Artigo Pedagogia - Educação Infantil

Tipo de documento:Artigo acadêmico

Área de estudo:Pedagogia

Documento 1

Palavras-chave: Educação Ambiental; Educação Infantil. A Educação Ambiental compreende uma das ferramentas existentes para a sensibilização e tomada de consciência da população no que tange aos problemas ambientais. Por meio dela, podem ser criadas ferramentas para melhorar o aproveitamento dos recursos naturais, tornando esse aproveitamento sustentável com vistas a inovar as práticas cotidianas de relação com o meio ambiente, tornando-as menos agressivas. Para Dias4, a Educação Ambiental envolve um conjunto de conteúdos e práticas, voltados para a resolução de problemas concretos do meio ambiente, através do enfoque disciplinar e da participação ativa e responsável da sociedade. Já para Leff5, a Educação Ambiental exige a integração de conhecimentos, considerando que a reorganização do saber disponível não é suficiente para tratar do assunto.

Logo, estratégias e esforços em torno do desenvolvimento de sistemas de energia fotovoltaica foram iniciados. A partir do século XX, a preocupação com a diversificação da matriz energética apresenta relação não apenas com a limitação da disponibilidade dos combustíveis fósseis, mas com o reconhecimento de que as fontes não renováveis de energia alteram as mudanças climáticas, portanto, devendo ser substituídas por fontes menos danosas ao meio ambiente. Seguindo as diretrizes do Programa Internacional de Educação Ambiental de 1975 e da Conferência Intergovernamental Sobre Educação Ambiental realizada pela Unesco, o poder público brasileiro buscou incluir a Educação Ambiental como uma ferramenta da política educacional, em consonância com as orientações internacionais.

Em dezembro de 1994, o governo criou o Programa Nacional de Educação Ambiental – PRONEA, o qual se configura como um importante esforço do poder público federal no estabelecimento de condições necessárias para a Política Nacional de Educação Ambiental, fortalecendo as atividades educativas direcionadas à proteção, recuperação e melhoria do meio ambiente. O Programa Nacional de Educação Ambiental apresenta como eixo orientador a perspectiva da sustentabilidade ambiental na construção de um país comprometido com a valorização dos recursos naturais. Os problemas ambientais devem ser compreendidos primeiramente localmente, e em seguida em seu contexto global. É imprescindível a combinação dos recursos informativos com as práticas educativas. Desta forma é possível desenvolver uma consciência crítica acerca da problemática ambiental.

Partindo do pressuposto de que as questões relacionadas ao meio ambiente vêm adquirindo importância crescente na sociedade, as escolas devem compor espaços de criação de consciências críticas no tocante à preservação ambiental. Essa consciência somente é formada a partir de uma Educação Ambiental integrada e transversal, ou seja, aplicada de maneira contínua e em consonância com diferentes propostas de ensino, uma vez que, de acordo com Bernardes e Prieto7, é comum, em muitas escolas, o ensino sobre questões ambientais estar associado a projetos isolados, fragmentados e superficiais, que não contribuem para um processo consistente de aprendizagem acerca do meio ambiente. Desta forma, os educadores devem orientar os educandos sobre a natureza social do compromisso com a preservação do meio ambiente e dos recursos naturais, ou seja, sobre um compromisso coletivo que gera resultados para a própria população e para a biodiversidade.

Por meio de discussões atinentes às questões ambientais, constrói-se com os alunos a consciência sobre a importância da formação cidadã, de um desenvolvimento sustentável, solidário e justo. Os conteúdos ensinados só farão sentido para educandos e educadores se estiverem associados a um projeto mais ambicioso de ensino, para além do ensino de conteúdo informativo, mas integrado a uma dinâmica de transformação. Entendemos que a compreensão dos educadores no que tange à Educação Ambiental não deve ser limitada à interpretações superficiais. Para além da preservação ambiental, a Educação Ambiental apresenta como um dos principais objetivos, a formação de cidadãos comprometidos com o presente e com o futuro dos seres humanos e demais seres vivos.

Brasília: MEC/SEF, 1998. BRASIL. Senado Federal. Lei n. de 27 de abril de 1999: Dispõe sobre a Educação Ambiental, institui a Política Nacional de Educação Ambiental e dá outras providências. Métodos e técnicas de pesquisa social. ed. São Paulo: Atlas, 1999. LEFF, H. Epistemologia Ambiental.

15 R$ para obter acesso e baixar trabalho pronto

Apenas no StudyBank

Modelo original

Para download