A SOCIALIZAÇÃO E A CULTURA NO INSTITUTO FEDERAL BAIANO DESAFIOS NA CONSTITUIÇÃO DO SUJEITO ORGANIZACIONAL

Tipo de documento:TCC

Área de estudo:Medicina

Documento 1

RESUMO O presente trabalho desenvolvido busca discutir os conceitos que estão envoltos nos aspectos da cultura e socialização diante dos preceitos organizacionais, uma vez que, diante da pandemia as funções e atividades outrora desempenhadas tiveram que ser reajustadas. Diante disso, além de conceituar as temáticas de socialização e cultura dentro da perspectiva organizacional, busca-se por meio de um estudo de caso no Instituto Federal Baiano avaliar quais os desafios que se apresentam. A metodologia utilizada será por meio de uma abordagem de revisão bibliográfica, utilizando-se o método hipotético dedutivo para realizar o confronto das informações buscando a construção do trabalho e posterior análise do estudo de caso. Palavras-chave: Cultura. Sujeito Organizacional. A partir daí, os estudos a respeito da cultura organizacional só aumentaram, servindo como um poderoso instrumento para a inserção da competitividade entre as corporações empresariais, uma vez que por meio do seu desenvolvimento é possível criar ações de engajamento entre os funcionários para o alcance de um objetivo que seja comum a todos.

Segundo Souza (2014), as estratégias, os objetivos, o modo como as pessoas desenvolvem as suas atividades bem como, o comportamento que é adotado por cada um dentro de suas funções e atribuições são fortemente influenciados pelos elementos culturais. A cultura organizacional é o conjunto de pressupostos básicos que um grupo inventou, descobriu ou desenvolveu para poder lidar com os problemas de adaptação externa e integração interna, os quais funcionavam bem o suficiente para serem considerados válidos e ensinados a novos membros com a forma correta de perceber, pensar e sentir. SCHEIN, 2009, apud SOUZA, 2014, p. Assim, observa-se que a cultura organizacional representa a forma como as pessoas é uma representação do mundo em que as vivem. As organizações se constituem por características comuns que fazem com que os indivíduos se unam para alcançar os objetivos que almejam.

E para que isso ocorra é necessária a divisão de trabalho, onde cada indivíduo irá exercer uma determinada função buscando assim conquistar as metas que foram estabelecidas pelo grupo. As organizações possuem sua função social recente, datando do surgimento da revolução industrial. Os acontecimentos e as transformações geradas por meio desse novo meio de produção fez com que o modo de vida fosse modificado surgem diversos agentes sociais. Por meio do meio de produção oportunizado pela revolução industrial, temos a constituição do trabalho colaborativo, outrora desempenhado de maneira individual. A organização em que ele trabalha também deve acompanhar os princípios que a sociedade possui. Um novo colaborador, quando adentra na organização, este possui contato com uma nova cultura e além de necessitar conhece-la precisa aprender a respeito dos elementos que a compõem e suas características.

Para que isso possa ser realizado, é necessário que se conheça os objetivos que ela possui, uma vez que estes se comportarão como as metas a serem alcançadas por meio do desempenho de sua função, favorecendo assim o bom relacionamento com os colegas de trabalho, que por sua vez melhora o desempenho da equipe. O colaborador quando assume desenvolver suas atribuições dentro da organização, precisa reconhecer quais são os valores, padrões de comportamento e normas, bem como a cultura organizacional que se faz presente ali, uma vez que deverão ser seguidos para que seja garantida a consolidação da cultura que ali se encontra. Logo, na visão de Dias (2014), o processo de socialização do indivíduo é tido como um processo de aprendizagem, onde o mesmo acaba por se tornar membro da sociedade ao qual está inserido, tomando para si os comportamentos e atribuições coletivas.

