Acidentes por calor

Tipo de documento:Projeto de Pesquisa

Área de estudo:Medicina

Documento 1

Um dos motivos para que esses procedimentos sejam realizados, é quando ocorrem acidentes causados por calor, como: queimaduras, insolação e intermação. Os primeiros socorros se realizados de forma eficiente e rápida garantem o bem estar e muitas vezes a vida dos pacientes em questão. É de vital importância a prestação de atendimentos emergenciais. Dentro da área de primeiros socorros o enfermeiro exerce um papel muito importante para a população, onde ele deve elencar as prioridades de ações ao paciente, planejando uma assistência adequada de acordo com as necessidades afetadas. O planejamento da assistência na área da enfermagem faz parte de um processo, onde deve-se primeiramente identificar as inferências e assim determinar as intervenções necessárias para cada tipo de paciente. Em relação a profundidade, elas podem ser classificadas em quatro tipos: as de primeiro grau, atingem apenas a epiderme, causa somente hiperemia (aumento do fluxo sanguíneo, e tem ausência de flictenas, as chamadas bolhas.

As de segundo grau atingem a epiderme e também parte da derme, podendo ser superficial ou profunda. O aspecto das queimaduras de segundo grau, é a presença de flictenas e dores acentuadas. Já as de terceiro grau atingem todas as camadas de pele, tem aspecto de ferimento espesso, seco e coloração esbranquiçada a enegrecida. Nesse grau de queimadura a dor está bem presente, entretanto os nervos ficam intactos. Algumas ações também não devem em hipótese alguma ser feitas, como, nunca fazer o uso de pasta de dentes, pomadas, clara de ovo, ou quaisquer produtos ou ingredientes sobre a área queimada, sem antes consultar um profissional da área. Não deve-se também, remover tecidos que estiverem grudados. Assim como também, não estourar as bolhas e não fazer o uso de gelo, pois resulta em aumento do dano no tecido já queimado.

• Insolação A insolação é causada por situações de exposição prolongada ao raios solares e ao calor. Normalmente ela se depara em ambientes muito quentes ou em situações que provoquem aumento rápido da temperatura corporal, como, por exemplo: Passar muito tempo exposto ao sol sem protetor solar (na praia, no clube, na piscina etc); Praticar atividades físicas intensas sem a devida hidratação; ou até também fazer o uso excessivo de roupas. • Intermação A intermação está mais relacionada com as alterações de termorregulação do organismo do que sob a ação do calor. É desencadeada diante da permanência do indivíduo em locais fechados, abafados e sem ventilação. Fazendo com que o processo de termorregulação seja prejudicado e o caminho do oxigênio seja dificultado.

Intermação é uma situação semelhante à insolação, entretanto é mais grave e pode levar à morte. Entre os sintomas de internação está, o aumento da temperatura corporal (40/41º C), respiração fraca e também pulso rápido. p. ECHEVARRÍA-GUANILO, Liliana Antoniolli et al. Conhecimento da população sobre os primeiros socorros frente à ocorrência de queimaduras: uma revisão integrativa. Revista Brasileira de Queimaduras, v. n. Queimaduras. Disponível em: <https://www. einstein. br/doencas-sintomas/queimaduras>. Acesso em: 26 jan.

44 R$ para obter acesso e baixar trabalho pronto

Apenas no StudyBank

Modelo original

Para download