APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA NO ENSINO SUPERIOR

Tipo de documento:Artigo cientifíco

Área de estudo:Pedagogia

Documento 1

Para tanto se utilizou da revisão de bibliografia na intenção de revisitar materiais sobre a temática e poder refletir sobre algumas indagações. Com esta análise foi possível concluir que docentes e discentes tem importantes papéis na busca por esta aprendizagem significativa e que o constante questionamento acerca do processo de ensino e aprendizagem pode ser o melhor caminho nesta tentativa de melhorar o aproveitamento de professores e alunos do Ensino Superior. Palavras-chave: Aprendizagem Significativa. Ensino Superior. Estratégias de Ensino. Tamanhas complexidades e desdobramentos serão aprofundados no artigo. O presente estudo tem o objetivo principal de analisar o que é a aprendizagem significativa no Ensino Superior. Como objetivos específicos o de analisar a legislação que rege esta modalidade de ensino, assim como também compreender que estratégias de ensino podem ser utilizadas a fim de buscar esta aprendizagem significativa que impacta de forma permanente os sujeitos, a fim de contribuir com a sua formação e consequentemente com a sociedade.

Este artigo tem uma relevância significativa já que a aprendizagem deve ser buscada e alcançada por todos aqueles que desejam ampliar seus horizontes e conhecimentos. O ensino superior, infelizmente, não é acessível para todos os sujeitos, desta forma aqueles que o alcançam têm o direito de realmente aprender de forma efetiva e consequentemente impactar suas vidas e a comunidade no seu entorno com tais conhecimentos. Podendo então a Educação Superior ser entendida como uma continuação da aprendizagem da educação básica, claro que com um direcionamento para a profissionalização dos sujeitos, sendo que, segundo a legislação brasileira, podem coexistir, instituições de ensino superior privadas e públicas. Dentre os principais objetivos do Ensino Superior brasileiro estão os de estimular a produção cultural, o espírito científico e o pensamento reflexivo, ou seja, o Ensino Superior tende a aprofundar os ensinamentos da Educação Básica.

Deve ser incentivado também a produção da pesquisa e a investigação científica, isto com o objetivo de desenvolver a ciência, as tecnologias e também a produção e difusão culturais (BRASIL, 1996). A educação superior no Brasil tem também a finalidade de fornecer não somente a continuação dos estudos para os sujeitos, mas também benefícios para a sociedade. Desta forma as instituições de Ensino Superior têm também a responsabilidade de promover atividades de extensão a fim de se integrar com a comunidade que a cerca e promover o acesso da mesma aos resultados das pesquisas e ensino gerados pela instituição. Assim é claro como a ancoragem da informação nova na aprendizagem já existente. Mobilizar os conhecimentos já assimilados é outro grande desafio dos que ensinam e aprendem.

Para Moreira (2010) a aprendizagem significativa está muito atrelada a existência ou não de conhecimentos prévios sobre o tema objeto de estudo, assim como a interação com estes elementos. Para o autor tudo acontece em função de se ter bem consolidados o que ele chama de “ideia-âncora”, onde o novo conhecimento irá ancorar e ressignificar estes conhecimentos pré-existentes. Desta forma, após a aprendizagem significativa até o que o sujeito já sabia transformasse em um novo conhecimento, o que o autor chama de um processo interativo. A aprendizagem significativa, como já vimos, é extremamente dependente dos conhecimentos já estabelecidos do sujeito. Ocorre também que um conhecimento que não é muito acessado, ou seja, não é muito requisitado, pode ser esquecido, mas caso tenha sido aprendido de forma significativa, quando necessário este conhecimento é rapidamente restaurado.

