A relevancia do psicopedagogo no processo de ensino aprendizagem

Tipo de documento:Artigo acadêmico

Área de estudo:Pedagogia

Documento 1

Observou-se que, o papel do psicopedagogo, vem tornando-se essencial em todas as etapas da educação. Identificou-se ainda, que quando é estabelecida a intervenção psicopedagógica através da afetividade, em parceria com o professor isso trará como resultado, mais facilidade para desenvolver á construção de novas estruturas cognitivas. Não se pode esquecer, que seu trabalho é avaliado sempre como sendo preventivo, que vem a oferecer recursos aos professores para refletirem sobre a sua prática pedagógica, oportunizando propostas e incentivos que ajudem nos processos de ensino. Conclui-se ao final da pesquisa que, o trabalho desenvolvido pelo psicopedagogo na instituição escolar, poderá colaborar para uma boa atuação do método de ensino-aprendizagem, trazendo conhecimentos de forma agregada, participativa e evolutiva. Palavras Chave: Ensino-Aprendizagem. Por outro lado, ao chegar numa instituição escolar, muitos creem que o psicopedagogo vai resolver todos os problemas viventes (dificuldade de aprendizagem, evasão, indisciplina, desestímulo docente, entre outros).

No entanto, o psicopedagogo não vem com as réplicas prontas. O que vai ocorrer será um trabalho em conjunto, em companhia com todos que fazem a escola (gestores, equipe técnica, professores, alunos, pessoal de apoio, família). O psicopedagogo entra na escola para observar o todo que ocorre dentro da instituição escolar (PONTES, 2010). Para entender, um pouco a propósito de o Psicopedagogo Institucional, é respeitável compreender como se produz seu trabalho no campo escolar. Conforme enfatizado por Bossa (2007, p. O conceito de aprendizagem com o qual trabalha a psicopedagogia remete a uma visão de homem como sujeito ativo em um processo de interação com o meio físico e social. Nesse processo interfere o seu equipamento biológico, as suas condições afetivas - emocionais e as suas condições intelectuais.

A psicopedagogia entende ainda que essas condições afetivo-emocionais e intelectuais são geradas no meio familiar e sociocultural no qual nasce e vive o sujeito. Com entendimento semelhante, de acordo com Weiss (2011, p. Bossa (2007), em seus textos vem destacando a importância do trabalho que pode ser desenvolvido pelo psicopedagogo institucional, pois ele vai atuar na escola, junto aos professores e aos outros profissionais da educação, em uma ação integrada e multidisciplinar pode conseguir contribuir para a melhoria da qualidade do processo de ensino-aprendizagem de forma preventiva. A psicopedagogia institucional segundo entendimento de Ferreira (2004 apud CAZELLA; MOLINA, 2010) tem como objetivo dentro de uma escola que todos os profissionais da educação, considerando dirigentes, professores e coordenadores pedagógicos repensem a função da escola frente às dificuldades da criança e os diversos fatores abrangidos numa condição de aprendizagem.

Santos (2010), em seus textos, vêm asseverando que o papel da psicopedagogia é identificar problemas no processo de aprendizagem do estudante, tanto quanto trabalhar para a superação das dificuldades apresentadas. Utilizando instrumentos, técnicas e procedimentos específicos e articulando conhecimentos nas diversas áreas, o psicopedagogo interfere mediando no método de aprendizagem. O psicopedagogo em sua essência procura sensibilizar o estudante para a edificação do conhecimento, respeitando seus anseios, necessidades com o acompanhamento do professor. Conforme Sá (2013) para a psicopedagogia o processo de ensino-aprendizagem vai além dos teores didáticos. É imprescindível conhecer e seguir individualmente o desenvolvimento de cada criança durante o tempo escolar para que seja ajustado a cada estudante um método que promova seu desenvolvimento afetivo, cognitivo e motor. Wallon (1975 apud FONTOURA, 2011 p.

lembra que cada dia mais é preciso que: A escola não esqueça que toda prática verdadeiramente pedagógica tem por finalidade o desenvolvimento da pessoa e o fortalecimento do eu. Sua intenção, portanto, tem de se levar o aluno a fortalecer sua autoestima, ter confiança em si e nos outros, ter respeito próprio. Observou-se que, á intercessão psicopedagógica tem que ser vista como sendo um mecanismo educacional que visa à articulação apropriada das atividades escolares de ensino e de aprendizagem, às necessidades de formação integral e de desenvolvimento dos alunos. Identificou-se ainda, que quando é estabelecida a intervenção psicopedagógica através da afetividade, em parceria com o professor isso trará como resultado, mais facilidade para desenvolver á construção de novas estruturas cognitivas e a ampliação dessas estruturas em competência de modo a utilizá-las na resolução de situações-problema.

Conclui-se ao final da pesquisa que, o trabalho desenvolvido pelo psicopedagogo na instituição escolar, poderá colaborar para uma boa atuação do método de ensino-aprendizagem e envolvimento das pessoas na melhora das relações interpessoais. O seu trabalho, desenvolverá atos que garantam aos educandos e educadores com dificuldades, oportunidade de continuarem neste espaço escolar, com condições de prosseguirem com a aquisição dos conhecimentos de forma agregada, participativa e evolutiva. REFERÊNCIAS BOSSA, Nadia A.  p. ENRICONE, D. Professor como aprendiz: saberes docentes. Porto Alegre: Edipucrs, 2009. p. Psicopedagogia na rede de ensino: A trajetória institucional de seus atores-autores. São Paulo. Elevação, 2003. PERES, M. R. pp. PORTO, Olívia. Psicopedagogia Institucional: teoria, prática e assessoramento psicopedagógico. Rio de Janeiro: Wak Editora, 2011. RUBINSTEIN, E.

SÁ, MSMM. Introdução à psicopedagogia. Curitiba: IESDE Brasil, 2013. SANTOS, Marinalva Batista dos. Quem é o psicopedagogo institucional numa instituição de nível superior. com. br. Acesso em: Set/2019. SOARES, P. G. ed. Rio de Janeiro: DP & A, 2011. cap. p.

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