AS NOVAS TENDÊNCIAS METODOLÓGICAS MATEMÁTICAS NO ENSINO DE FUNÇÃO AFIM

Tipo de documento:TCC

Área de estudo:Matemática

Documento 1

Desta forma o aluno se envolvera em uma explicação realista e cheia de significados, levando ao entendimento do conteúdo através de sua própria reflexão; se identificando culturalmente por meio de sua história, como também com sua problemática. Falta 100 palavras Palavras-chave: Tendências metodológicas. Função Afim. Matemática. INTRODUÇÃO Com o passar dos anos surgem cada vez mais descobertas, técnicas e métodos de ensino. Mesmo um bom plano de aula com boas explicações do conteúdo estudado, bem elaborado e diversificado, às vezes não é o suficiente para atrair a atenção dos alunos. Fazer que sua turma colabore, participe e sinta-se interessado, não é uma tarefa fácil, mas como comenta Moran: O modelo de passar conteúdo e cobrar sua devolução é insuficiente.

Com tanta informação disponível, o importante para o educador é encontrar a ponte motivadora para que o aluno desperte e saia do estado passivo, de espectador. Aprender hoje é buscar, comparar, pesquisar, produzir, comunicar. Só a aprendizagem viva e motivadora ajuda a progredir (2013, p. Orientação de modelagem: requer que o sujeito seja capaz de fazer modelos matemáticos. O aluno é incentivado à pesquisa, a desenvolver a criatividade e a habilidade de formular e resolver problemas e a aplicar o conteúdo matemático. Nesse processo, o aluno é conduzido à formulação de hipóteses, à constituição de alternativas para solucionar as situações-problema. Avaliação do processo: avaliam-se a produção e o conhecimento matemático, a produção do trabalho de modelagem em grupo e a extensão e aplicação do conhecimento para, assim, redirecionar o trabalho.

p. Assim, de certa forma humanizando o conteúdo estudado, demostrando ao aluno que a equação, por exemplo, foi desenvolvida por uma pessoa que vivia em uma sociedade, igualmente a ele. Conforme os Parâmetros Curriculares Nacionais – PCNS: A história da matemática pode oferecer uma importante contribuição ao processo de ensino e aprendizagem dessa área do conhecimento. Ao revelar a matemática como uma condição humana, ao mostrar as necessidades e preocupações de diferentes culturas, em diferentes momentos históricos, ao estabelecer comparações entre conceitos e processos matemáticos do passado e do presente, o professor cria condições para que o aluno desenvolva atitudes e valores mais favoráveis diante desse conhecimento. Além disso, conceitos abordados em conexão com sua história constituem veículos de informação cultural, sociológica e antropológica de grande valor formativo.

A história da matemática é, nesse sentido, um instrumento de resgate da própria identidade cultural. Não existe forma de “suprir” isso de uma vez e ficar tranquilo por algum período. Em outras palavras, não é possível manter-se numa zona de risco sem se movimentar em busca de novos conhecimentos (2012, P. O alto interesse dos estudantes pela tecnologia faz com que os computadores e softwares se tornem uma boa ferramenta para ser trabalhada em sala de aula. Um plano de aula com o uso das tecnologias pode fornecer aos alunos uma motivadora a mais, estimulando e demonstrando ao estudante que essas ferramentas também servem para o estudo e aprendizado, sem esquecer os importantes objetivos curriculares do professor. Assim como diz Masetto: Os recursos da informática não são o fim da aprendizagem, mas são meios que podem instigar novas metodologias que levam o aluno a “aprender a aprender” com interesse, com criatividade, com autonomia.

Dependendo da escolha de cada aluno. Primeiramente os alunos terão de ir a campo, pesquisando sobre o custo da gasolina nos postos da cidade. Com o auxílio de um mapa tecnológico ou não, poderão calcular a distância da escola até sua residência. Na secretaria da escola, poderão perceber que o ano letivo tem exatamente 200 dias. E por fim, verificando o modelo do veículo utilizado para de locomover, poderão pesquisar a informação de quantos quilômetros o veículo percorrerá por litro de gasolina, assim como, se tem diferença entre o percorrido na área urbana e rural. A Função de Primeiro Grau/Função Afim tem este nome por ser uma função de grau 1, e Afim, pelo seu significado de “ligados”, “conectados”.

