Artigo cientifico administração - Motivação e satisfação no trabalho

Tipo de documento:Artigo cientifíco

Área de estudo:Administração

Documento 1

Assim, pretende-se salientar que uma prática organizacional focada exclusivamente em lucros e produtividade, que não considera a influência de aspectos referentes ao bem-estar dos funcionários, acabará contribuindo de forma vigorosa para o adoecimento, a ausência, a diminuição da motivação e constantemente para a saída do trabalhador da empresa. Logo, o estudo ainda vai conduzir uma argumentação sobre outras razões que desmotivam o funcionário, essas estão relacionadas não somente a uma boa remuneração, mas também a atenção ás formas de reconhecimento pelos serviços prestados, ás promoções de funções no trabalho, á falta de liberdade para tomar decisões, á um ambiente de trabalho insalubre, a falta de opinião, entre outras. Em suma, existem muitas questões para serem estudadas pelos gestores a fim de melhoria no ambiente de trabalho, inclusive os estilos de liderança abordados, dessa forma talvez os gestores consigam alcançar o objetivo de instigar a motivação e a satisfação de sua equipe de trabalho, para que eles consigam permanecer trabalhando por muitos anos na mesma empresa trazendo benefícios construtivos e lucrativos.

PALAVRAS-CHAVE: Gestão. Motivação. Retratando, por fim, que este estudo se justifica pelo fato de que a motivação é algo que deve ser levado a sério pelos gestores dentro das empresas, visto que é através de motivação e satisfação de fazer um determinado trabalho que se pode atingir uma produção de qualidade ou um bom faturamento. Ademais, o trabalho em equipe é primordial na maioria das profissões e empregos, mas trabalhar em conjunto efetivamente requer comprometimento, motivação e estratégias sólidas perante o modelo de gestão vigente. Assim, ficará evidente que a maioria dos funcionários se ausenta da empresa por motivos relacionados à insatisfação e desmotivação. Portanto, fica claro que manter uma equipe de trabalho motivada não é uma tarefa fácil, já que cada pessoa tem uma forma individual de pensar, agir e ser motivada, e sendo assim, buscar compreender a relação que a motivação tem com a produtividade e satisfação é essencial.

Afinal, nas demandas atuais relacionadas à gestão de pessoas dentro de empresas e organizações, são necessários reconhecimento e incentivo pessoal por parte dos gestores, sendo plausível uma metodologia bibliográfica para o estudo do tema. Portanto, todas as suas estratégias devem ser projetadas para atender às necessidades globais”. Dando valor ao que o autor pontua percebe-se que é importante também levar em consideração que as responsabilidades diárias de um gerente podem variar dependendo da indústria onde trabalham ou do setor em que está inserido dentro da empresa, sendo assim, é fundamental compreender que as decisões tomadas na hora de gerir a equipe devem ser tomadas também de acordo com sua categoria de serviço prestado. Neste contexto de liderança, Behnke (2014, p.

faz a observação de que “Os gestores com competências e habilidades necessárias se desenvolverão e ajudarão a empresa a se desenvolver [. Portanto, é compreensível que com as drásticas mudanças que ocorrem no mundo empresarial cada vez mais as organizações busquem por gestores competentes. Logo, a ideia do autor demonstra que para haver sucesso na organização é necessário um bom relacionamento pessoal. Assim fica claro que os gestores são muito importantes para o bom funcionamento das empresas, e seu papel assumiu um nível maior de importância quando se trata de satisfação geral dos funcionários. Afinal, essa satisfação também se tornou cada vez mais importante à medida que a produção corporativa está cada vez mais ligada ao engajamento dos funcionários.

A IMPORTÂNCIA EM IDENTIFICAR OS ESTILOS DE LIDERANÇA Os estilos de liderança referem-se à abordagem comportamental empregada pelos líderes para influenciar, motivar e direcionar suas equipes. Behnke (2014, p. Portanto, a capacidade de um líder de assumir o comando e saber se uma situação requer uma decisão executiva ou mais consultiva é vital. Além disso, um líder precisa ter a capacidade de conhecer o estilo de liderança mais eficaz que é adequado para uma organização ou situação ter sucesso. Compreender o estilo de liderança de uma pessoa permite que um líder assuma a propriedade, controle e responsabilidade pelo tamanho e escopo das tarefas à frente. Afinal, como é sugerido por Botelho e Krom (2010, p. “além de coordenar atividades, podemos observar que o líder também coordena pessoas e é o principal responsável pelos resultados advindos de sua influência”, ou seja, uma os gestores deveriam muitas das vezes liderar pelo exemplo, incentivando seus colaboradores a espelhar suas ações e ética de trabalho.

O líder não interfere na divisão de tarefas, limitando-se a sua atividade, a fornecer informações, se a sua intervenção for requerida. BOTELHO; KROM, 2010, p. Diante disso, fica ressaltado que o estilo de liderança importa muito mais do que a maioria das organizações está disposta a admitir. Portanto, ter uma compreensão das diferentes abordagens pode ajudar os líderes a serem mais eficazes ao compreender como e por que fazem o que fazem, além de ajudá-los a identificar onde e quando precisam adaptar seu estilo. Ao considerar como a compreensão da liderança evolui, é possível estabelecer como a liderança eficaz não está vinculada a uma abordagem, mas sim a uma combinação de conhecimento, atitudes e comportamentos com foco na tarefa em mãos e preocupação com aqueles que a realizam.