Caso isso não ocorra, o indivíduo não consiga resgatar na sua memória um conhecimento prévio, é possível que o tenha aprendido de forma mecânica, ou seja, apenas decorado, sem o processo de mobilização de aprendizados já existentes (MOREIRA, 2010). Sendo assim, os subsunçores, ou seja, os conhecimentos prévios, estão em constante atualização na memória dos indivíduos, Moreira (2010, p. nos explica como isso ocorre: Em linguagem coloquial poderíamos dizer que “nossa cabeça” está “cheia” de subsunçores, uns já bem firmes outros ainda frágeis, mas em fase de crescimento, uns muito usados outros raramente, uns com muitas “ramificações’, outros “encolhendo”. Igualmente importante a estas questões precisamos nos apropriar de estratégias que possam ser utilizadas no Ensino Superior e assim contribuir para alcançar este aprendizado significativo.

Buchweitz (2001) fez um artigo relatando uma pesquisa que fez com universitários na disciplina de didática, refletindo exatamente sobre as questões pertinentes a aprendizagem significativa, o autor se utilizou de um questionário buscando compreender de que forma seus alunos aprendiam quando consideravam que haviam tido uma aprendizagem significativa. O autor relata que segundo os alunos, para aprender de maneira significativa eles acreditavam que participar ativamente dos processos de ensino e aprendizagem foi muito importante. Para os alunos de Buchweitz (2001, p. “como modos de participação ativa aparecem ações como vivenciar, sentir, aplicar, fazer, praticar, interagir”, logo para os acadêmicos a experiência vivenciada foi primordial para que a aprendizagem fosse considerada significativa. Além disso os docentes devem estar abertos para os questionamentos e curiosidade dos discentes, um aluno que pergunta está realmente presente na sala de aula e tenta dar sentido ao que está aprendendo.

Desta forma o professor deve sanar suas dúvidas e estimular esta aprendizagem ativa e questionadora (VICTER, LOPES AND SOUZA, 2015). Um professor não existe sem o seu aluno, ambos estão conectados, aqueles que ensinam devem exercitar cotidianamente seu papel de docentes, enquanto que aqueles que aprendem, também devem exercitar seu papel de estudantes e assim podem, estes sujeitos, maximizar as chances da aprendizagem significativa. “Ensinar inexiste sem aprender e vice-versa e foi aprendendo socialmente que, historicamente, mulheres e homens descobriram que era possível ensinar”, (FREIRE, 1996, p. Para Victer, Lopes and Souza (2015) os docentes devem ser os maiores críticos do seu trabalho e tendo um aluno inquieto e desafiador na sua sala de aula devem se utilizar disso para questionar suas práticas, aprendendo com os erros e acertos que a profissão proporciona.

Importante também a consciência que a aprendizagem significativa é uma via de mão dupla, sendo necessária a participação de docentes e discentes para ser efetiva. Aos docentes cabe a diversificação das estratégias e materiais e ao discente a vontade e disponibilidade para a aprendizagem. Por conseguinte, é importante destacar de que forma a aprendizagem significativa pode ser buscada no Ensino Superior. Como foi possível destacar ao longo do estudo todos os ensinamentos devem estar conectados para fazer sentido, desta forma tanto professores quanto alunos devem aferir se existem os pré-conhecimentos necessários para que a aprendizagem possa avançar, questionamentos e exercícios de sondagem inicial podem dar conta disso. O papel do professor será crucial nesta tentativa, o mesmo deve estar em constante formação, estudo e pesquisa, a fim de sempre questionar suas práticas e certezas, buscando sempre estimular os discentes a buscar o conhecimento e a participar ativamente do processo de aprendizagem.

APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA: ESTUDANTES CONCLUINTES DE CURSO SUPERIOR*. v. n. Disponível em <https://www. if. de. A Metodologia do trabalho científico /4ª ed. São Paulo. Revista e Ampliada. Atlas, 1992. n. Se precisar de ajustes neste trabalho, outro trabalho ou indicar meu trabalho para um amigo, basta entrar em contato pelo e-mail: carinesantos2000@yahoo. com. br.

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