• Para um aluno que utiliza o transporte publico: Utilizando o mesmo aluno X que reside a 2km de sua escola. Com o vale transporte de 2,80 reais, podemos dizer que utilizará dois vales por dia, gastando 5,60 ao todo. Como são 200 dias letivos divididos em 10 meses, saberemos que terá 20 dias por mês. Sabemos também que o estudante, paga metade do valor da passagem; mas, um auxílio de custo de 10,00 para obter a carteira estudantil. Fonte: Desenvolvido pela autora, 2017. Imagem 5: Software Excel indicando os gastos, a direita representação da utilização de um veículo particular e a esquerda a utilização do transporte publico. Fonte: Desenvolvido pela autora, 2017. Nestas tabelas, podemos perceber o acumulo de gastos da gasolina por meses de aula, resulta no final de um ano em 389,60 reais para o veículo particular.

E o de vale transporte em 570,00 reais. Neste gráfico, como é feito com uma função Linear, podemos observar que a reta passa exatamente pela origem, o ponto (0,0), assim como todas as funções Lineares. Imagem 7: Software GeoGebra com a fórmula de gasto com o veículo particular. Fonte: Desenvolvido pela autora, 2017. Já neste caso a reta cortará os eixos x e y nos pontos (0,10) e (-0,18,0), por se tratar de uma fórmula com o valor de b≠0, ou seja, Função Afim, não Linear. Imagem 8: Software GeoGebra com os pontos cortantes aos eixos da Função Afim. A escolha do objeto do estudo, foi a elaboração de uma aula sobre Função Afim, proposta do desenvolvimento de um projeto de Modelagem Matemática, sendo baseado com o Software Excel e GeoGebra como a Tecnologia de Informação e Comunicação – TICs e a História da Matemática.

Esta aula é a analise e a pesquisa dos gastos reais de transporte e gasolina, sendo feitas com um veículo particular ou o transporte público, analisando a utilização do melhor meio locomotivo diante o percurso de sua residência até a escola no decorrer do ano letivo. A análise do plano de aula foi de forma sugestiva para a uma introdução do conteúdo de Função Afim aos alunos. Tendo objetivo principal de esclarecer a questão exposta no projeto, sendo ela: investigar a utilização das novas tendências metodológicas, suas eventuais dificuldades e facilidades, para uma melhor reflexão sobre o acolhimento destas por parte dos professores. DISCUSSÃO Planejar a aula com antecedência é fundamental para sua aplicação, pois pode acabar por confundir o aluno se o professor se equivocar no desenvolvimento da atividade.

O estudo de um conteúdo com o auxílio de softwares matemáticos demanda um bom conhecimento sobre o mesmo, o professor deve estar bem preparado para as eventuais dúvidas dos alunos, do mesmo modo como interagir e aplicar estes no momento certo da aula. Assim, será fornecido um ambiente de aprendizagem clara e simplificada, onde o aluno poderá visualizar, refletir e analisar de forma ampla as atividades propostas. A utilização da Modelagem Matemática em aula, desperta no aluno curiosidades ligadas a sua realidade. Através de pesquisas, tem-se a possibilidade de analisar uma situação real, além de fornecer a ele uma demonstração prática da utilização das fórmulas matemáticas. Já a exposição histórica do conteúdo, realmente é a maior dificuldade da atividade, muitos livros onde os professores se amparam, para planejar suas aulas, não trazem este contexto.

São Paulo: Contexto, 2002. BORBA, Marcelo de Carvalho. PENTEADO, Mirian Godoy. Informática e Educação Matemática. Ed. p. D’AMBROSIO, Beatriz S. Formação de Professores de Matemática para o Século XXI: O Grande Desafio. Pro-Posições, (S. l), v. R. SILVA I. B. Metodologia Científica. Campina Grande; Natal: UEPB/UFRN-EDUEP, 2008. MASETTO, M. BEHRENS M. Novas tecnologias e mediações pedagógicas, 21. Ed. Campinas, SP: Papirus, p. MEC, 1999 TAJRA, Sanmya Feitosa. Informática na Educação: Novas ferramentas pedagógicas para o professor da atualidade. ed. rev. atual e ampl.

159 R$ para obter acesso e baixar trabalho pronto

Apenas no StudyBank

Modelo original

Para download