As principais ideias Iluministas no Brasil e como elas influenciaram a história política do país

Tipo de documento:Projeto de Pesquisa

Área de estudo:Filosofia

Documento 1

No Brasil, essas ideias orientaram todas as conspirações e movimentos voltados para o rompimento do domínio lusitano sobre a colônia. Assim, falaremos a seguir de como esse pensamento filosófico influenciou movimentos importantes na história brasileira como a Inconfidência Mineira de 1789, a Conjuração Fluminense de 1794, a Revolta dos Alfaiates de 1798 na Bahia e a Revolução Pernambucana de 1817, que se espelharam nos principais movimentos políticos influenciados pelos ideais iluministas e que findaram na Independência proclamada em 1822. Iluminismo no Brasil Após o Barroco, em 1700, surge a escola literária conhecida como Arcadismo, que vem acompanhado de uma tendência artística chamada Iluminismo. Esse movimento cultural define a figura da Europa do final do século XVII e século XVIII. Durante esse período, várias renovações mudavam a maneira de se compreender o mundo.

Dentre as principais ideias iluministas que os inconfidentes se basearam, destacam-se o fim do colonialismo e absolutismo, a implantação da República, uma vez que o regime vigente era a Monarquia, a liberdade econômica, também chamada de liberalismo, bem como a liberdade de religião, de pensamento e de expressão. Os inconfidentes não conseguiram atingir seu principal objetivo: a Independência do Brasil, contudo os ideais iluministas foram difundidos pelo Brasil, e foram de fundamental importância na formação política do Brasil. Conjuração Fluminense Outro movimento significante foi a Conjuração Fluminense em 1794, que criticava a monarquia, a dependência do Brasil frente a Portugal e defendia a emancipação brasileira. Este movimento teve influência tão grande do Iluminismo que foi acusada de objetivarem um país não dependente de Portugal, mas sim da França napoleônica.

Esse movimento, constituído no Rio de Janeiro, formou a Sociedade Literária. A revolta liderada pelos alfaiates João de Deus e Manuel Faustino dos Santos e pelos soldados Lucas Dantas e Luiz Gonzaga teve início no dia 12 de agosto de 1798. Naquele dia, através de cartazes afixados em Salvador, que continham a finalidade da revolta e as propostas pleiteadas pelo movimento, os revoltosos esperavam a participação da população baiana, mas antes de a população compreender o ocorrido eles foram delatados e o governo controlou o movimento. No dia 25 de agosto do mesmo ano todos os envolvidos na conspiração foram presos. Os soldados Lucas Dantas e Luiz Gonzaga e os alfaiates João de Deus e Manuel Faustino foram enforcados. Os pertencentes à elite, como Cipriano Barata, foram inocentados.

Enquanto as tropas terrestres tomavam as regiões do interior, a cidade do Recife foi cercada por embarcações que interromperam a comunicação da capitania com outras regiões. Os lideres acabaram sendo presos e executados. Dessa forma, o governo lusitano preservava a sua hegemonia política através da força das armas. Independência do Brasil Após tantos movimentos sociais influenciados pelo Iluminismo chegamos ao maior deles, que também era o objetivo principal da maioria dos movimentos citados até então. O novo regente do Brasil, D. Pedro. O general Avilés, comandante do Rio de Janeiro e fiel às Cortes, tentou obrigar o embarque do regente, mas foi frustrado pela mobilização dos brasileiros, que ocupavam o Campo de Santana. Os acontecimentos desencadeavam uma crise no governo e os ministros portugueses demitiram-se.

O príncipe formou um novo ministério, sob a liderança de José Bonifácio, até então vice-presidente da Junta Governativa de São Paulo. No mês de maio, o governo brasileiro estabeleceu que qualquer determinação vinda de Portugal só poderia ser acatada após a aprovação de D. O Dia da Independência do Brasil é comemorado no dia 07 de setembro por ser considerado o momento simbólico que D. Pedro rompe as relações de subordinação com Portugal. Bibliografia VILARINHO, Sabrina. Iluminismo"; Brasil Escola. Disponível em <https://brasilescola. br/estudo/historia-iluminismo-no-brasil>. Acesso em 10 de outubro de 2018. PUENTE, Rafaella. “Conjuração Fluminense”; Disponível em <https://rafaellapuente. wordpress. SOUSA, Rainer Gonçalves. Revolução Pernambucana"; Brasil Escola. Disponível em <https://brasilescola. uol. com. com. br/independencia-do-brasil/>.

Acesso em 11 de outubro de 2018.

25 R$ para obter acesso e baixar trabalho pronto

Apenas no StudyBank

Modelo original

Para download