Ações de marketing realizadas pelo Parque Histórico de Carambeí

Tipo de documento:Monografia

Área de estudo:Marketing

Documento 1

Buscando revelar a história pontual desse local em relação ao uso de ferramentas do marketing turístico. Palavras-chave: Marketing Turístico. Turismo. Estudo de caso. Parque Histórico. TURISMO 19 1. Marketing turístico 22 1. CARACTERISTICAS HISTÓRICAS DO PARQUE HISTÓRICO DE CARAMBEÍ 23 1. Colonização holandesa 23 CAPÍTULO II - TRAJETÓRIA METODOLÓGICA DA PESQUISA 25 2. NATUREZA E ABORDAGEM DA PESQUISA 25 2. A necessidade de estudar as formas de marketing da atividade turística do PHdC foi percebida partindo da hipótese de que o turismo pode ser melhor desenvolvido de acordo com as ações de marketing existentes. Na tentativa de encontrar explicações para este problema, tentou-se localizar informações relevantes acerca do tema em trabalhos acadêmicos, mas poucos foram os trabalhos que abordavam essa temática e elucidasse o assunto sob essa mesma perspectiva.

Dessa forma, está sendo feito um levantamento bibliográfico sobre assuntos correlatos para embasar a análise inicial. A pesquisa se mostra relevante, pois segundo apontamento o turismo mundial vai crescer entre 3% e 4% em 2019. Essa é a previsão da Organização Mundial do Turismo (OMT), de acordo com relatório recém-divulgado. O problema de investigação apresentado se insere na área de ciências sociais aplicadas uma vez que a pesquisa, no que tange ações de marketing e sua influência no turismo está diretamente implicada tanto com o processo administrativo em suas múltiplas dimensões quanto com os aspectos organizacionais vividos pelo espaço e sujeitos na construção do conhecimento em marketing e turismo. Para alcançar os objetivos estabelecidos, elegemos o estudo de caso como uma das ferramentas de coleta e análise da pesquisa, pois o mesmo é usado com certa frequência nas ciências sociais (GIL, 2007).

E se enquadra com a proposta aqui exposta, podendo essa modalidade ser caracterizada como um estudo de uma entidade bem definida, como um programa, uma instituição, um sistema educativo, uma pessoa, ou uma unidade social. Visa conhecer em profundidade o como e o porquê de uma determinada situação que se supõe ser única em muitos aspectos, procurando descobrir o que há nela de mais essencial e característico. Como procedimento de organização e análise dos dados foi eleita à análise de Conteúdo (AC) em todas as etapas da pesquisa (BARDIN, 2011). Nesta fase se nota a importância de uma infraestrutura básica de qualidade, sendo estrutura básica para esta atividade, no que se referem os seus componentes e a correlação entre ambiente, organizações e intermediários, para uma real colocação no mercado turístico.

No qual é colocado por Beni (2003) a base da atividade. Em suma a oferta em turismo pode ser concebida como o conjunto dos recursos naturais e culturais que, em sua essência, constituem a matéria- prima da atividade turística porque, na realidade, são esses recursos que provocam a afluência de turistas. A esse conjunto agregam-se os serviços produzidos para dar consciência ao seu consumo, os quais compõem os elementos que integram a oferta no seu sentido amplo, numa estrutura de mercado. BENI, 2003, PG. Os estudos na área de turismo são diversos e interligam entre si, e cada setor econômico que compõem o turismo, necessita de um avanço em seus estudos, e compartilhamento com os demais, em razão de serem interdependes para a obtenção de bons resultados finais.

Ainda assim trabalhando com questões como a experiência do turista, no que remete a um dos campos de conhecimento imprevisível, porém de extremamente importante quando se fala em turismo, suas motivações, segmentações, inter-relações e impactos sociais do turismo. BINFARÉ, 2016). Entretanto para que ocorra esse tipo de atividade, necessita - se de uma infraestrutura básica, oferta de serviços, incentivo dos moradores, do setor público e privado. Para que se torne possível à locomoção de visitantes são necessários facilitadores, formando assim a oferta básica de recreação, lazer, alojamento, alimentação, bens, serviços, cultura e infraestrutura básica que deve se encontrar nos patrões aceitáveis para a atuação da oferta. Algumas de suas subdivisões são: • Ecoturismo Denominação dada ao deslocamento de pessoas para espaços naturais delimitados e protegido pelo Estado ou controlados por associações locais e ONG’S, contendo em sua área um Plano de Manejo, delimitação da área e controle de visitantes.

