Aprendizagem Baseada em Problemas PBL,direcionado para o ensino da História na Educação Básica. Projeto - HQs sobre História

Tipo de documento:Artigo acadêmico

Área de estudo:História

Documento 1

Projeto - HQ’s sobre História Professor(a) Orientador(a): Titulação Nome Completo Cidade 2019 Aprendizagem Baseada em Problemas (PBL),direcionado para o ensino da História na Educação Básica. Projeto - HQ’s sobre História. RESUMO A presente pesquisa procurou diagnosticar como se dá e quais são os limites e potencialidades do desenvolvimento de aulas adaptadas a metodologia PBL,via a elaboração de HQ’s sobre História em turmas do Ensino Médio e Fundamental. Para tal, foi levantado um histórico da consolidação da metodologia,das suas características e particularidades, e elaborado um Projeto de Intervenção Pedagógica. As oficinas deverão ser ministradas durante o ano letivo de acordo com o cronograma a ser elaborado junto a unidade escolar e os discentes.

Aprendizagem Baseada em Problemas 10 2. As histórias em quadrinhos 11 3. Descrição do Projeto 13 3. HQ’ sobre História 14 3. Lista de Siglas 15 4. ROCHA, 1988). Este acontecimento foi marcado por várias tentativas de estimular o aprendizado. A forma com se desenvolve o Aprendizado Baseado em Problemas nos parece interessante para a aprendizagem da disciplina de História,pois permite que,a partir de questionamentos os alunos busquem informações, aprendam a refletir e numa reorganização da compreensão todos possam obter sucesso. De acordo com COLES (1991) (. em metodologias de ensino/aprendizagem que buscam a melhor capacitação profissional, realizar a prática logo após a absorção do entendimento teórico, auxilia o aluno a melhor compreensão, e que ele conecte o conhecimento adquirido aos novos conhecimentos na próxima etapa de aprendizagem.

Os resultados são apresentados na seção 4, na qual também é apresentado um projeto desenvolvido em no Colégio Estadual JBN. E finalmente na seção 5 seguem-se as conclusões e considerações finais do trabalho. Justificativa Segundo estudo realizado pela Pnad (IBGE) jovens entre 15 a 17 anos tendem a abandonar a escola. Gráfico 1: Histórico da taxa de abandono escolar O projeto HQ’s sobre História visa contribuir com a diminuição do abandono escolar e a comunicação entre os jovens. Tornando o aprendizado de assuntos mais complexos, coerente,claro e concisos. Histórias em quadrinhos Waldomiro Vergueiro (2010), um dos mais importantes estudiosos das HQs no Brasil, foi nos Estados Unidos, a partir do final do século XIX, que as histórias em quadrinhos prosperaram devido à evolução da indústria tipográfica e ao surgimento de grandes grupos jornalísticos.

Os quadrinhos apareceram nesse período como meio de comunicação de massa e tornaram-se um fenômeno em todo o mundo, consolidando-se, principalmente, com o surgimento dos super-heróis. E em terras brasileiras, Angelo Agostini (1843-1910), jornalista e caricaturista ítalo-brasileiro, também já produzia arte sequencial, sendo considerado um dos pioneiros com “As Aventuras de Nhô-Quim ou Impressões de uma Viagem à Corte” publicado em Athos Eichler Cardoso (1869). Outro fator existente é exposto em (OLIVEIRA,2013),frente a evolução temos o aperfeiçoamento constante das tecnologias da informação que deve ser utilizada como metodologia de ensino, com a finalidade de contribuir e proporcionar aulas dinâmicas, motivadas, e espaços de discussão, questionamentos, tira-dúvidas para o público alunado. Ao se apropriar dos meios tecnológicos como prática de ensino, o professor tem a oportunidade de apresentar diferentes pensamentos e idéias acerca do conteúdo estudado, e com o apoio de filmes, vídeos, imagens e documentários pode fazer com que o aluno consiga similar à teoria com a realidade de um determinado país, época, ou cultura, originando conseqüentemente um cidadão crítico frente à sociedade.

O projeto HQ’s sobre História está destinado aos alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental e 1º ao 3º ano do Ensino Médio,ocorrendo uma vez por semana ou mais vezes a depender do que ficar combinado,em horário comum a todas as turmas,os temas/problemas são propostos e votados,cada turma será dividida em grupos e os temas serão únicos,não podendo ser repetido entre os grupos e as turmas. Por exemplo aos alunos do 1º ao 3º ano do Ensino Médio terão a sua escolha os seguintes temas: Qualquer tópico que englobe a História Geral ou a História do Brasil, entre outros assuntos abordados para estas turmas. Já os alunos do o 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental terão a sua escolha os seguintes temas: Qualquer tópico que englobe a origem da História e as primeiras sociedades ou a Império Bizantino, entre outros assuntos abordados para estas turmas.

Levando em consideração a quantidade de tarefas a serem realizadas pelos alunos ficará o dia de sábado como o dia do encontro,podendo posteriormente ser alterado. A quantidade de aulas para a concepção do projeto levando em consideração que o estudante tenha um estudo prévio é de até 15 aulas. Cronograma Tabela 1: Cronograma 4. Resultado No Colégio Estadual João Batista Nascimento - Nossa Senhora do Socorro/SE os alunos do Ensino Médio, utilizaram a metodologia PBL para a confecção de gibis. Foi proposto a turma a elaboração de metodologias para facilitar o aprendizado, o grupo A elaborou uma história em quadrinhos sobre a 1ª e 2ª Guerra mundial, proporcionando um modo lúdico para a compreensão do conteúdo acadêmico. Figura 1. Gibi sobre a 1ª e 2ª Guerra Mundial Fonte: https://weheartit.

com. br/books?id=uLpQEeyt1D0C&printsec=frontcover&hl=pt-br&source=gbs_ge_summary_r&cad=0#v=onepage&q&f=false>. Acesso em: 6 nov. COLES, C. Is problem-based learning the only way?, in: D. FERREIRA, Elizabete. EduHQ : Educação Através de Histórias em Quadrinhos. Disponível em:. Acesso em: 2 nov. OLIVEIRA,P. ed. Aveiro: Estante, 1988 O’GRADY, G. et al. One-day, One-problem. An approach to Problem-Based Learning. B. F. A contextualização e o ensino de matemática: Um estudo de caso. Dissertação de Mestrado, João Pessoa, Universidade Federal da Paraíba. VERGUEIRO, W.

28 R$ para obter acesso e baixar trabalho pronto

Apenas no StudyBank

Modelo original

Para download