ASPECTOS FILOSÓFICOS, SOCIOLÓGICOS, POLÍTICOS E PEDAGÓGICOS DA EDUCAÇÃO INFANTIL

Tipo de documento:Artigo acadêmico

Área de estudo:Pedagogia

Documento 1

Políticas Educacionais. ABSTRACT This paper aims to demonstrate the philosophical, sociological, political and pedagogical aspects of early childhood education. These aspects need to be objects of reflection of the educator in a way that can philosophically understand the human being and his social relations, so that he can discern how to contribute to the formation of this being, where such contributions may be required through public policies or pedagogical practices KeyWords: Early Childhood Education. Conception of Childhood. Educational Policies 1. Contudo, a partir da Idade Moderna, essa concepção de infância passou a ser modificada, inicialmente pelas famílias mais afortunadas, que passaram a ter vestimentas próprias para as crianças para diferencia-las dos adultos, e a retardar a sua inicialização na vida trabalhista. Ademais, devido às transformações econômicas e políticas ocorridas a partir da Revolução Industrial e os movimentos sociais a partir de então, que inaugurou posteriormente o sentido de dignidade da pessoa humana, o olhar sobre a criança passou a ser mais sentimental.

Vale destacar que assim como a sociedade, o conceito de família também passa por uma reformulação, passando a integrar uma nova postura, importando-se com o bem-estar e a saúde dos seus entes, principalmente com as crianças, reconhecendo a sua vulnerabilidade. As reformas religiosas também contribuíram para a nova concepção de infância, no sentido de reafirmar a pureza e a inocência, com o objetivo de corrigir os desvios morais da sociedade a partir da infância, valorizando a educação. A partir de então, a educação passou a ser valorizada, substituindo a aprendizagem por meio de tarefas cotidianas a fim de designar as crianças para um trabalho, para a aprendizagem por meio da escola, sendo esta responsável pela sua educação, desenvolvimento e formação.

Essa contribuição educacional para a formação de um ser em desenvolvimento, se dá exatamente pela concepção de infância que esta fase do ser humano recebeu ao longo da história. Influências do Conceito de Infância na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) Devido a nova e atual concepção de infância, e consequentemente as políticas educacionais aplicadas na educação infantil, o Ministério da Educação passou a valorizar essa concepção de forma a criar a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), a fim de normatizar as aprendizagens essenciais que os alunos devem desenvolver ao longo das suas etapas de desenvolvimento, visando uma formação humana integral e a construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva. As diretrizes de aprendizagem definidas por esta norma, visam assegurar aos estudantes o desenvolvimento de competências gerais, sejam elas: conhecimento de conceitos e procedimentos; habilidades práticas, cognitivas e socioemocionais; atitudes e valores para resolver demandas do cotidiano; pleno exercício de cidadania; e do mundo do trabalho.

Assim, os educadores devem contribuir e estimular os alunos para que a sociedade seja mais humana e justa. Em relação à educação infantil, a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) estabelece que deve ser assegurado os direitos de aprendizagem e desenvolvimento das crianças através de interações e brincadeiras, para que estas possam conviver, brincar e participar junto com outras crianças, explorando, expressando e conhecendo a si própria também. Concepção de Infância e Educação Infantil: A Construção de Um Novo Perfil. Disponível em < https://www. webartigos. com/artigos/concepcao-de-infancia-e-educacao-infantil-a-construcao-de-um-novo-perfil/21322> Acesso em 27/10/2018. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO.

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