• Turismo Empresarial ou de Negócios Denominação dada ao deslocamento de empresários e executivos, sendo estes turistas em potencial, com a finalidade de realizar práticas de atividades profissionais, comercial e industrial, sendo este um da responsável pelo consume de transportes, hotéis, restaurantes, entre outros. • Turismo Congressual Denominação dada ao deslocamento de pessoas com o incentivo de participar de congressos e seminários sobre assuntos diversos, sendo praticado geralmente em grupos, sendo assim solicitados equipamentos e serviços. • Turismo Sociofamiliar Denominação dada ao deslocamento de pessoas motivadas em visitar parentes e amigos, utilizando assim equipamentos turísticos. Uma das matérias primas do turismo é a visita às áreas naturais, no qual o turista pode ter o acesso a momentos de lazer, conhecimento de preservação e educação ambiental, juntamente com o contato e experiências com a visualização da vida selvagem, banhos de cachoeiras e momentos de evasão.

Cidades históricas têm características peculiares que tornam o turismo importante na sua preservação e desenvolvimento. Por outro lado, a relação entre o turismo e a cidade histórica não é estática; e em situações ideais as atrações inerentes às cidades históricas são a base sobre as quais a oferta e a atividade pode desenvolver-se de uma forma simbiótica. Isto reflete a mudança de percepção do patrimônio e da cultura, que deixou de ser baseada apenas nas estruturas físicas dos grandes monumentos, arquiteturas e artes. BORGES, et al, 2013, p,6) As cidades históricas não constituem um espaço planejado para o turismo em sua configuração física, compreendendo uma realidade diversa e com varias dimensões num ambientais onde se insere a função turística.

A cultura e o turismo corroboram para fortalecer a multiplicidade de papeis e identidade das cidades históricas. Fomentar a importância do bem patrimonial exercendo seu papel da preservação da memória. Além da missão de preservar a história, memória, cultura e identidade dos imigrantes holandeses, assim como a formação étnica e social da cidade de Carambeí. Colonização Holandesa No século passado, a presença holandesa começou a ressurgir no Sul do Brasil, especificamente no estado do Paraná. Para Kooy (1986) Eram muitos os motivos pelo qual as pessoas partiram da Holanda, mas todos eles tinham algo em comum, a busca por melhores condições de vida e novas oportunidades. Naquele período o estabelecimento de imigrantes holandeses no Brasil era comum.

ASSOCIAÇÃO CULTURAL BRASIL HOLANDA, 2015). De acordo com Kooy (1986) no dia 04 de abril de 1911, Leendert Verschoor, aceita fazer o acordo com a companhia. O contrato entre os colonos e a empresa, continha 12 regulamentos, tendo o seu primeiro, as seguintes condições: A Brazil Company, denominada neste regulamento como “Companhia’’, coloca a disposição do colono se estabelecendo neste lugar, de imediato depois de sua chegada: um lote de terras, uma casa, uma canga de bois e também três vacas leiteiras”. também fornecerá sementes e adubos para a primeira semeação nesta parte do terreno, satisfatoriamente preparado pelo colono na opinião da Direção. KOOY, 1986, PG 28, 29). A igreja se tornou um importante local de encontro religioso e social entre os colonos (CHAVES, 2011). De acordo com Cordeiro (2006), assim que os colonos chegaram à educação era feita em suas próprias casas, e em 1920, a companhia ferroviária cedeu uma residência que estava sem uso para que utilizassem com o fim educacional.

Alguns professores foram contratados da Holanda, como Jacob Voorsluys, o mesmo oferecia aulas diárias no idioma holândes e apresentava conceitos sobre a história e cultura holandesa, o ensino religioso também era ministrado uma vez por semana, além de matérias básicas do currículo escolar. A religião e educação eram interligadas e de grande importância na colônia, sendo utilizada para manter a identidade dos imigrantes. Nos últimos 100 anos os imigrantes deixaram suas marcas na história de Carambeí, fazendo parte da construção social e econômica da região, para celebrar a prosperidade da união dessas duas nações, em 2011 foi consolidado na Lei 12. Infográfico dimensional da imigração holandesa do início do sec. XX até início do séc.

