Artigo de TCC Licenciatura Geografia: DESAFIOS DO ENSINO DE GEOGRAFIA

Tipo de documento:Projeto

Área de estudo:Sociologia

Documento 1

Consulte a 3ª Cláusula, § 4º, do Contrato de Prestação de Serviços). “Deixar este texto no trabalho”. RESUMO - Tendo em vista que mas mesmo existindo novos recursos e uma nova maneira de fazer o ensino acontecer, infelizmente, ainda os velhos desafios estão presentes, incluindo uma série de dificuldades, pesquisa-se sobre os desafios do ensino de geografia, a fim de identificar a influência do meio no processo de ensino da geografia. Para tanto, é necessário relatar os desafios que foram enfrentados até então e analisar a necessidade que há de transformação e os impactos que a falta dessas transformações poderão causar. Realiza-se, então, uma pesquisa qualitativa, bibliográfica. Essa pesquisa é importante porque faz alusão ao pensamento e com esse pensamento poderemos mudar os resultados do futuro.

Assim, essa pesquisa é destinada a estudantes e futuros professores da área de geografia, exatamente para que possamos transformar algumas vicissitudes que estejam dentro do nosso limite enquanto classe profissional. Com relação a metodologia de pesquisa, a utilizada para desenvolver o presente texto fez uso de uma abordagem qualitativa de natureza básica, com objetivo descritivo e com procedimento bibliográfico. Para tal, a estrutura do desenvolvimento foi desenvolvida em duas partes, a primeira relata os desafios e a segunda parte busca evidenciar as necessidades e os impactos expostos diante dessa realidade. DESENVOLVIMENTO 2. Isso demonstra o quanto seria importante e como transformaria a educação pública se as instituições de ensino público tivessem as mesmas condições das instituições privadas na educação básica. Logo, fica evidente que para ter a disponibilidade e bom funcionamento das TICs na rede pública, várias vicissitudes precisam ser solucionadas.

A mesma problemática relacionada a falta do uso das tecnologias dentro do ensino de geografia, também é evidenciado por Morais (2011) e isso faz com que a relação entre o ensino e aprendizagem fique um pouco mais dificultada. Todavia, isso não significa necessariamente que caso todas as escolas públicas passassem a utilizar os recursos de TICs todos os desafios estariam praticamente resolvidos. Visto que para resolver tudo que há de problema dentro do ensino da geografia, haverá muita batalha em prol das transformações. ” (MACÊDO; MOREIRA, 2020). Assim, conforme as mesmas autoras, é fundamental dentro desse processo passar a utilizar as metodologias ativas dentro do ensino de geografia, ressignificar o papel do professor e colocar os estudantes na prática. Dessa maneira, o professor torna-se um “cano” que passa e recebe informações entre ele e os estudantes.

Pode ser desenvolvido atividades para que eles sejam estimulados, como por exemplo, apresentação por meio de palestra on-line para a turma sobre alguma temática estudada em geografia, construção de mapas, maquetes e entre outras atividades que possam educar e ao mesmo tempo ocupar o tempo que este sujeito utilizava dentro do ambiente escolar, isso é muito importante até mesmo por questões de saúde mental ao longo do isolamento. Questões práticas e demais vicissitudes Castellar (2015) demonstra que é importante que tenha essas metodologias ativas dentro do ensino de geografia, exatamente porque com a falta dela, a aula estará fadada ao fracasso porque é fundamental que os estudantes estejam inseridos dentro de situações-problemas. Essas ações acabam que comprometendo o ensino da geografia. ” (OLIVEIRA; SOUSA, 2019, p. Outro ponto desafio bastante importante de ser destacado, é a grande quantidade de teoria sem ter uma prática ou atividade em campo que esteja relacionado com a geografia.

As atividades em campo poucas vezes acontecem (e na maioria das instituições ela não existe), sendo que na realidade são extremamente importantes porque desperta um novo olhar do estudante para aquela temática. Necessidades e impactos Em linhas gerais ficou demonstrado que ainda existe uma falta de professores capacitados para lidar com a nova realidade tecnológica, principalmente aqueles que são mais tradicionalistas. Dessa maneira, seria importante que existisse a possibilidade, de no mínimo haver laboratórios de informática que fossem utilizados de forma interdisciplinar, por exemplo, utilizar o Excel para desenvolver cálculos estatísticos envolvendo a realidade e outros aspectos da geografia da região que o sujeito encontra, como também trabalhar o uso dos mapas on-line e desenvolver outros tipos de atividade.

É visto com uma grande facilidade que a falta do uso das TICs no ensino de geografia, somado as questões voltadas para as dificuldades práticas, infraestrutura e entre outras vicissitudes, estão extremamente relacionadas. Além disso, é visto que outros fatores locais e sociais, vão interferir diretamente no processo educacional. Outrossim, a forma como o educador vier a propor, mediar e expor o conhecimento, será um outro fator decisivo na forma como irá impactar o estudante. É preciso que aquilo que o estudante vê em geografia na sala de aula, esteja presente na vida dele. Com relação aos objetivos, todos foram cumpridos. O objetivo geral foi atingido porque foi possível identificar que diante dos desafios que não estão presentes necessariamente na geografia, mas que mesmo assim afetam drasticamente na forma com que esses conhecimentos são ensinados, o que demonstra que há sim uma influência do meio dentro do processo de ensino e aprendizagem.

O primeiro objetivo especifico foi atingido uma vez que os desafios da geografia no ensino básico brasileiro estão relacionados com a falta de infraestrutura, com a falta do uso das TICs, a falta de interdisciplinaridade contínua, falta de treinamento, teorias fora da realidade do estudante, falta de metodologias ativas e demais recursos. Da mesma forma o segundo objetivo especifico também foi atingido, exatamente porque ficou evidenciado que tudo isso está causando e vai causar mais impactos negativos, como por exemplo, é o caso da desmotivação e falta de interesse de alguns estudantes, o que demonstra a necessidade dos professores e a comunidade em geral em intervir. REFERÊNCIAS CASTELLAR, Sonia Maria Vanzella. MACÊDO, Rebeka Carvalho; MOREIRA, Kaline da Silva. Ensino de geografia em tempos de pandemia: vivências na Escola Municipal Professor Américo Barreira, Fortaleza/CE.

Revista Verde Grande: Geografia e Interdisciplinaridade, v. n. p. GEOSABERES: Revista de Estudos Geoeducacionais, v. n. p.

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