Atividade discurssiva sobre a previdencia

Tipo de documento:Questões e Exercícios

Área de estudo:Enfermagem

Documento 1

O texto base aprovado apresenta flexibilidade se comparado à ideia inicial, no entanto, ainda é uma proposta que não se encaixa ao cenário brasileiro, tendo em vista a realidade das condições de trabalho no país, bem como qualidade de vida da sociedade e o fato de que muitos trabalhadores exercem atividades de trabalho informais e, devido ao baixo acúmulo de capital mensal, não realizam contribuições mensais junto ao INSS. Ao contrapor a proposta vigente para a reforma da previdência e a realidade dos brasileiros, percebemos que os dois pontos não estão em sintonia. Há total ausência de reflexão acerca dos impactos sociais poderá desencadear no país, nota-se que a preocupação do governo está centrada na economia e não nos indivíduos.

Desse modo, podemos pontuar que a reforma da previdência – caso seja aprovada em consonância com a proposta atual – certamente trará aos cidadãos consequência negativas, tais como implicações à saúde tanto física quanto mental, considerando os anos a mais que deverão atuar no mercado de trabalho; tenderá a ressoar também sob a assistência social, uma vez que a tendência será a diminuição da renda e elevação do nível de pobreza da nação. Questão 2 No texto "Previdência: reformar para excluir? Contribuição técnica ao debate sobre a reforma da previdência social brasileira" temos a explanação de pontos favoráveis e contrários à consolidação da reforma da previdência e da seguridade social no Brasil, com o intuito de ampliar o debate acerca do tema.

A frente favorável à reforma sustenta a ideia de que a previdência compõe o maior gasto público do país, entretanto, há maior destinação de recursos financeiros às despesas decorrentes dos juros e amortizações que reverberam na expansão da dívida pública. O governo aponta que a aposentadoria no Brasil ocorre de modo precoce e sem delimitação de idade mínima. Tal argumento mostra-se inválido, uma vez que a aposentadoria por tempo de contribuição já instituía o fator idade no cálculo final do valor a ser recebido decorrente do benefício, desse modo, o valor da aposentadoria apresenta reduções de acordo com a idade do indivíduo. Com o aumento da idade mínima para o requerimento da aposentadoria, teremos uma realidade na qual o acesso ao benefício poderá colocar os cidadãos mais vulneráveis em uma situação de desproteção social.

Com a exigência de prolongar os anos de trabalho, haverá aumento no índice de cidadãos que não poderão contribuir com a previdência em função, por exemplo, de limitações no âmbito da saúde.

30 R$ para obter acesso e baixar trabalho pronto

Apenas no StudyBank

Modelo original

Para download