BRASIL, 1996). Para tanto, a educação profissional é desenvolvida com o intuito de se realizar a articulação entre as diferentes áreas da educação continuada. Assim, as escolas técnicas bem como as profissionais, ofertarão os cursos regulares e especiais, abertos à comunidade, condicionados a matrícula à capacidade de aproveitamento e não necessariamente ao nível de escolaridade. BRASIL, 1996). Por meio das legislações que regem o ensino no país bem como as características de sua criação e história e perceptível e o ensino profissionalizante e técnico no país, atendeu a diferentes exigências dos governos sendo moldadas as exigências econômicas e industriais que eram características de cada período. A capacitação docente promovida pelo IF Baiano é realizada por meio de ações que visam o ressarcimento parcial de mensalidades em instituições privadas, parcerias dom Institutos e Universidades que oferecem programas de mestrado e doutorado.

BRASIL, 2019). Por meio dessas ações é buscada a qualificação profissional do docente estimulando a sua dedicação a formação. Em se tratando, da qualificação do profissional que atua na área administrativa, o IF Baiano também possui ações visando sua formação, desenvolvimento e preparação para o cargo ao qual ocupará, buscando que seus colaboradores possuam as competências necessárias para realizar suas atividades bem como lidar com as demandas de trabalho. Para tanto, as políticas adotadas são de caráter de promoção de graduação, especialização, mestrado e doutorado a partir do ressarcimento parcial das mensalidades em instituições privadas de ensino. Para a realização das análises a respeito dos fatores que são tidos como desafio para a construção de um sujeito organizacional foi necessário buscar os fundamentos e preceitos que regem a cultura organizacional bem como os processos de socialização.

Segundo Vergara: “a pesquisa pura é motivada basicamente pela curiosidade intelectual do pesquisador e situada, sobretudo no nível da especulação”. VERGARA 1998, p. O instrumento de coleta, bem como a análise dos dados se deu mediante a utilização da técnica de análise documental a partir das literaturas que tenham como foco epistemológico nos desafios que se apresentam no Instituto Federal Baiano. Segundo Andrade, “a pesquisa documental é aquela baseada em documentos primários e originais referente ao fenômeno investigado” (ANDRADE; 2010, p. Vivemos em uma sociedade onde o sujeito segue as regras e os valores da empresa ao qual trabalha como uma forma de amparo ou até mesmo proteção psicológica, uma vez que seu ambiente de trabalho lhe proporciona sua identificação como indivíduo pertencente a um bem maior.

Os processos de socialização não devem ser estruturas que moldem o seu colaborador, uma vez que as características de criatividade, originalidade será perdida. Deve-se buscar a socialização entre os representantes deixando claro quais são os objetivos para que os mesmos em conjunto possam criar e trilhar os caminhos para a sua conquista. CONSIDERAÇÕES FINAIS O trabalho desenvolvido trouxe discussões e análises que perpassam as questões a respeito da cultura e sociologia organizacional, quais os parâmetros para a constituição do sujeito organizacional bem como as implicações das políticas adotadas para a construção dos Institutos Federais de Ensino, impactam no novo modelo social. Buscou-se reconhecer como se formam os processos de formação cultural e socialização dentro de uma instituição de ensino, partindo do ponto em que a socialização é uma parte fundamental nas relações humanas e uma parte integrante de constituição da cultura organizacional.

br/historico. Acesso e m: 01 ago. BRASIL. Ministério da Educação. Lei de Diretrizes e Bases da Educação. edu. br/portal/quem-somos/. Acesso em: 01 ago. DIAS, Reinaldo. Sociologia e Ética Profissional. HOUAISS, Antônio; VILLAR, Mauro de Salles. Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa. Rio de Janeiro: Objetiva. p. MARCHIORI, Marlene. pdf. Acesso em: 01 ago. SOUZA, Carla Patrícia da Silva. Cultura e Clima Organizacional: compreendendo a essência das organizações. Curitiba: InterSaberes, 2014. Constituição do sujeito, socialização/apropriação do conhecimento e formação em serviço. Revista de Ciências Humanas, Florianópolis, Edição Esp. Temática, p. Disponível em: https://periodicos. ufsc.

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