Análise de Custos para decisões sobre aquisições de ativos destinados à produção

Tipo de documento:Proposta de Dissertação

Área de estudo:Contabilidade

Documento 1

A aquisição de ativos destinados à produção deve estar atrelada a um planejamento financeiro, tributário e fiscal. Caso haja um financiamento de longo prazo, há o risco de comprometer o capital de giro, uma vez que esses investimentos, em regra, requerem um investimento alto. Dessa forma, haverá necessidade de financiamento bancário para suprir essa falta, comprometendo ainda mais o caixa por causa dos juros. Pode exigir, também, uma reestruturação em relação ao capital intelectual, pois vai requerer treinamentos, novas contratações, mudança de remuneração de pessoal, consequentemente, novos impostos podem ser exigidos. O custo de mão-de-obra direta no Brasil, por exemplo, envolve uma série despesas que mais que dobram o valor do salário de um funcionário, ou seja, a aquisição de um imobilizado deve levar em conta essa informação para que onere ainda mais folha de pagamento, comprometendo o capital de giro e aumentando a chance de buscar financiamento bancário.

Uma empresa deve se atentar a sua estrutura no que se refere aos funcionários, ao volume de vendas, à lucratividade exigida pelos sócios entre outros requisitos. A aquisição de ativo requer a diferenciação dos custos que são afetados pela decisão dos que não são. Os custos evitáveis podem ser eliminados em função da escolha de uma alternativa em detrimento de outra. Por exemplo, quando determinado ativo se torna inoperante, todos os custos variáveis atrelados a ele deixarão de ser incorridos. Já os custos irrecuperáveis não podem ser evitados independentemente da decisão a ser tomada. Os pontos de equilíbrio contábil, financeiro e econômicos devem ser considerados no momento da escolha sobre a aquisição de um ativo.

A entidade deve saber, por exemplo, o quanto deve vender para que, pelo menos, não tenha prejuízo. Sabendo a quantidade que deve ser vendida possibilita que se entenda melhor a viabilidade da aquisição (o imobilizado pode produzir muito mais do que a entidade pode vender). Esse ponto evidencia o volume de vendas necessário para cobrir todos os custos e o lucro seja nulo. Com o histórico de vendas de uma empresa é possível determinar a viabilidade da aquisição. A análise sobre a aquisição não deve se limitar apenas ao custo inicial, devendo se verificar os custos que feitos durante sua vida útil. Um carro, por exemplo, pode ter um custo inicial menor que outro equivalente, mas os custos durante a vida útil pode tornar o que era mais dispendioso inicialmente em mais vantajoso.

Os aparelhos tecnológicos são os que mais exigem atenção, afinal se tornam obsoletos muitas vezes antes mesmo de terminarem sua vida útil. A análise de custos de é suma importância para as aquisições de ativo destinadas à produção e deve ser sempre requisitado pelos responsáveis por tal mensuração. Essa avaliação já não depende de um setor específico, mas requer informações de todos os setores da empresa para que se chegue a uma conclusão satisfatória sobre a aquisição.

34 R$ para obter acesso e baixar trabalho pronto

Apenas no StudyBank

Modelo original

Para download