AS DIFICULDADES ENFRENTAS PELOS PROFESSORES NA EDUCAÇÃO INCLUSIVA

Tipo de documento:Artigo acadêmico

Área de estudo:Pedagogia

Documento 1

Contudo, o processo de inclusão demanda uma infraestrutura adequada, um preparo dos professores para lidar com situações específicas, e uma boa relação com a família dos alunos, dentre outros pressupostos, e muitos professores encontram dificuldades para que a inclusão seja concretizada. Neste sentido, o trabalho através de uma investigação bibliográfica, e uma metodologia dedutiva, visa demonstrar tais dificuldades e as possibilidades de contornar as situações dificultosas, bem como propostas pedagógicas que podem ser implementadas para que os alunos especiais tenham acesso à educação de forma plena. Palavras-Chaves: Educação Inclusiva. Professores. Alunos Especiais. Igualmente, na educação, exclusão social de crianças ou adolescentes que possuíam algum tipo de deficiência física ou mental, eram segredadas não apenas pelos alunos, mas também pelo corpo docente das instituições.

Ainda, além destes, outros alunos que possuíam certas limitações, como alunos autistas, com déficit de atenção ou hiperatividade, e aqueles que possuíam dificuldades de comunicação e de interagir socialmente. Porém, somente após a redemocratização do país e o estabelecimento da Constituição Federal de 1988, que declarou igualdade a todos e a dignidade da pessoa humana, que a educação inclusiva foi implementada na década de 1990, com a Declaração de Salamanca, que rompeu com diversos paradigmas educacionais, inclusive quanto aos alunos especiais. A educação inclusiva, pode ser conceituada como um processo de inclusão dos portadores de necessidades especiais ou de distúrbios de aprendizagem em todos os seus graus, na educação básica (MRECH, 1998). E está diretamente ligada com ações políticas, pedagógicas, culturais e sociais para que a integração dos alunos especiais no cotidiano escolar.

Quando a educação inclusiva é totalmente abraçada, nós abandonamos a ideia de que as crianças devem se tornar normais para contribuir para o mundo (KUNC, 1992 apud MORENO, 2009). Assim, as limitações dos alunos especiais não os impedem de participar e contribuir para a sociedade, principalmente do seu próprio conhecimento e desenvolvimento. Assim, para incluir um aluno no ambiente escolar é necessário romper com os preconceitos criados pela sociedade. Para que a educação inclusiva seja efetivamente desenvolvida, os professores precisam intervir através de práticas pedagógicas, como a educação cooperativa, a adoção de técnicas e estratégias, a aplicação de novas formas de avaliação, o estímulo da participação dos pais e da comunidade em que vive, de modo que precisam ter habilidades para que a inclusão seja plenamente efetivada.

Contudo, muitos professores não compreendem tais assertivas, sendo um dos motivos a ausência de preparo acadêmico para que esse assunto fosse exaurido no seu processo de conhecimento. Sendo assim, a comunidade também pode contribuir na inclusão da criança ou do adolescente na escola, inclusive com o apoio de psicólogos, fonoaudiólogos, fisioterapeutas, entre outros especialistas. A ausência de contribuição da comunidade e da família também é uma das dificuldades vivenciadas pelos professores ao implementar a educação inclusiva. Muitas famílias não incentivam ou participam da vida escolar dos filhos o que prejudica o seu desenvolvimento. A família precisa fazer parte desse processo de inclusão, pois a sua participação com amparo, afetividade e compreensão também são imprescindíveis para que o aluno se desenvolva tanto no âmbito educacional quanto no social.

BRAGA, 2012) Neste sentido, os professores podem propor reuniões coletivas e individuais para lidar com assuntos particulares dos alunos especiais, como seus obstáculos, suas dificuldades, seus medos, para tentar reduzi-los e até sana-los, bem como seus gostos e talentos para ajuda-los a desenvolver. REFERÊNCIAS BRAGA, Sheila M. R. Educação Especial: As Dificuldades Encontradas no Ambiente Escolar Para a Inclusão. Disponível em < http://www. pedagogia. Quais as Expectativas com Relação à Inclusão Escolar do Ponto de Vista do Educador? Temas sobre desenvolvimento, v. n. p. MORENO, Patrícia Cândido. As Dificuldades da Escola Perante a Inclusão Escolar. br/wp-content/uploads/2010/10/1-o-que-e-educacao-inclusiva. pdf> Acesso em 26 nov. Reis, M. G. O Compromisso Político-Social do Diretor Como Educador.

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