AÇÕES SOCIAIS CRISTÃ

Tipo de documento:Artigo cientifíco

Área de estudo:Teologia

Documento 1

Ações sociais. Estilo de vida. Abstract: This article analyses the Christianism socials action, since its birth, its history a long of the century, until nowadays. We looking for understand the necessity of these socials action, the reason of the why it is realizing by the faithful. In addition, the relevance of these actions to people who need it. O SERMÃO DO MONTE COMO ESTILO DE VIDA As palavras de Cristo no Sermão da Montanha, esclarece o caminho a seguir para aqueles que desejam seguir seus passos. Em tais palavras, expõe, não rudimentos a serem seguidos, mas sim, admoestações, conselhos. Pois, antes, concede liberdade, que somente há nele mesmo, para todos. É nessa liberdade que pode haver a escolha de seguir ou não, suas palavras. Mesmo no velho testamento, DEUS dava o benefício da dúvida, da escolha.

Em tal, busca enveredar aqueles que pretendem segui-lo, em um caminho de comunhão, um caminho onde o “EGO” não poderá existir. Uma vida onde qualquer dádiva que se tenha, seja financeiro, intelectual, emocional e tudo mais que possua, pois fora dado pelo Criador dos céus e da terra, seja compartilhado por aqueles que venham ter necessidades. Tais palavras são corroboradas em Matheus 10:8, “Curai enfermos, purificai leprosos, ressuscitai mortos, expulsai demônios. Graciosamente recebestes, graciosamente dai. ” Momento em que Jesus envia seus Apóstolos. “Todos os que criam estavam unidos e tinham tudo em comum. Vendiam suas propriedades e bens, e dividiam o produto entre todos, segundo a necessidade de cada um ” (King James, 2012, Atos dos Apóstolos, 2:44-45). Bem-aventurados os que choram, porque serão consolados (King James, 2012, Matheus, 5:04).

Sabe se que a interpretação da bíblia é algo vasto, dá nos muitos caminhos, pois cada cabeça pensa diferente. Entretanto, nenhum desses caminhos são prejudiciais. Bem-aventurados os humildes, porque herdarão a terra (King James, 2012, Matheus, 5:04). Fato que, alguém que seja prepotente não anda em meio àqueles que carecem de ajudas. E, é somente tendo a consciência de que todos são iguais, que uma pessoa mais abastada não se incomoda em se achegar a um mendigo, ou a alguém de situação financeira inferior. Visto que Cristo andou em meio a todos os tipos de pessoas buscando ajuda-los. Assim, aqueles que a sociedade tratava como escória, Jesus as acolhia. Vendiam suas propriedades e bens, e dividiam o produto entre todos, segundo a necessidade de cada um (King James, 2012, Atos dos Apóstolos, 2:45).

Ser justo, é fazer justiça, é buscar equidades entre toda a comunidade, sendo está a quinta bem-aventurança. Só realiza tais atos, quem sente uma forte compaixão alheia, quem é misericordioso, sexta bem-aventurança. Quando alguém consegue trilhar este caminho, fica evidente que tal, tem o coração puro, limpo diante de Deus e dos homens, sétima bem-aventurança. Em suas últimas bem-aventuranças, Cristo fala sobre os pacificadores e os que sofrem perseguições e insultos por causa da justiça e por causa de seu Nome. Abençoai os que vos perseguem; abençoai, e não amaldiçoeis. Alegrai-vos com os que se alegram; chorai com os que pranteiam. Vivei em concórdia entre vós. Não sejais arrogantes, mas adotai um comportamento humilde para com todos.

Não sejais sábios aos vossos próprios olhos. Vendiam suas propriedades e bens, e dividiam o produto entre todos, segundo a necessidade de cada um. King James, 2012, Atos dos apóstolos, 2:43-45) Seus integrantes vivem não somente para si mesmo, o que é um hábito hoje em dia, mas para todos. Nas palavras de Cristo, aquele que deseja viver nessa comunidade, vive como se todos fossem um, assim como Eu e o Pai somos um (João 10:30). A vida debaixo dos preceitos que Cristo deixou, significa viver todos os momentos em ações sociais, ações que contribua para uma melhora no viver de cada um que compõe o âmbito que está em interação, seja o no que for. O não realizar uma ação ao seu próximo, acarreta em negar o próprio Cristo.

Os passos dos Apóstolos A igreja de Cristo no livro dos Atos dos Apóstolos, seguiu os passos do Filho do Homem, ao menos até 312, quando Constantino se converteu ao cristianismo, onde houve uma grande transformação no estilo de vida pregado por Jesus. Reformulando, assim, a forma de ver e viver o evangelho4. Buscando seguir em concordância com tudo o que ouviram, os Apóstolos passaram a disseminar a forma vivida por seu Mestre, e, assim, ensinando aos prosélitos. Dessa forma, admoestavam aqueles que iniciavam na fé, a seguir da mesma maneira. Eles perseveravam no ensino dos apóstolos e na comunhão, no partir do pão e nas orações (King James, 2012, Lucas, 10:30). Devido a homens como esses, é que sempre haviam necessitados entre os servos de Cristo.

