A utilização do Balanced Scorecard como ferramenta para a gestão estratégica

Tipo de documento:Plano de negócio

Área de estudo:Turismo

Documento 1

Justifica-se também pela sua relevância em contribuir no auxilio as empresas tanto de grande, médio e pequeno porte na utilização das ferramentas de gestão estratégica para desempenho de seus funcionários. Para o desenvolvimento deste trabalho foi utilizado como método à revisão literária, pois com base em definições científicas, tendo uma base confiável de informações. Nesta pesquisa se utilizou a leitura analítica e exploratória de maneira que as teorias levantadas. Palavras-chave: Gestão estratégica; Estratégia; Balanced Scorecard. – INTRODUÇÃO A gestão estratégica é uma das ferramentas mais utilizadas como base para a tomada de decisões. Levando-se em conta os aspectos anteriormente apresentados, pode-se definir como problema deste trabalho: A gestão estratégia pode contribuir para o crescimento organizacional? O objetivo deste trabalho é analisar a importância da gestão estratégica e de suas ferramentas para o crescimento organizacional.

Objetiva-se também, conceituar gestão estratégica, descrever o que é o Balanced Scorecard e auxiliar na implantação do Balanced Scorecard. Para o desenvolvimento deste trabalho foi utilizado como método à revisão literária, pois com base em definições científicas, tendo uma base confiável de informações através de uma leitura analítica e exploratória de maneira que as teorias levantadas conduzam a obtenção de resposta ao problema apresentado. Os critérios de exclusão foram baseados nos descartes de artigos mal argumentados e sem teor científico, além de também descartar os que não possuem tanta abrangência ao problema de pesquisa. – REFERENCIAL TEÓRICO A gestão estratégica possui a finalidade de fazer com que a estratégia que foi definida possa ser sistematicamente acompanhada, analisado, ou se for necessário ate mesmo redefinida, buscando garantir que a visão de futuro da organização seja alcançada (MOREIRA, SEDRANI, LIMA, 2018).

Segundo Moreira, Sedrani e Lima (2018), é possível perceber que cada vez mais os executivos necessitam de criar um ambiente continuo de reflexão estratégica nas suas reuniões e também garantir que as analises ali realizadas sejam prospectivas, fazendo uma analise das tendências do mercado e também da concorrência, além de vários outros pontos a serem analisados. É através desta analise que serão extraídos os aspectos que podem ser considerados estratégicos e que ao mesmo tempo acaba exercendo um impacto direto nos objetivos da organização, o que acaba estabelecendo um foco para a tomada de decisões e também com relação às necessidades da empresa para conseguir alcançar a sua visão de futuro. Uma grande dificuldade encontrada pelos gestores da atualidade são as reuniões executivas que são orientadas pela organização, que através de dados antigos procuram tomar novas decisões, essas reuniões muitas vezes acabam se tornando improdutivas, pois todas as decisões são tomadas em cima de extrapolações já bem antigas.

Nesses últimos anos, as reuniões realizadas tomaram uma nova proporção por que possuem um caráter mais de analise de dados reais e também do momento em que a empresa esta vivendo, é através destas analises que são retirados os pontos estratégicos que devem ser trabalhados, lembrando que geralmente são os que possuem um impacto direto nos objetivos da organização. Justamente por este motivo vem a ser tão importante que as empresas criem modelos de gestão estratégica, para isso pode ser utilizadas reuniões executivas para a tomada de decisão, que deverão ser estruturadas e concebidas em curtos ciclos e assim se tornando cada vez mais assertivo, diferentemente dos ciclos anuais de planejamento (MOREIRA, SEDRANI, LIMA, 2018). Prado (2002), diz que o BSC surgiu no ano de 1990, através de um estudo realizado pelo Instituto Nolan Norton, também conhecido como “MeasuringPerformance in theOrganizationofthe future” escrito por David Norton, também considerado como o maior executivo da Nolan e o consultor acadêmico Robert Kaplan.

O objetivo principal do BSC é fazer a mobilização de todos os setores da organização com a finalidade de identificar quais são os fatores críticos que estão envolvidos em quatro perspectivas, são elas: Perspectiva financeira; Perspectiva dos clientes; Perspectiva dos processos internos; e Perspectiva de Aprendizado e Crescimento (GALINDO, 2005). De acordo com Cavalheiro (2006), percebe-se que o BSC também pode ser utilizado como um sistema de controle estratégico, que tem a finalidade de possibilitar às empresas a utilização da estratégia organizacional para a elaboração do seu planejamento tático e também operacional. É um sistema que se baseia através de indicadores que devem impulsionar o desempenho buscando proporcionar a organização a uma visão atual e futura do seu negocio, tendo um foco abrangente e também o controle dos objetivos planejados.

