Análise dos modais brasileiros, uma pesquisa bibliográfica

Tipo de documento:Artigo cientifíco

Área de estudo:Direito

Documento 1

e em prol de seu desenvolvimento o país requer a produção de diversas commodities, seja para autoconsumo ou para exportação. Em nosso país, os principais métodos utilizados no processo de uma localidade a outra são: rodovias, ferrovias, hidrovias, rotas aéreas e dutos; ainda podemos dizer que transporte é a movimentação de uma determinada mercadoria ou pessoa de um lugar para outro; todavia, o transporte não se limita apenas à sociedade, mas é também uma atividade essencial que irá gerar diversos benefícios, permitir a circulação das pessoas e dos bens que utilizam, promovendo assim o desenvolvimento das atividades sociais e económicas (Vasconcellos, 2008). DESENVOLVIMENTO É um tipo de transporte realizado em estradas, rodovias e ruas, que podem ser asfaltadas ou não; o método de envio em questão movimenta mercadorias, matérias-primas, animais, pessoas e muitos outros.

Os métodos de tráfego rodoviário são caracterizados por alta flexibilidade operacional, geralmente devido a problemas operacionais ou de segurança do terreno, resultando em restrições de acessibilidade reduzidas (Bustamante, 1999). O transporte rodoviário do país tem desempenhado um papel importante devido à falta de investimento em outros meios, mais ofertas e área geográfica do Brasil. Pode ser dividido basicamente em dois tipos sendo, o marítimo, que abrange a circulação ao longo da costa oceânica e os rios que passa por rios navegáveis (CNT, 2014). A introdução dessa abordagem pode garantir um desenvolvimento planejado e abrangente, ligando as regiões e proporcionando o fluxo de insumos, pessoas e produtos. Comparada com os demais modais, a possibilidade de navegação cria uma alternativa de transporte de baixo custo para reposição de grandes quantidades de mercadorias com menor valor unitário e menor custo de energia sem considerar os custos ambientais resultantes, visto que detém de menor custo, além de apresentar menos poluição, maior capacidade de carga, seguro, menores custos de manutenção e maior vida útil.

Alfredinei, 2009). Em nosso país, nossa bacia tem um alcance navegável muito grande e deve servir como principal eixo de transporte, enquanto a capilaridade fica para as rodovias e ferrovias. em contra posição a estes grandes modais utilizados, vemos o meio hidroviário com cerca de 0,15% da utilização para transportes de cargas. Detentora da rede ferroviária mais rápida do mundo a China, tem o transporte de longa distância dominado por ferrovias e sistemas de ônibus fretados; tal meio é um importante suporte do estado, sendo monopolizada por ele e dividida em vários escritórios ferroviários em diferentes regiões. No caso da África do Sul, os portos, ferrovias, estradas e infraestrutura de transporte aéreo são geralmente bons na maioria das partes do país, mas a qualidade da infraestrutura rodoviária varia e muitas estradas nas áreas rurais precisam urgentemente de reforma.

Reis) No que diz respeito ao transporte de combustíveis no país, no caso do etanol por exemplo, o grande número de unidades de produção e a proximidade com o centro de distribuição comprovam as vantagens do modelo rodoviário de transporte, sendo o mais competitivo no transporte de curta distância e pequenas quantidades de mercadorias; além de que essas usinas geralmente estão localizadas em áreas agrícolas de difícil acesso a importantes vias de transporte e, devido ao seu valor de produção, o investimento em outros meios de transporte não é viável. Na decorrência do transporte pelo meio ferroviário, os benefícios obtidos no processo de transporte do etanol incluiriam uma baixa no preço do produto, o que resultaria em um aumento da competitividade no mercado externo; além de melhorar o meio ambiente com a redução da emissão de dióxido de carbono, também pode reduzir o congestionamento de caminhões nas estradas portuárias (Coleti, 2019).

Toda a força de trabalho envolvida nessas atividades está sob o controle e orientação de operadores logísticos e não de grandes fabricantes, incluindo unidades operacionais instaladas na fábrica (Marcelino, 2004). Segundo o estudo realizado por Bini (2008), uma solução para o transporte de produtos industrializados em substituição do rodoviário é a cabotagem; nos últimos anos, tem havido uma necessidade de melhorar os métodos de transporte do Brasil e melhor distribuí-los entre os vários métodos de transporte, o que tem incentivado discussões sobre a melhor forma de usar o transporte de cabotagem como alternativa. Nesse trabalho abordou-se a viabilidade do transporte por cabotagem, apresentando suas vantagens e desvantagens. Observou-se que no período compreendido entre os anos de 1999 a 2007 a movimentação de contêineres no país cresceu de forma significativa, em torno de 2.

no período, porém, muitas empresas que se utilizavam deste modal de transporte deixaram de utilizar, alegando principalmente os altos custos do frete, a baixa frequências das linhas dos navios e os altos índices de avarias (Bini, 2008). A logística integrada é uma atividade simples desde o início, limitada a questões de transporte e distribuição, e é desenvolvida internamente. Porém, com a globalização do mercado, o avanço tecnológico e as mudanças no comportamento do consumidor dos compradores finais, sua complexidade aumentou nos últimos anos, obrigando muitas empresas a terceirizar algumas ou todas as suas funções logísticas. Por isso, as empresas de logística se aliam a consultorias especializadas em gestão e tecnologia para atender às novas demandas do mercado (Gonzáles, 2002).

CONCLUSÕES A logística é responsável por planejar, operar e controlar o fluxo de mercadorias e informações das fontes de abastecimento aos consumidores. Portanto, está relacionado à circulação efetiva das mercadorias, sem essa circulação o sistema econômico não copiará e afetará a cidade e a infraestrutura. Capacidade dos modos de transporte. Rio de Janeiro, 1999. BINI, D. Cabotagem: Uma alternativa de transporte no Brasil. Santa Catarina, 2008 CNT. SILVA, M. A. FELDMANN, Paulo R. TENDÊNCIAS E DESAFIOS BRASILEIROS NA LOGÍSTICA GLOBALIZADA DO SÉCULO XXI. São Paulo, 2010. São Paulo, 2015. MUCHIUTTI, M. C. Modal aéreo: vantagens e desvantagens no transporte de cargas no paraná. Paraná, 2019. REIS, E. B. Matriz de transporte – um estudo exploratório nos países do BRICS. Campinas. VALENTE, A.

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