Análise de custo para formação de preço de venda

Tipo de documento:Dissertação de Mestrado

Área de estudo:Contabilidade

Documento 1

Ou seja, a responsabilidade de se precificar corretamente os produtos, mercadorias e serviços exerce grande importância nas organizações, pois quando se valoriza a análise de custos, a tendência é que se reduza os gastos e se aumente o lucro. Entre os principais objetivos da formação de preço está a maximização do lucro, pois toda empresa visa a continuidade de suas atividades, aumentar a participação no mercado, inserir preços justos e que atraiam clientes, tendendo a gerar melhores resultados no longo prazo, além desses objetivos, está, também, a maximização da capacidade produtiva, evitando a ociosidade e desperdícios operacionais, pois os preços devem estar condizentes com a demanda da entidade, preços baixos podem gerar insatisfação por parte dos clientes, uma vez que a empresa pode não estar apta para atender as requisições, preços altos podem causar excesso de estoque e obsolescência.

Três métodos são determinantes para a formação do preço, podendo se fundamentar no consumidor, na concorrência ou nos custos. Com base no custo é o mais simples, pois desconsidera ajustes em função da demanda e dos níveis de concorrência, bastando que considere o quanto será produzido e quais serão os custos envolvidos no processo para se chegar ao preço de venda. Levando-se em consideração o consumidor, o preço deveria se ajustar ao valor que é percebido por ele, pois é quem decide se o valor é justo ou não. Com base no custo de transformação desconsidera os custos com materiais diretos, uma vez que estes formam a menor parte do todo. Tendo o custo marginal como determinante na formação do preço, seria o incremento de custo referente à produção de uma unidade adicional de produto.

A decisão de aceitar ou não um novo de pedido consideraria apenas os custos variáveis, pois apenas estes seriam alterados. Todavia, há algumas limitações nesse método, no longo prazo pode haver comprometimento do caixa, facilitando a falência. A aceitação de novos pedidos com base no custo marginal pode gerar conflito com consumidores tradicionais e/ou com o novo cliente no futuro, havendo divergências de preços entre consumidores. Os produtos substitutos requerem uma maior precisão no momento da precificação, pois preços elevados incentivam o surgimento a ampliação da concorrência. O planejamento que identifica a demanda espera do produto facilita o momento da formação do preço. O nível de produção ou vendas exerce influência na formação do preço por causa dos custos fixos.

A criação de valor está relacionada com o que um produto pode oferecer aos clientes. Um cosmético não vende apenas aquilo que está incluso nos custos, mas também a esperança de tornar uma pessoa mais bonita. O monopólio puro existe um único vendedor, podendo ser monopólio governamental, como os Correios e Telégrafos, privado regulado como companhias distribuidoras de energia ou monopólio privado não regulado, que possui determinada tecnologia ou patente. Os objetivos do monopólio governamental podem ser diversos, abaixo do custo, para atender as necessidades de quem não pode dispor de certo bem fundamental pelo preço justo, pode ser muito maior que o custo para forçar a diminuição da demanda. Nos monopólios regulados o governo permite razoáveis taxas de retorno em relação ao investimento, viabilizando a expansão das atividades.

No monopólio não regulado, os preços são definidos livremente. A formação de preços envolve inúmeros passos e poucos profissionais estão habilitados para identificá-los.

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