XXI. Fonte: Parque Histórico de Carambeí: Catálogo (2016). A figura 3 representa a continuação cronológica da chegada dos imigrantes holandeses a Carambeí – PR até o centenário da imigração holandesa em Carambeí, juntamente ao ano da Holanda no Brasil em 2011. A ação de marketing mergulha no ambiente externo, em busca das parcerias que os fatores de poder e política podem engendrar. Consolidam as alianças comerciais e institucionais necessárias, a ação do marketing volta ao ambiente interno, para estabelecer definitivamente as especificações técnicas e comerciais do produto, compreendidas como Produto e Preço. Finalmente voltando ao ambiente externo para os objetivos de divulgação, divulgação, distribuição e venda que estão nos fatores de Promoção e Praça. VAZ, 1999, pg.

Para entender o funcionamento do setor de turismo é necessário conhecer os meios de comunicação utilizados e, a forma como as empresas tem se colocado perante o mercado competitivo e complexo que se encontra no momento. O marketing pode ser considerado como uma das ferramentas principais em uso por empresas e organizações para o tratamento com clientes diversos. Como o que foi apontado por Kotler e Armstrong (2003), os objetivos fundamentais do marketing são: atrair clientes novos, prometendo-lhes valorização, e manter os clientes habituais, propiciando-lhes maior satisfação. Sendo este complementado por Beni (2003, pg. que considera que “Operando dentro de um sistema mercadológico, se tem a necessidade de se ter uma visão sistemática da relação entre os agentes envolvidos e o ambiente em que se atua”.

O setor turístico, por se tratar de um mercado de serviços, se depara com as especificidades dessa atividade. Mesmo que todo esse conjunto de fatores apesente nível satisfatório e, portanto, competitivo, basta que um deles seja negativo para que a qualidade do produto final do cluster seja comprometida. BENI, 2003, PG. É no ser humano ou no local onde ele presta serviço que aumentam os riscos de não serem correspondidas às expectativas da demanda, em que se pode ter uma ideia própria da qualidade do serviço, tanto em relação às promessas da publicidade quanto ás suas exigências e motivações que se espera possam ser satisfeitas. BENI, 2003, PG. Dessa forma, as busca por informações têm fornecido dados valiosos e úteis para o planejamento de estratégias de marketing e direcionamento das ações de comunicação (FODNESS; MURRAY, 1997).

Por completo tem o comportamento do turista e o que o motiva, o que é ressaltado por Kotler (2010 PG. Hoje estamos testemunhando o surgimento do marketing 3. ou a era voltada para os valores. Em vez de tratar as pessoas simplesmente como consumidoras, os profissionais de marketing as tratam como seres humanos plenos: Com mente, coração e espírito. Cada vez mais, os consumidores estão em busca de soluções para satisfazer seu anseio de transformar o mundo globalizado num mundo melhor. Classificamos as mídias sociais em duas amplas categorias. Uma é composta pelas mídias sociais expressivas, que incluem blogs, Twitter, Youtube, Facebook, sites para compartilhamento de fotografias como o Flickr e outros sites de networking social. A outra categoria é a das mídias coloborativas, que inclui sites como Wikipedia, Rotten Tomatoes e Craigslist.

AS CARACTERÍSTICAS DO MARKETING DIGITAL A Internet vem alterando a maneira de nortear as transações organizacionais de um modo inimaginável há anos atrás, sendo o sustentáculo da comunicação mundial e concebendo uma rede livre e quase incontrolável. Com isso, o Marketing sofre progressos e suas estratégias são direcionadas ao espaço digital. A compra se configura por aspectos mais racionais. O Marketing enxerga na Internet uma ferramenta para o Marketing direto. O uso eficiente da Internet como ferramenta de Marketing traz a possibilidade para a empresa de estar em todos os lugares ao mesmo tempo, além de mobilidade e interatividade. Para o Marketing, a Internet possibilita resultados durante 24h, além de controle de informações e dados para o planejamento estratégico.