Mesmo assim, não esmoreciam. Eles perseveravam no ensino dos apóstolos e na comunhão, no partir do pão e nas orações (Atos dos Apóstolos, 2:42). Percebe se, dessa forma, que a busca em difundir as práticas das boas ações pregadas por Cristo, não ficaram mortas, nem mesmo correndo o risco de perder a própria vida. Porque para mim, o viver é Cristo e o morrer é lucro! (Paulo. Gostam de ser cumprimentados nas praças e de serem, pelas pessoas, chamados: ‘Rabi, Rabi!’. Vós, todavia, não sereis tratados de ‘Rabis’; pois um só é vosso Mestre, e vós todos sois irmãos. E a ninguém sobre a terra tratai de vosso Pai; porquanto só um é o vosso Pai, aquele que está nos céus.

Também não sereis chamados de líderes, pois um só é o vosso Líder, o Cristo. Porém o maior dentre vós seja vosso servo. A Caridade ao longo do tempo Esquecida sua essência, a igreja passa a ter o Imperador como representante dela. Assim, faz com que as necessidades do povo sejam ignoradas. Mais que isso, o próprio Imperador deveria ser adorado (Segundo Jesse El. Hurbult, 1967. Pg. Leon Tolstói, construiu escolas às massas desafortunadas. Tinha a prática de, também, alimentá-los. Pois, aristocrata, tinha uma situação financeira mais cômoda. Buscou trazer alento aos oprimidos pela igreja/Estado (Rosamund, 2013). Madre Tereza de Calcutá, uma mulher notória que lutou toda vida por aqueles que viviam na miséria. King James, 2012, Mateus, 16:24-27) Ainda sobre a luz de Cristo, pois é em suas palavras e em suas atitudes que pode ser distinguido suas marcas.

Para a maioria dos estudiosos, tais marcas referem se aos maus tratos sofrido pela perseguição contra a igreja, ainda no período em que os Apóstolos estavam vivos e Roma não tornara se cristã. Confirmam, utilizando as palavras de Paulo em Gálatas 06: 17, onde diz: Quanto ao restante, ninguém tem autoridade para questionar-me, pois trago em meu próprio corpo as marcas de que pertenço a Jesus. Tais marcas se transformam ao longo do tempo. Para os Apóstolos e aqueles que os sucederam, houve torturas e mortes. Vós sois a luz do mundo. Uma cidade edificada sobre um monte não pode ser escondida. Igualmente não se acende uma candeia para colocá-la debaixo de um cesto. Ao contrário, coloca-se no velador e, assim, ilumina a todos os que estão na casa.

Assim deixai a vossa luz resplandecer diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem o vosso Pai que está nos céus. Pois, nesse período, os jesuítas tinham fortes poderes político e religioso no Brasil colônia, como a igreja ao redor do mundo. Assim, fizeram o que já era de hábito da igreja romana, assassinaram os servos de Deus, visto que não eram servos da igreja. Tudo isso devido o rápido crescimento de evangélicos. Formaram uma confederação indígena e os instigaram a tomar de assalto as residências dos calvinistas, que na época eram chamados de protestantes. No dia 9 de fevereiro de 1558, em uma sexta-feira, o solo e as águas da Baía de Guanabara foram manchados com o sangue daqueles que intentaram dar início ao progresso da nação através do Evangelho.

Esse mesmo padre, no dia 22 de junho de 1980, foi beatificado por João Paulo II no Vaticano, em Roma. Percebe se que a igreja faz uso de seu poderio contra aqueles foge aos seus interesses. E, ratifica mais ainda, sendo a palavra de Cristo uma admoestação à pregação do evangelho e o bem a todos, o que justifica as mortes? Tal fato somente afirma, novamente as palavras de Jesus. Um irmão entregará à morte seu irmão, e o pai ao filho, e os filhos se rebelarão contra seus pais e lhes causarão a morte. E, por causa do meu Nome, sereis odiados de todos. Essa mesma empresa, divulgou outro artigo, onde mostra que o dinheiro de propinas, fato corrente no Brasil nos dias de hoje, poderia ter comprado 84 mil ambulâncias, ou 55 mil ônibus escolares, ou, ainda, 5,5 mil creches8.

Fato que tais exemplos são irrisórios quando examinado as notícias do mundo inteiro. Impera nos dias atuais, o EGO, o benefício próprio, a lei da vantagem. Tudo que contraria os ensinamentos de Cristo. A igreja que deveria ser o instrumento que aliviaria as mazelas desse mundo que jaz do maligno, segue no caminho oposto, em busca de riqueza e poder. Aquele, porém, que continuar firme até o final será salvo. King James, 2012, Mateus, 24:9-13) 4. A NECESSIDADE DAS AÇÕES SOCIAIS 13-Mas, agora, vou para Ti. Digo dessa forma, enquanto ainda estou no mundo, para que eles recebam a minha plena felicidade em seus corações. Eu lhes tenho transmitido a tua Palavra, e o mundo os odiou, porque eles não pertencem ao mundo, como Eu não sou do mundo.

