São Paulo, Campo Limpo, 2018. T. Benefícios do Método Pilates na terceira idade: uma revisão sistemática. Artigo (Bacharelado em Educação Física) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, Brasília, 2019. ORTIZ, G. P. SCHLINDWEIN-ZANINI, R. A influência do método Pilates no equilíbrio em idosos. FIEP BULLETIN, v. p.

66 R$ para obter acesso e baixar trabalho pronto

Apenas no StudyBank

Modelo original

Para download