Aspectos da revisão em textos publicitários

Tipo de documento:Artigo acadêmico

Área de estudo:Publicidade e propaganda

Documento 1

Edson Correia São Paulo 2020 ASPECTOS DA REVISÃO TEXTUAL: REVISOR REDATOR E SUA IMPORTÂNCIA NA CONSTRUÇÃO TEXTUAL Felipe de Oliveira Soares1 RESUMO O presente artigo, tem como objetivo apresentar a importância do redator, revisor textual, alguns redatores também assumem o papel de revisores textuais, porém isso não é uma regra, tendo assim profissionais que se dedicam apenas a correção textual. O artigo também aborda os aspectos históricos da revisão textual e do seu objeto de trabalho, o texto. Discorre sobre as estruturas textuais, assim como, os critérios e competências que um redator/revisor tem que ter para redigir e revisar os textos, principalmente as propagandas e peças publicitarias. Palavras-chave: Redator, revisor, propagandas publicitárias, revisão textual Introdução A contemporaneidade e o avanço das tecnologias da informação e comunicação TICs, trazem duas visões de mundo sobre a linguagem verbal, a primeira vertente acredita que a linguagem está cada vez mais fluida, e não exige, portanto, a rígida utilização da língua portuguesa.

Propagandas de publicidade, matérias jornalísticas, textos, estão no ponto de vista dessa vertente, se aproximando da informalidade. Passar significado aos desenhos e símbolos fez com que surgisse uma revolução, ou seja, a escrita é o marco fundamental da revolução intelectual humana, transpondo o homem da pré-história para a história. Levy, (1993 p, 87), defende que “O nascimento da escrita está ligado aos primeiros estados burocráticos de uma hierarquia piramidal e as primeiras formas de administração econômica centralizada em impostos e gestão de grandes domínios”. COSTA, SILVA e VILAÇA, (2013, p. apresentam três fases da evolução da escrita. Fase pictórica: trata-se de desenhos ou pictogramas, associados à imagem daquilo que se quer representar. VI. DUTRA 92014) A história da revisão textual e respectivamente dos revisadores é antiga, a necessidade de se corrigir textos também.

Ao longo dos séculos, houve uma evolução no papel do revisor, cada vez mais, se faz necessário corrigir textos, seja por uma questão estética, por erros ortográficos, regenciais, pela má utilização da conjugação verbal, enfim, a lista é de erros é extensa. Atualmente, o papel desses profissionais vem sendo cada vez mais requisitado, agencias de propagandas e publicidades, empresas de outros setores que trabalham com documentos, instituições governamentais, todos necessitam de um redator e de um revisor textual, para só então veicular seus textos. Muitos desses textos têm como intensão persuadir a classe para qual é direcionado, os aspectos dos textos persuasivos serão apresentados na próxima seção. Como pode também utilizar da estrutura dionisíaca que, de maneira sútil e informal, busca através das entrelinhas, transferir uma emoção ou sentimento ao leitor.

De Atenas às antenas, muito se sofisticou no processo de persuasão, em especial no discurso publicitário, que bebe de infinitas fontes desde a filosofia, a antropologia, a sociologia, a psicologia, a linguística, a semiótica, a arte e tem, ainda hoje, entre suas mais poderosas armas, a palavra. Ilude-se quem acredita que a velocidade dos nossos dias desbotou a importância da palavra, dando preponderância à imagem, rápida, intensa e onipresente. A imagem gera o impacto, mas o poder da persuasão está na palavra, assim como a condução do raciocínio do receptor. FIGUEIREDO (2005, p. “Trata-se da escolha do que é mais importante, do que desejamos que o leitor veja primeiro. A ordem em que os elementos gráficos do anuncio vão captar, o olhar determina uma sequência que possibilitará a compreensão que desejamos que o observador tenha do anuncio.

” (2005, p. b) Titulo - É a frase que busca chamar atenção do leitor. “Trata-se de uma chamada forte, cujo o objetivo é fisgar a atenção do leitor. O que é a revisão textual, e qual é a função do revisor? Revisão textual é o ato de revisar, corrigir, texto que por diversos fatores, podem estar sendo escritos de forma incorreta. Não se trata de corrigir apenas a gramática do texto, mas, saber incorporar as palavras e as orações em conformidade com a língua portuguesa. Aprimorar o texto é a premissa norteadora da correção textual, o certo é que o texto passe por pelo menos duas correções antes de ser veiculado. Vários aspectos textuais devem ser levados em consideração na revisão textual, isso torna-se imprescindível para uma melhor interpretação pelo público alvo para o qual ele é direcionado.