O BSC realiza toda uma mobilização dos setores da empresa buscando os pontos críticos que devem ser trabalhados pela organização, este trabalho deve ser realizado utilizando alguns pontos também chamados de perspectiva, Perspectiva financeira; Perspectiva dos clientes; Perspectiva dos processos internos; e Perspectiva de Aprendizado e Crescimento. Feedback e Aprendizado e Crescimento: a) O sistema de feedbackdeve utilizado como uma maneira de testar as hipóteses nas quais a estratégia se baseia; b) Solução de problemas em equipe; e c) O desenvolvimento da estratégia deverá ser um processo continuo. Conforme Nascimento (2009) é possível perceber que as mudanças que estão ocorrendo no mercado que exigem rápidas e continuas adaptações das empresas, em busca do crescimento e também sobrevivência da entidade no mercado.

Existem vários sistemas de controle gerencial, entre eles o mais comum é o BSC, é o sistema que mais tem se destacado além de proporcionar as empresas resultados muito eficazes, tendo como finalidade de vinculação dos indicadores financeiros e não financeiros aos objetivos estratégicos e também auxiliar os gestores na implantação e avaliação do seu planejamento. De acordo com Kaplan (1997), existem três princípios que podem ser utilizados para a integração do BSC à estratégia, são eles: as relações de causa e efeito com a finalidade de definir a estratégia como sendo um conjunto de hipóteses que podem ser aplicadas ao scorecardde maneira adequada sendo que se tornam explicita a sequencia das relações entre as medidas de resultado e também os vetores de desempenho; também os vetores de desempenho que podem acabar refletindo de maneira singular na estratégia da organização, por exemplo: os vetores financeiros de lucratividade, os tipos de mercados que a empresa pretende competir, os processos internos específicos além dos objetivos de aprendizagem e crescimento que podem ser oferecidos como proposta de valor a um tipo de segmento específico.

Para finalizar é necessário também entender as relações com os fatores financeiros que podem enfatizar fortemente nos resultados da organização, como por exemplo, o retorno sobre o capital que foi empregado ou ate mesmo o valor econômico agregado, lembrando sempre de considerar todos os fatores de resultado que podem influenciar diretamente os clientes e ao mesmo tempo gerar algum tipo de alteração nos resultados financeiros. É necessário que ela seja adotada de maneira consciente pelas organizações que realmente pretende obter sucesso no alcance da visão de futuro através da utilização do Balanced Scorecard que tem se demonstrado como uma arquitetura efetiva para esta função. É possível perceber que o Balanced Scorecard tem uma enorme importância para o planejamento estratégico da organização, é baseado através de indicadores financeiros e não financeiros aonde tem a finalidade de proporcionar para a empresa resultados cada vez mais claros e precisos além de auxiliar os gestores nas tomadas de decisões.

O BSC é considerado como um instrumento que visa englobar a empresa como um todo, através da analise dos pontos fundamentais que devem ser estudados, através de quatro perspectivas equilibradas proporciona à organização uma visão em longo prazo da sua verdadeira situação. Sendo assim, é possível identificar que o Balanced Scorecard no momento em que se encontra alinhado juntamente com o planejamento estratégico proporciona à organização de negócios diversas vantagens competitivas além do desenvolvimento da organização, buscando proporcionar ferramentas que podem auxiliar os gestores nas tomadas de decisões buscando sempre aumentar a lucratividade e também retorno sobre os capitais empregados. – REFERÊNCIAS CAVALHEIRO E. ufsm. br/revistacontabeis/anterior/artigos/vIIIn02/balanced_scorecard. pdf>. Acesso em: 01 de mar. de 2012. KALLÁS D. RIBEIRO F.

Balanced Scorecard Conceitos Gerais. Kallás Consultoria e Desenvolvimento Ltda, São Paulo, 2008. Disponível em <http://www. A Estratégia em ação: Balanced Scorecard. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 1997. MOREIRA, Fábio Fontanela; SEDRANI, Luiz Gustavo M. LIMA, Roberto de Campos. REGINATO L. Controladoria: Um enfoque na eficácia organizacional. ed. São Paulo; Atlas, 2009. PADOVEZE C. com. br/imagens/editor/ebook/GUIA_Balance_Scorecard. pdf>. Acesso em: 05 de mar. de 2012. br/contabeis10/pages/artigos/cc-edic10-anoV-art05. pdf>. Acesso em: 05 de Jun. de 2012.

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