Por outro lado, a Internet é apenas um meio a somar em toda a estratégia de Marketing e não deve ser vista como única e anular todas as outras. O Marketing digital se baseia na conduta do cliente. Seus desejos ficam em primeiro plano e interagindo com quatro atitudes elementares: “Relacionamento, Informação, Comunicação e Diversão”. AMARO. p. Pois as marcas se estabelecem na Internet por meio do posicionamento e se relacionando com o cliente que demandam interação. Nesse contexto dinâmico da hipermídia é fundamental a maior assertividade para o estabelecimento do publico alvo a se atingir. TURCHI, 2012, p. Métodos fundamentados em aspectos comportamentais ganham importância devido à sofisticação. A diversificação das mídias cobra dos profissionais um estudo mais aprofundado para identificar cada tipo de cliente.

“esse aumento na complexidade amplia o tempo de investigação em cada etapa de planejamento das campanhas”. Não há formulas que conseguem ser totalmente previsíveis, nada é definitivo, então é preciso sempre está criando, testando e aprendendo o que funciona para cada negócio. O marketing digital tem preços distintos das campanhas convencionais e trás com isso desafios. É preciso buscar referencias de ações que deram certo e o feedback continuo dos clientes e se adaptar ao mercado. Hoje, uma estratégia muito usada nas campanhas é o uso do saber coletivo para solucionar problemas e criar meios para isso. A internet como ferramenta na promoção do turismo   O advento da Internet, a partir das suas facilidades fez de um grande planeta uma pequena aldeia aberta a nossa participação, por permitir a comunicação de pessoas em qualquer parte do mundo de modo rápido e em tempo real.

Nesse contexto de globalização, os destinos turísticos concorrem não apenas no âmbito domestico, mas como destinos mundiais, pois às empresas de turismo estão expandindo seus negócios. Com isso as novas tecnologias vêm abrindo novas oportunidades para a indústria do turismo. O Comércio Eletrônico (E-commerce) agrega vantagens competitivas às companhias turísticas. O mercado virtual gera demandas diferentes do mercado convencional. A ausência do espaço físico traz a necessidade de divulgar a existência da loja de forma maciça, contudo, de certa maneira, podem existir pontos comerciais na internet. Com tal analise é possível estabelecer a maneira mais efetiva de promover seus produtos, atendimento ou prestar serviços. As Redes Sociais atuam via softwares sociais, que são programas que torna possível a alocação dos espaços no ciberespaço pelos indivíduos conectados, permitindo manifestações, trocas sociais e interações.

As Redes Sociais são uma oportunidade para quem deseja divulgar seu produto ou marca e fidelizar possíveis clientes, já que ultrapassaram os números de acessos aos e-mails e continuam crescendo em quantidade de acesso. Vivemos em um mundo globalizado, onde essas informações adquiridas modificam atitudes, formas de pensamento e de ver a vida. CRUZ, et al, 2012, p,2) A Internet transmite efetivamente tais informações de modo rápido e instantâneo, via Redes Sociais que se constituíram como importantes no âmbito da globalização para os que almeja trocar informação. Após definido o material, o mesmo foi estudado com a finalidade de se produzir resumos que foram utilizados para a produção do referencial teórico, além disso, selecionamos trechos das bibliografias que usamos como citações.

A pesquisa bibliográfica faz a revisão dos principais estudos científicos elaborados em certa área de interesse. Trata-se de um trabalho detalhado de investigação, no qual procura conhecer a fundo o tema da pesquisa. A pesquisa explicativa ocupa-se com a identificação dos fatores que interferem nos fenômenos (GIL, 2007 apud OLIVEIRA, 2011). Seu objetivo é explicar o porquê dos acontecimentos por meio dos resultados coletados. Nas discussões sobre a relação sobre turismo e marketing a fonte central foi Beni (2003) e Kotler (2010). Para expormos as características do marketing digital nos embasamos em Amaro (2014) e sobre o marketing de turismo e as redes sociais a fonte principal foi Cruz, et al (2012) e Turchi (2012). SEGUNDA ETAPA DA PESQUISA: ABORDAGEM QUALITATIVA Segundo Filho (2013), a pesquisa qualitativa está preocupada com a compreensão do fenômeno social.

Desse modo, a pesquisa qualitativa tem como foco a possibilidade de generalização dos resultados, não de modo descomedido, mas que os resultados de um estudo possam proporcionar reflexões sobre outros contextos e com outros sujeitos (BOGDAN; BIKLEN, 1994). Assim, a monografia em questão tem o potencial de promover e sustentar discussões no que tange as ações de marketing do PHdC, visando a valorização e construção das características e fórmulas usadas. Tendo em vista a velocidade no desenvolvimento das novas tecnologias de comunicação seria elementar entender as mudanças que o parque passou ao longo do tempo em relação às estratégias de marketing, suas possíveis falhas, quais Benefícios trouxeram a organização e para a estruturação interna.