A revisão precisa ser feita considerando o sentido do texto como um todo. Igual as leis, o português também é normativo, existem um conjunto de regras que deve ser seguido, caso algumas dessas regras sejam quebradas, o texto é ‘infracional”, comete-se um erro em sua construção, e o mesmo precisa ser c corrigido. Segundo Brito (2003 apud ANTUNES e COELHO, 2010, p. De modo geral, os revisores atuam exatamente na construção de um modelo de língua em que prevalece a ideia de um princípio legislativo - de uma lei escrita. O papel do revisor, para ele próprio (mesmo não dizendo), não é contribuir para que o autor do texto escreva o que quis do jeito que quis (. mas o de ajustar o texto a um hipotético padrão “oficial” A destarte, o papel do revisor, é organizar um texto, para que o mesmo se enquadre nas regras da língua portuguesa.

O revisor textual tem que dominar a grámatica, ter o habito de leitura e de escrita. Em que casos de textos e peças publicitarias que apresentem palavras estrangeiras, é necessario que tanto o redador quanto o revisor, tenham compreenção da lingua utilizada, para que não haja erros de interpretação. A tabela a seguir, apresenta os criterios que o redator/revisor textual deve se atentar, para corrigio os erros antes do texto ser veiculado. Erros de digitação Confusão de fonemas parecidos Erros de acentuação Não observância do novo acordo ortográfico Acento diferencial Erros de pontuação Erros de semântica Erros nas locuções adjetivas/adverbiais Erros de concordância Erros de regência Uso dos porquês Esses são só alguns dos clitérios avaliativo do revisor, o redator nem sempre vai ser responsavél por corrigir o texto, ter domínio e estar sempre se atualizado as mudanças da lingua portuguesa, é inprescindivel na profissão do revisor.

Ao se observar a extensa lista de conteúdos que esse profissional tem que dominar, já denota a importancia que ele tem para a sociedade, e também para as empresas em que trabalha. No ano de 2018, uma pesquisa apresentou dados sobre o desempenho do mercado publicitário Os setores que mais destinaram investimentos para compra de mídia foram Comércio, Serviços, Financeiro, Higiene Pessoal e Beleza e Farmacêutico, sendo que 85% dos novos anunciantes atuam nos segmentos de Serviços, Comércio, Cultura, Lazer, Esporte e Turismo e Imobiliário. A categoria de Eventos Sociais e Culturais liderou a presença de novas marcas, com mais de 8 mil produções artísticas promovidas em 2018, com forte contribuição regional. A compra de mídia nos meios e veículos aferidos pela Kantar IBOPE Media, baseados em seu preço de vendas antes de qualquer redução resultante de descontos negociados, movimentou o equivalente a R$147 bilhões em 2018.

Em relação ao desempenho dos meios, a TV concentrou 71% dos investimentos considerando TV aberta, TV por assinatura e merchandising. Os meios jornal e rádio mantiveram, respectivamente, a segunda e terceira posição. Há todo um processo de normatização que precisa ser respeitado. A destarte, com o crescimento do mercado publicitário, observa-se que esses profissionais, são atualmente imprescindíveis na sociedade, e que junto com o aumento das propagandas e agências publicitárias, há um aumento também dessa classe profissional no mercado de trabalho. REFERÊNCIAS ANTUNES, L. B. COELHO, S. unibrasil. com. br/index. php/cadernoscomunicacao/article/view/1914>. CAVALCANTE, M. L. C. A EVOLUÇÃO E REVOLUÇÃO DA ESCRITA: UM ESTUDO COMPARATIVO. Círculo Fluminense de Estudos Filológicos e Linguísticos, 7, 2013. Disponivel em: <http://www.

br/diversos/revisao-de-texto-profissao-e-historia/>. Acesso em: 28 maio 2020. FIGUEIREDO, C. Redação Publicitária: sedução pela palavra. São Paulo: Cengage Learning, 2005. MAKINGOF iNFORMAÇÃO E OPINIÃO, jun. Disponivel em: <Estudo apresenta dados do desempenho do mercado publicitário em 2018>. Acesso em: 01 jun. RIBEIRO, S. R.

168 R$ para obter acesso e baixar trabalho pronto

Apenas no StudyBank

Modelo original

Para download