A utilização da Matemática financeira e estatística no nosso cotidiano

Tipo de documento:TCC

Área de estudo:Matemática

Documento 1

Realizou-se uma pesquisa bibliográfica baseando-se nas contribuições de autores como IGNÁCIO (2010), KEKI (2010), SCHNEIDER (2008), entre outros, buscando demonstrar a relevância de conhecer os conceitos de estatística e de matemática financeira, assim como apontar as consequências da falta desse conhecimento na vida das pessoas. Inferiu-se a importância do aprendizado dos conteúdos estatísticos e financeiros no cotidiano dos indivíduos, para a vida em sociedade e no mundo do trabalho, nas mais diversas questões, de cunho mais significativo para o exercício pleno de sua cidadania em um mundo que está sempre mudando. Palavras-chave: Matemática financeira. Estatística. Cotidiano. Eles colaboraram para a evolução das técnicas financeiras e o aparecimento dos juros compostos. Pode-se dizer que a matemática financeira tem um grande número de aplicações no cotidiano, que vão desde o ganho de capital, pagamentos antecipados e postecipados, porcentagem, descontos, até os financiamentos (OLIVEIRA et al.

Não é diferente para o conhecimento estatístico, pois, o mesmo é encontrado em diversas e importantes áreas e aplicações. Ela proporciona criticidade nas análises, sejam elas econômicas, empresariais ou políticas. No cotidiano, as pessoas encontram informações disponibilizadas de forma gráfica e por meio de tabelas. Desenvolvimento A matemática financeira compreende o estudo do dinheiro em relação ao tempo. De acordo com Schneider (2008): A matemática financeira é um ramo da matemática aplicada. Que estuda o comportamento do dinheiro no tempo. Dominá-la tornou-se mais que impositivo, quer pelas implicações do trabalho assalariado, quer pelas operações de compra e venda, quer pelos investimentos de capital (Schneider, 2008, p. A matemática financeira já existe desde os primórdios e, desde essa época, possui a sua relevância, inclusive expressa pelos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), no trabalho de Schneider (2008): a Matemática guia a prática escolar, no que se refere ao conhecimento do aluno, que proporcione a ele se inserir no mundo do trabalho e na sociedade, exercendo seu papel de cidadão.

A matemática financeira tem uma natureza relativa à decisão e o objetivo é fazer a gestão das operações financeiras. Assim sendo, é necessário aplicar cálculos apropriados e corretos e esse exercício é que irá permitir reduzir riscos, incertezas, diminuir custos, maximizar receitas. Os cálculos financeiros são dispositivos fundamentais no processo decisório e na gestão financeiras das pessoas, empresas, comunidades, entre outros. A educação para o consumo já existe em vários países e é capaz de fornecer uma vida digna às pessoas e uma sociedade mais justa. Desta forma, ele entende que a matemática financeira é um direito de todo cidadão, que garante autonomia, argumentação e entendimento do mundo em que vive. Nos dois casos, o processo evolutivo levou também ao desenvolvimento das duas ciências, em virtude das necessidades crescentes e ajustes a um modo de vida que trouxesse agilidade, confiabilidade e conforto para as pessoas.

O mundo atual e moderno está em constante transformação e a tecnologia proporciona a circulação de informações em grande escala. No cotidiano e, principalmente, no mundo do trabalho, a concorrência se tornou algo notório e isso exige que os indivíduos, de modo geral, se preocupem com analisar e criticar os dados que lhe são passados, para saberem como responder a isso, bem como entender o contexto em que estão inseridas. Para o indivíduo, tornou-se requisito, ter autonomia em momentos decisórios e fugir das armadilhas que um conjunto de informações, gráficos e tabelas podem trazer, conferindo à estatística, “o poder” de controle sobre a sua vida (KEKI, 2010). A criticidade na análise dos dados é identificada como “alfabetização quantitativa” e, por este motivo, tornou-se uma obrigação na sociedade da informação.

Outro aspecto comum com a matemática financeira, pois, ela também fornece condições para a formação do cidadão, fornecendo elementos para que as pessoas possam conhecer o contexto que as cercam. E tanto a estatística quanto a matemática financeira possuem atenção especial dos PCNs, pois nele, o conhecimento estatístico está referido dentro do contexto do tratamento da informação e é possível que maior atenção seja dada a ela em sala de aula. A disciplina não trabalha apenas com números relacionados com algum fato social ou tabelas e gráficos para a apresentar os dados pesquisados. Ela é uma ciência multidisciplinar e está relacionada a diversos campos. Na área médica, fornece elementos para o tratamento de doenças. Inclusive porque as aplicações financeiras e empréstimos são regidos pelo juro composto e se sabe que ele tem uma natureza exponencial, o que já apresenta uma ideia do que espera o consumidor, sabendo-se que é bem diferente de aplicações lineares e proporcionais.