Se o alemão católico Oskar Schindler não vivesse em um mundo oposto ao de sua época, não teria salvado 1200 judeus do holocausto em Auschwitz em meio a Segunda Guerra Mundial. Da mesma forma se, Martinho Lutero, não fosse contra os rudimentos pregado pela poderosa igreja, hoje não haveria essa separação entre as igrejas e, muito provável, o conhecimento que somente ela detinha, não estaria espalhado pelo mundo. Mas, principalmente, se Cristo não vencesse o oposto do mundo de sua época, não cumprisse todos os mandamentos estabelecido por DEUS e se entregasse por todos os errantes desse mundo, se não deixasse sua semente germinando nos Apóstolos que a foram difundindo e conquistando os corações para que, hoje, alcançasse essa geração perversa.

São muitos “se”, são conjecturas que não tem um final, não sendo a morte. Foi pela boa ação de alguém que hoje ainda há, embora pouca, bondade no mundo. Certa pessoa comunicou a Jesus: “Tua mãe e teus irmãos estão lá fora e desejam ver-te”. Contudo, Ele lhe replicou: “Minha mãe e meus irmãos são aqueles que ouvem a Palavra de Deus e a praticam! ” (King James, 2012, Lucas, 8:19-21) Dessa forma, família, segundo suas palavras, são todos aqueles que carecem de ajuda. Para sermos como ele foi, deveremos desenvolver tal pensamento. Então Jesus declarou aos seus discípulos: “Se alguém deseja seguir-me, negue-se a si mesmo, tome a sua cruz e me acompanhe. Porquanto quem quiser salvar a sua vida, a perderá, mas quem perder a sua vida por minha causa, encontrará a verdadeira vida.

E se fizerdes o bem aos que vos fazem o bem, qual é o vosso mérito? Até os infiéis agem deste mesmo modo. E ainda, se emprestais àqueles de quem esperais receber de volta, qual é a vossa recompensa? Também os incrédulos emprestam aos incrédulos, a fim de receberem seu retorno desejado. Concluindo, amai os vossos inimigos, fazei o bem e emprestai, sem se desesperar por receber de volta. Então, sendo assim, grande será o vosso prêmio, e sereis filhos do Altíssimo. King James, 2012, Lucas, 6:31-35) Esse foi o modo de vida vivido e pregado por Cristo, ensinado aos Apóstolos e difundido até os dias atuais. Jesus encarnou o amor e preocupação de Deus com os pobres tão nitidamente manifesta no Antigo Testamento.

A sua compaixão com os miseráveis responde a uma pergunta que é constante no coração de quem sofre: “Deus se importa? ” Seu filho responde que sim. “Jesus se preocupou com o homem enquanto unidade física-psíquica-espiritual. Ele curou, ensinou, salvou, consolou. Cuidou do ser humano por inteiro, rejeitando totalmente a visão grega que valoriza a dimensão espiritual em detrimento da material. Diz se não consciente, pelo fato de que muitos seguem a seitas ou religiões tendenciosas que imitam os ensinamentos de Cristo com outros propósitos que não o do amor. Contudo, aqueles que as servem o fazem tocados pelo amor ao próximo, pois não estão mancomunados com o mal, apenas fazem partes de algo que intende a um maléfico objetivo e, muitas vezes, não percebem onde estão.

Exemplo disso são as muitas igrejas de hoje que só desejam o enriquecimento. São por fatos como esse que tais ações devem ser continuamente propagadas, ensinadas e, como Cristo fazia, vividas. Pois, claro é que o mundo é muito mal, a injustiça impera em todos os momentos, e a infelicidade tende a abater os corações continuamente. Revista Teológica-vol. Martinho Lutero: Vida, Doutrina e Contribuições. Paraná, 2016. JORDIS, Christine. Ghandi. Brasília, junho de 2014. ALEXANDER, Ruth. BBC News. A cada 15 segundos uma criança morre na África. Disponível em: http://www. Rio de Janeiro 2005. Disponível em: http://www. espiritualidades. com. br/Artigos/C_autores/COSTA_Renato_tit_Bem-aventurados_os_Pobres_de_Espirito. The Story of the Christian Church. Zordevan Publishing House. Digitado por Luis Carlos e Distribuído por Semeadores da Palavras.

Disponível em: http://www. mbpalavraviva. Disponível em: https://www. companhiadasletras. com. br/trechos/85014. pdf Acesso em: 8 de novembro de 2017. Madre Teresa. São Paulo, 2008. Disponível em https://www. companhiadasletras. com.

70 R$ para obter acesso e baixar trabalho pronto

Apenas no StudyBank

Modelo original

Para download