Sobre isso o entrevistado garante que mudou muito. A finalidade da sua entrada na equipe em 2011 era dar suporte a parceira empresa de Curitiba, então havia um desenvolvimento das ações no parque, mas que era enviada a agencia que estruturava a comunicação em Curitiba. Segundo o entrevistado, no decorrer do tempo foi compreendida a ineficiência desse procedimento, assim a visão estratégica sofreu um revés, a equipe passou a compreender que a comunicação precisa ser de dentro para fora e não de fora para dentro. Junto com essa percepção mudou-se a gerência do Parque, o que decretou o fim da parceira com a agência entre 2013/2014 e o inicio de uma nova parceria com uma agência de Ponta Grossa, pensando na facilidade e acessibilidade, pois se dispunham a se manter no Parque.

Com a estruturação da comunicação dentro do parque, houve uma percepção em relação à diferença do trabalho desenvolvido, que foi readaptado: “criou uma identidade e sentimos isso no numero de visitantes, desde então ela só é crescente”. O marketing do parque tem sua estruturação e organização em núcleos, segundo o entrevistado: “o museu é dividido em núcleos, nós somos de comunicação e mídia, núcleo História e patrimônio, núcleo educativo, e assim, nós temos um bom relacionamento com a mídia, isso foi construído com o decorrer dos anos”. Para esse estreitando de laços foi preciso realizar muitas coisas que é no âmbito da comunicação do museu e do parque com isso relata o entrevistado: “se você for ver, estamos toda a semana nos jornais, e é tudo mídia espontânea, então a gente paga muito pouco por isso”.

Sobre o investido em comunicação ele é reduzido, pois o Parque vive de incentivo fiscal, com isso é preciso ter prioridades e a comunicação fica deixada de lado, contudo para o entrevistado: “mesmo assim hoje estamos bem estruturados, mantemos um bom relacionamento, então o Parque hoje está em todos os canais”. Em relação às estratégias de comunicação do Parque, tem as especificidades em relação ao tipo de trabalho: “nós criamos a identidade de cada evento e vamos trabalhar a comunicação a partir dessa identidade, uma coisa que é bem visível, como por exemplo, no nosso evento Arraiá”. Segundo o entrevistado na primeira festa houve criticas, desabonamento e muitas dúvidas sobre o sucesso do evento, contudo houve adesão muito grande do público, com recorde de visitantes em relação às edições anteriores, ao mesmo tempo propiciou a criação de um evento com identidade para o museu, com o sucesso o equipe tornou a pratica uma praxe, “Então nós cuidamos da identidade de cada evento, pra que isso aproxime o público, então assim, é por meio dos eventos que nós acreditamos também que o público do museu aumentou”.

As redes sociais são utilizadas como estratégia de marketing do APHC, o trabalho começou com o Google, onde concluíram que tem um alcance bem grande. O parque tem twitter e youtube, contudo o trabalho é mais efetivo no facebook e instagram, o entrevistado reitera que: “apesar de que muita gente anda falando que o facebook está caindo, mas nas nossas pesquisas em que fazemos com o público ainda é maior o número de pessoas que vem pelo facebook, a diferença é o público né, o jovem ele está no Instagram, mas ainda não deixou de usar o facebook”. A equipe encontrou nas redes sociais um meio eficaz para atingir os turistas, pois essas ferramentas não possuem distancias, assim a equipe viu nas redes sociais um meio para expandir a divulgação do parque e trazer um turismo de dimensão nacional e até mesmo internacional.

Existia um cronograma de postagem quando o trabalho era realizado junto à agência, diz o entrevistado: “hoje vamos trabalhar isso, amanhã naquilo, hoje gastronomia, amanhã visita”. Essa foi à primeira ação online, divulgamos nas mídias sociais, facebook e apresentamos para jornais e TV. Essa ação foi muito vantajosa “e muitas pessoas vieram trazendo objetos da cooperativa para o museu”. Usa-se mais a mídia social para a promoção dos eventos com anúncios de facebook e Instagram e o retorno é muito bom segundo o entrevistado: “no almoço toda semana a gente impulsiona, o dia que não impulsiona ele rende menos”. A finalidade do marketing digital do parque é fortalecer a marca e expandi-la para locais imagináveis sem a internet e suas ferramentas, sobre isso o entrevistado relata: “na feira medieval, nós tivemos público do RJ, RS, SP, sul e sudeste estava presente, e foi através de mídias sociais, se fossemos trabalhar com tv, radio, talvez não alcançássemos tão longe”.

