A REFORMA DA MATEMÁTICA NA DÉCADA DE 30

Tipo de documento:TCC

Área de estudo:Gastronomia

Documento 1

CONSIDERAÇÕES FINAIS 8 REFERÊNCIAS 9 1. INTRODUÇÃO A matemática surgiu por meio da técnica do dedo polegar, uma vez que se viu a necessidade de manipulação das quantidades espaciais. Posteriormente seriam desenvolvidas as teorias do campo da Geometria bem como a generalização do cálculo numérico. A palavra matemática possui origem grega possuindo o significado de ciência racional. O desenvolvimento das teorias, hipóteses e conjecturas possuem como base o emprego do método dedutivo. A metodologia desenvolvida no trabalho é realizada através de levantamento bibliográfico por meio de artigos científicos e livros que discutem e analisam a temática, buscando por meio do confronto das hipóteses buscarem possíveis soluções para os desafios a serem superados dentro da perspectiva que se apresentam.

DESENVOLVIMENTO A maior parte das descobertas, dentro da área da matemática surgiu a partir de 1900, uma vez que se encontra uma quantidade considerável de pesquisas e estudos de novos desenvolvimentos matemáticos no período. O uso de aparatos como computadores e calculadoras permitiam tais avanços e ainda oportunizaram o desenvolvimento de um ramo da matemática mais voltado para o campo da programação. No início do século XX, o Brasil era um país basicamente agrícola vivendo das exportações e comercialização de seus produtos, tendo pouca presença de indústrias nos centros urbanos que se faziam presente. Dentro desse contexto, verifica-se que a maioria da população era analfabeta e não possuía acesso à educação, uma minoria conseguia finalizar o ensino básico e somente os filhos dos grandes latifundiários tinham acesso a educação em nível superior.

O ministro desenvolveu mudanças para o atual modelo de ensino, que acabou por acarretar em mudanças significativas em relação ao ensino secundário, por meio do decreto 19. outorgado em 18 de abril de 1931. Em tal decreto é disposta a organização em referência ao ensino secundário. Art. º O ensino secundario, officialmente reconhecido, será ministrado no Collegio Pedro II e em estabelecimentos sob regimen de inspecção official. em 4 de abril de 1932. Percebe-se que o principal objetivo de tais modificações estava envolvido com a ampliação da finalidade do curso secundário, onde o mesmo não seria destinado apenas como preparatório para o ingresso no nível superior teria a sua própria finalidade. Assim o curso teria agora sete anos, sendo os 5 primeiro compostos pelo ensino fundamental e a segunda etapa formada por dois anos, uma preparação para as escolas de nível superior.

Buscando solucionar a problemática do sistema educacional, docentes em geral, elaboraram um documento tendo como objetivo nortear as diretrizes da política educacional por meio de suas aspirações. Tal documento ficou conhecido como Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova, em meados de 1932. O ensino da Matemática sofreu recentemente, em quase todos os países, uma transformação notável (. Hoje visa-se, ao contrário, a tornar intuitivas as concepções matemáticas, isto é, a apresentá-las sob a forma viva e concreta; não se separam de aplicações e espera-se, desse modo, fazer com que elas correspondam às necessidades reais, que não meras estruturas de silogismos, elaborados em horas de lazer. ROXO, 1937, p. apud CARVALHO et. al 2019, p. É impreterível que as metodologias de condução dos processos de ensino aprendizagem também sofram mudanças positivas, ampliando o clima de liberdade, participação e sensibilidade, onde a formação do discente seja focada no saber sistematizado, mas principalmente em sua formação enquanto ser humano e cidadão consciente de seus direitos e deveres.

A escola possui papel de dar continuidade à educação iniciada no ambiente familiar, as duas instituições devem andar unidas em favor do desenvolvimento de indivíduos que prezem pelo bem comum. A escola possui função de promover a cidadania, onde os alunos aprendam os conteúdos da grade curricular e paralelamente compreendam como aplicar o conhecimento adquirido para melhorar o relacionamento interpessoal, exigir o cumprimento das leis e direitos humanos, agir em todos os âmbitos de sua vida utilizando os preceitos de respeito e igualdade. Constata-se então, a necessidade de incentivar mudanças em toda a sociedade, promovendo uma nova cultura que valorize a aquisição do conhecimento através da leitura, onde todos os cidadãos compreendam sua importância desde o seio familiar e que a escola ratifique os princípios do conhecimento como norteadores da cidadania.

REFERÊNCIAS ARAGÃO, Maria José. htm. Acesso em: 30 jan. BRASIL. Constituição da República dos Estados Unidos do Brasil: 16 de julho de 1934. Disponível em: http://www. n. p. jun. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anisio Teixeira. Disponível em: http://rbepold. jan. jun. ISSN: 0103-7706. Disponível em: http://www. usf.

100 R$ para obter acesso e baixar trabalho pronto

Apenas no StudyBank

Modelo original

Para download