Abordagens pedagógicas

Tipo de documento:PTI

Área de estudo:Educação Física

Documento 1

A Educação Física Desenvolvimentista está relacionada com o desenvolvimento motor do indivíduo e tem como foco ensinar e aperfeiçoar as habilidades motores através de atividades de acordo com a faixa etária em que os alunos se encontram, especificamente para crianças de quatro a quatorze anos. O ponto positivo da abordagem desenvolvimentista está no estímulo do desenvolvimento motor do aluno tendo como propósito básico trabalhar os padrões de locomoção, de manipulação e de equilíbrio. O seu ponto negativo é que ainda não ocorreu uma contribuição específica para a disciplina de Educação Física, ficando assim, como uma abordagem genérica. A avaliação nessa abordagem pedagógica, ou seja, como o professor deverá desenvolver esse sistema de ensino, acontece por meio de observações do processo de aprendizagem motora e estabelecimentos de padrões fundamentais do movimento.

Na abordagem Construtivista, o jogo é considerado o principal modo de ensinar, é um instrumento pedagógico, um meio de ensino, pois enquanto joga ou brinca a criança aprende (DARIDO, 2001). A abordagem crítico emancipatória, busca desenvolver uma prática do esporte condicionada a sua transformação didático-pedagógica, de tal modo que a educação contribua para a reflexão crítica e emancipatória das crianças e jovens. Essa abordagem traz como ponto positivo a utilização do esporte como objeto de ensino buscando sempre alcançar o desenvolvimento de competências como autonomia. Já como ponto negativo pode-se dizer que as aulas trabalham somente os esportes como conteúdos privando os alunos da parte técnica. O professor poderá trabalhar nesta abordagem com encenação onde se explora as possibilidades e propriedades dos recursos didáticos.

Métodos tradicionais - Analítico, Global e Misto. No método Global o aluno aprende através do próprio jogo onde o movimento das jogadas é ensinado em sua totalidade e o aprendiz irá executar os exercícios por diversas vezes até que tenha aprendido o esporte como um todo. Os pontos positivos deste método global consistem em que o aluno aprenderá o esporte na prática, ou seja, jogando. Isso faz com que a aprendizagem se torne mais prazerosa. Proporciona ainda, uma interação, criatividade e movimentação tática mais abrangente deixando o aprendiz com uma maior visão do jogo. Os pontos negativos do método global podem-se afirmar que o aluno se sente desmotivado pela demora em visualizar o seu progresso técnico. Neste método as jogadas são tiradas de situações de jogos compondo comportamentos individuais e coletivos, possibilitando ao aprendiz um confronto com situações reais de jogo.

O objetivo é a formação do individuo que analisa a situação das jogadas antes de realizar o movimento técnico. As vantagens do método situacional vão desde a proximidade das situações apresentadas no treinamento com as ações do jogo competitivo formal até o total aprendizado de habilidades, resolvendo os problemas apresentados As desvantagens deste método referem-se a falta de abrangência de todo o contexto do jogo ou esporte, não podendo assim, representar a ideia total do esporte. Enfim, o método situacional realiza um desenvolvimento de forma sistemática nas funções táticas e técnicas englobando todos os níveis de rendimento esportivo. O professor poderá trabalhar com o método em questão, por exemplo, na criação de jogos para estimular no aluno a autonomia para que na prática este aprendiz possa resolver o jogo com alternativas e recursos táticos.

Iniciação Esportiva Universal: metodologia da iniciação esportiva na escola e no clube. Belo Horizonte: Editora UFMG. v. PERFEITO, P. J. Educação de corpo inteiro. São Paulo: Scipione, 1989.

30 R$ para obter acesso e baixar trabalho pronto

Apenas no StudyBank

Modelo original

Para download