O diálogo com o público nas mídias sociais já teve mais engajamento, “hoje já não é tanto, as pessoas, elas compartilham, comentam algo eu vou e respondo, e 6 ou 11 dão avaliações, e também repostamos stories no instagram e etc” descreve o entrevistado. CONSIDERAÇÕES FINAIS As considerações finais serão traçadas após análise dos resultados e discussão, afim de atribuir maior precisão nos apontamentos e levantar outras questões a serem respondidas. REFERÊNCIAS ANDRADE, M. M. Introdução à metodologia do trabalho científico: elaboração de trabalhos na graduação. ª ed. Investigação qualitativa em Educação: uma introdução à teoria e aos métodos. Portugal: Porto Editora, 1994. BONOMA, T. V. Case Research in Marketing: Opportunities, Problems, and Process.

ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2007. CRESWELL, J. W. Projeto de Pesquisa: Métodos qualitativo, quantitativo e misto. Pesquisa em Turismo: planejamento, métodos e técnicas. São Paulo: Editora Futura, 2007. FODNESS, D. MURRAY, B. Tourist information search. Métodos e Técnicas de Pesquisa Social. ed. São Paulo: Atlas, 2007. GHEDIN, E. FRANCO, M. ªed. São Paulo: Cia Editora Nacional, 1969. KOTLER, P. ARMSTRONG, G. Princípios de marketing. LAKATOS, E. M. MARCONI, M. de A. Fundamentos de metodologia científica. T. C. Marketing de turismo: TEORIA & PRÁTICA. Rio de Janeiro: Campus Ltda, 2002. MINISTÉRIO do Turismo. Mar. Disponível em: <http://www. turismo. gov. br/%C3%BAltimas-not%C3%ADcias/11037-turismo-injetou-us$-163-bilh%C3%B5es-no-brasil-em-2017. P. Pesquisa qualitativa em educação: fundamentos e tradições. Porto Alegre: AMGH, 2010.

SANTOS FILHO, J. C. S. HAWKINS, D. I. Marketing Research, Meaning, Measurement and Method. Macmillan Publishing Co. An Investigation Into Four Characteristics of Services. Journal of Empirical Generalizations in Marking Science, v. p. WORLD TRAVEL & TOURISM COUNCIL. Travel & Tourism Economic Impact 2012 Brazil. Estratégias de Marketing Digital e E-commerce. Brasil. Atlas Editora. A obra - Estratégias de Marketing Digital e E-Commerce. Estar em sua segunda edição/ 2012, publicada pela editora Atlas e tem 224 páginas. Não haverá identificação em sua participação e, caso queira assinar o seu nome, ele não será divulgado. Como abordagem ética deste estudo, asseguro-lhe que: · não sofrerá quaisquer constrangimentos e não interferirá nas suas atividades; · nos escritos, os sujeitos não serão identificados ou chamados pelo nome; · você não será avaliado ou testado; · você poderá desistir a qualquer momento da pesquisa; Comprometo-me, enquanto pesquisadora responsável, em utilizar os dados coletados somente para pesquisa.

Eu,__________________________________________, declaro que recebi as devidas orientações sobre os procedimentos desta pesquisa da qual participarei de modo voluntário e que estou ciente que os resultados deste estudo poderão ser utilizados como resultado de pesquisa. de _____________ de 2019. NOME DO PARTICIPANTE DA PESQUISA ASSINATURA _________________________________ ________________________________ NOME DO PESQUISADOR ASSINATURA PÊNDICE A – Roteiro de entrevistas semiestruturadas - Qual o perfil do público que frequenta o estabelecimento? - Qual a faixa etária da maioria dos clientes? - A maioria dos clientes é composta pela população local ou por turistas? - Qual a quantidade de visitação/turistas vocês conseguem atingir mensalmente? - Como está estruturado a organização de marketing do local? Existem responsáveis pelo mesmo? - Descreva como surgiram as ações de marketing para promover a visitação ao local.

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