Já em relação à satisfação, podemos defini-la como um sentimento o qual as pessoas sentem prazer ou alegria ao desenvolver seu trabalho. Por isso a satisfação no trabalho é importante, já que afeta não só o funcionário satisfeito ou insatisfeito, mas também aqueles ao seu redor. Uma vez que a satisfação no trabalho pode afetar a produtividade e outros aspectos da vida profissional de um indivíduo, o número de funcionários satisfeitos ou insatisfeitos pode ter um efeito perceptível sobre o quão bem um negócio funciona. Posto isto, Walger, et al. p. inclusive menciona que “São exemplos de fontes de motivação extrínseca dinheiro, promoções e reconhecimento do gerente e dos colegas de trabalho. Logo, a chamada motivação extrínseca, é um comportamento impulsionado por recompensas externas.

Essas recompensas que geram motivação extrínseca podem ser tangíveis ou intangíveis, como receber elogios de um supervisor ou ganhar um bônus. As recompensas externas também podem ser psicológicas ou emocionais. Independentemente da recompensa, a motivação extrínseca se concentra em completar tarefas por causa dos benefícios que vêm de completá-las. O desafio de uma organização é identificar o que motiva cada indivíduo e proporcionar ações de melhorias na qualidade de vida no trabalho que solucionem os problemas existentes e torne sua equipe apta a desempenhar seu oficio com excelência. RIBEIRO; SANTA, 2015, p. Portanto afirma-se que a motivação dos funcionários é um fator importante na melhoria do nível de eficiência do trabalho, o que significa que os funcionários tendem a desempenhar suas funções na melhor das suas habilidades, garantindo o mínimo desperdício de tempo, recursos e esforços.

Assim, com a plena e melhor utilização dos recursos, tal motivação faz a ponte entre a capacidade de trabalho e a vontade de trabalhar. Além disso, funcionários felizes que se sentem valorizados são mais propensos a contribuir com seu melhor trabalho e construir relacionamentos de longo prazo com seus empregadores. SATISFAÇÃO DOS FUNCIONÁRIOS A satisfação no trabalho é o grau de conformidade de uma pessoa em relação ao seu ambiente de trabalho. Algo que leva em conta a remuneração, o tipo de trabalho que é realizado, as relações humanas, a segurança, entre outros. Nesse sentido, geralmente sabemos que quando os funcionários estão confortáveis e felizes, eles são mais produtivos e leais à organização. Desta forma, os funcionários satisfeitos não trabalham por obrigação, mas se esforçam todos os dias para levar o negócio a outro nível.

Entretanto, é justo destacar que a satisfação e a insatisfação no trabalho pode também gerar influencia em outros setores da vida do colaborador. “medidas coletivas devem ser efetivadas para amenizar os problemas decorrentes da insatisfação no trabalho”. Portanto, o importante é detectar esses problemas a tempo para que a organização seja capaz de aplicar ferramentas e técnicas que permitam motivar sua equipe e obter o clima organizacional saudável, e isso exige que todos os membros de uma organização trabalhem em um ambiente físico adequado e com condições favoráveis para satisfazê-los profissionalmente. RESULTADO DAS DISCUÇÕES Considerando e analisando cuidadosamente como os autores abordam o tema relacionando a importância da motivação dos funcionários e a relevância que existe em haver satisfação no trabalho, conclui-se que de fato o estilo/modelo de liderança muito tem a ver com o clima organizacional de uma empresa, visto que, deve partir a ação do líder em saber como gerenciar a equipe, para que estes se sobressaiam dentro da organização.

Neste sentido, concorda-se com Behnke (2014), que cabe ao gestor/líder procurar desenvolver os talentos dos colaboradores de forma intencional, a fim de que tais profissionais sintam-se incluídos dentro da equipe e mais propensos a criar um ambiente positivo no trabalho. Também se pontua que é de extrema importância, principalmente com as constantes revoluções industriais, que as empresas busquem por profissionais qualificados e que saibam como administrar seu setor e sua equipe, pois de nada adianta ter colaboradores determinados a cumprir com suas obrigações, se a empresa não emprega um bom líder para auxiliar nesse processo. Comunicação aberta é a chave. Estar disponível no trabalho e ciente dos principais projetos dentro de cada departamento oferece uma oportunidade de estar presente e envolvido. Por fim, conclui-se que a gestão de pessoas é uma parte importante de qualquer negócio.

É crucial ter certeza de que se pode atender às necessidades tanto dos funcionários, ao mostrar-lhes o quanto eles significam para a empresa, quanto ás necessidades da própria empresa, ao garantir qualidade e produtividade nas tarefas. Desta maneira, a forma de gerencia desempenha um papel vital para garantir que o negócio seja bem sucedido, o que significa que é essencial que as equipes de gestão trabalhem juntas efetivamente para alcançar objetivos comuns. BOTELHO, Júlio Cézar; KROM, Valdevino. Os estilos de liderança nas organizações. XIV Encontro Latino Americano de Iniciação Científica e X Encontro Latino Americano de Pós-Graduação – Universidade do Vale do Paraíba, 2010. Disponível em: <https://www. inicepg. br/anais/anais_13/artigos/114. pdf>. Acesso em: 06 jan. MARQUEZE Elaine Cristina; MORENO, Claudia Roberta de Castro.

Satisfação no trabalho – uma breve revisão. Revista FSA - Centro Universitário Santo Agostinho – v. n. abr/jun. Disponível em: <http://www4. unifsa. com. br/cursos/qualidade-de-vida-no-trabalho-apostila04. pdf>. Acesso em: 06 jan. SILVA, Andrea Pereira; SILVA, Rafael Fernandes. n. p. QUENEHEN, Romulo. Gestão de pessoas. livro eletrônico] Curitiba: Contentus, 2020 WALGER, Carolina.

135 R$ para obter acesso e baixar trabalho pronto

Apenas no StudyBank

Modelo original

Para download