Artigo formação de professores usando 3 livros: A arte de ensinar de Jay Parini;

Tipo de documento:Artigo cientifíco

Área de estudo:Pedagogia

Documento 1

DESAFIOS DO ENSINO NA CONTEMPORANEIDADE A evolução constante da sociedade é perceptível dentro e fora do espaço escolar, não obstante a formação dos professores muitas vezes não acompanhe tal progresso, o que a leva se pautar em métodos de ensino que estimulam práticas fragmentadas em detrimento da aprendizagem interdisciplinar. Nessa perspectiva, é relevante considerar o ensino como um meio de os educandos obterem uma formação condizente com o contexto social contemporâneo. Enquanto ao docente cabe a mediação do conhecimento por meio de estratégias relacionadas à época. De acordo com Parini (2007), é imprescindível que o professor não considere o ensino somente como um trabalho. Sendo assim, a atividade docente não se limita a apenas a marcar presença em um ambiente cuja principal finalidade é transmitir determinado assunto.

Então, ao ver que está contribuindo de alguma maneira para a mudança da sociedade é o que justificaria a alegria de ensinar. No entanto, a escola e o professor não devem corroborar com a ideia de o docente é o único pensante e, consequentemente, a única pessoa que detém o conhecimento dentro da sala de aula, tendo em vista que o aluno possui conhecimento extraescolar advindo de suas relações sociais e familiares que pode contribuir para o desenvolvimento das aulas com base em metodologias que não desconsideram esses aspectos. FORMAÇÃO DOCENTE A PARTIR DA PERSPECTIVA INTERDISCIPLINAR A interdisciplinaridade passou a ser buscada pelas escolas devido à percepção da necessidade de olhares diferenciados para um mesmo objeto. Com a publicação das novas Diretrizes Curriculares para a Educação Básica, tornou-se evidente que os documentos oficiais que trazem um panorama sobre a organização da educação nacional têm priorizado estratégias que valorizam o ensino interdisciplinar.

Essa divisão por área é exata manifestação da interdisciplinaridade, uma vez que deixa de lado a fragmentação na qual as disciplinas são ensinadas de forma isoladas umas das outras e passa a ter um currículo escolar que interaja com a diversidade de saberes, tendo ainda como finalidade sistematizar os conteúdos em uma relação interligada. Nesse aspecto, esses guias explicitam os percursos de desenvolvimento da interdisciplinaridade. É preciso destacar, inicialmente, que a mera justaposição de disciplinas não corresponde à interdisciplinaridade, a qual está associada à superação da fragmentação do saber. Assim, uma ação pedagógico-metodológica possui a finalidade de integrar diversos conhecimentos em projetos que permitam ao educando sair da condição de espectador passivo no processo da aprendizagem. Conforme essa perspectiva, o conteúdo do ensino tem como parâmetro propiciar aprendizagens significativas que mobilizem o aluno e estabeleçam entre ele e o objeto do conhecimento uma relação de reciprocidade.

A interdisciplinaridade evoca, por isso, áreas, âmbitos ou dimensões presentes na vida pessoal, social e cultural, e mobiliza competências cognitivas já adquiridas. ª ed. Rio de Janeiro, Paz e Terra, 1978. PARINI, Jay. A Arte de Ensinar. Tradução de Luiz Antonio Aguiar.

71 R$ para obter acesso e baixar trabalho pronto

Apenas no StudyBank

Modelo original

Para download