Com a natureza exponencial, entende-se que o crescimento de qualquer valor sujeito a essa curva, seja muito rápido. Figura 1 – Simulação da poupança. Fonte: (CORREIO, 2012). Quando se trabalha com avaliação financeira, um aspecto importante a ser considerado é o risco associado ao retorno de determinada coisa. Isso permite reconhecer tanto as necessidades quanto as oportunidades para produtos e serviços para aquele público. Possibilita também entender como está o aceite de alguns serviços, como pacotes turísticos, imagem de empresas, pesquisa de eleitorado, para as próximas eleições e avaliação do atual governo. A quinta aplicação está no ramo espacial, onde foram criadas teorias estatísticas relacionadas aos sinais de satélites, que são recebidos de maneira aleatória. A sexta utilidade é no ramo da Agronomia, onde a Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisas Agropecuárias) usa a ciência para aprimorar os produtos utilizados na agricultura e quais os melhores procedimentos a serem utilizados na produção de alimentos (IGNÁCIO, 2010).

A sétima utilidade é na área da administração, principalmente para o PCP (planejamento e controle da produção), utilizando procedimentos que garantam eficácia, menor custo e maior lucratividade, com a previsibilidade de suas receitas, da demanda, do estoque e do mercado. Utiliza-se também para se calcular diversos índices, com o objetivo de medir o custo de vida de uma localidade e o nível de emprego/desemprego (IGNÁCIO, 2010). Diante disso, fica evidenciado a importância da estatística nas mais diversas áreas do conhecimento e, conhece-la, é de fato imprescindível. Em diversos institutos de pesquisa tais como o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (DIEESE), Fundação Sistema Estadual de Análise de Dados (SEADE), Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) e Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA), o uso do conhecimento estatístico permite operacionalizar as pesquisas socioeconômicas, agropecuárias ou demográficas sobre o contexto brasileiro, viabilizando a formulação de indicadores estatísticos sintéticos para o uso na esfera federal, estadual e municipal, permitindo o estudo, planejamento, acompanhamento e avaliação de programas e políticas públicas (IGNÁCIO, 2010).

A maior contribuição do conhecimento estatístico para o gestor público é a verificação de Informações Sociais, Demográficas e Econômicas, feita pelo IBGE, abrangendo: • Estatísticas de Âmbito Social e Demográfico: de 10 em 10 anos, o Censo Demográfico é uma das principais estatísticas sociodemográficas, ajudando os gestores públicos a entender melhor como é a dinâmica populacional e a realizarem da melhor forma possível os gastos com a saúde e assistência social. De 5 em 5 anos, é feita a contagem populacional, importante para melhorar a estimativa existente da população. O conhecimento destas ferramentas é importante no sentido de que pudesse deparar com situações do cotidiano que exijam essas informações e uma resposta adequada a essa demanda. A importância também se mostra quando as pessoas têm maior consciência de seus gastos e do que é cobrado; isso contribui para um país mais desenvolvido, igual e justo.

Da mesma forma, conhecer os índices, gráficos, tabelas e os pressupostos estatísticos contribuem da mesma forma para que os indivíduos possam aproveitar a cidadania da melhor forma, estando contextualizados nas situações que os cercam. O artigo também mostrou algumas semelhanças entre a estatística e a matemática financeira e que estas vão além da importância na vida das pessoas e para o aperfeiçoamento da cidadania: estão previstos nos Parâmetros Curriculares, o que enfatiza a sua importância e levanta uma conjectura, que é abordar as duas disciplinas, de forma mais entusiasmada, pelos professores, em sala de aula, devido às questões de relevância que foram tratadas aqui. REFERÊNCIAS ALMEIDA, Adriana Correa. IGNÁCIO, Sérgio Aparecido. Importância da estatística para o processo de conhecimento e tomada de decisão.

Nota técnica do Ipardes. Curitiba, PR. KEKI, Danilo Rebelo. SCHNEIDER, Ido José. Matemática financeira: um conhecimento importante para a vida das pessoas. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade de Passo Fundo. Passo Fundo, RS. OLIVEIRA, Marcos Gustavo Menezes de et al.

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