Atual conflito no Oriente Médio

Tipo de documento:Projeto de Pesquisa

Área de estudo:História

Documento 1

PALAVRA CHAVE: Guerra na Síria. Bashar al Assad. Estado Islâmico. INTRODUÇÃO E os ventos do oriente continuam cada vez mais quentes. Washington diz haver provas que colocam o regime sírio de Bashar al Assad como responsável pelo ataque, há algumas semanas, com gás sarin na área rebelde de Khan Sheikhoun, deixando 80 mortos, adultos e crianças. A Síria possuia 23 milhões de habitantes antes do conflito, metade da população abandou suas casas, mais de 6 milhões de pessoas foram deslocadas e segundo a Acnur (Agência da ONU para Refugiados) “4,7 milhões de pessoas estão em zonas de difícil acesso e em cidades sitiadas. A Turquia tornou-se o principal porto para os asilados, quase 3 milhões de sírios registrados, fontes governamentais afirmam que passa de 1,5 milhões de refugiados no Líbano, há também registros na Jordânia, Iraque e Egito.

dos refugiados sírios vivem abaixo da linha da pobreza segundo a Acnur. Em 2017, a Anistia Internacional denunciou uma “política de extermínio” acusando o regime de Assad de ter enforcado treze mil em cinco anos, entre 2011 e 2015 na prisão de Saydnaya perto de Damasco. Além dessas mortes o OSDH - Observatório Sírio de Direitos Humanos - revela que há outros milhares de mortos nas prisões de grupos rebeldes e extremistas”.   • Regime X Curdos - O povo curdo é um grupo que se diz nativo do oriente médio numa região chamada e Curdistão, que se localiza nos territórios do Irã, Iraque, Síria e Turquia. Antes do ataque aos curdos na cidade de Hasakeh, pelo exército de Assad, esse povo se mantinha longe do conflito.

• Curdos X Estado Islâmico - O povo curdo com sua Unidade de Proteção Popular - conhecida como YPG - organização armada curda - ocupam uma região do norte e nordeste da Síria, desde 2015 o YPG conseguiu expulsar o EI das cidades de Cobane e Manibj, na província de Aleppo e em grande parte do distrito de Hasakeh. • Estado Islâmico X Rebeldes - Todos aqueles que não se aliam ao EI são considerados inimigos de Abu Bakr al-Baghdadi, seu líder. Assim atacam grupos rebeldes sírios e até outros grupos jihadistas. Segundo o site El País Internacional “Os EUA autorizaram na segunda-feira o envio direto de armas aos combatentes da YPG para acelerar o avanço rumo a Raqa, uma decisão que provocou a oposição frontal da Turquia.

O Governo de Ancara tachou de inaceitável a entrega do armamento às tropas curdas, porque vê nisso um risco à sua segurança, devido à estreita relação desse grupo com a guerrilha separatista do Partido dos Trabalhadores do Curdistão (PKK), que pegou em armas contra o poder central turco em 1984 e é apontado como uma organização terrorista pela União Europeia e os EUA. O governo Thump não titubeou em rearmar os curdos da Síria mesmo com os avisos do presidente turco Erdogan, os EUA respondeu a Ancara que os armamentos foram escolhidos de forma a não representar risco aos países aliados na OTAN”. Fonte: El País Internacional) As vítimas Aproximadamente quatro milhões e meio de pessoas estão fora de suas regiões de origem dentro da Síria, milhares se refugiam em países vizinhos onde são vítimas de preconceito e racismo.

A Unicef fez uma estimativa em 2014 que cerca de cinco milhões e meio de crianças perderam suas casas e familiares e que por volta de um milhão delas estejam presas em áreas sitiadas em locais onde a ajuda humanitária não consegue chegar, um milhão e duzentas mil vivem em locais onde água potável, comida, remédios e acesso a educação são extremamente deficitários. As partes neste conflito estão também usando as crianças para matar, nomeadamente em execuções ou como atiradores furtivos.  (Fonte:www. unicef. pt) CONSIDERAÇÕES FINAIS Estados Unidos e União Europeia determinaram imposições econômicas contra a Síria, no entanto nenhuma atitude mais eficaz para dar fim a guerra foi tomada. Irã, China e Russia estão a favor do regime de Assad e se colocam contra qualquer imposição internacional ao governo Sírio.

Abril. Disponível em: http://agenciabrasil. ebc. com. br/internacional/noticia/2017-04/eua-apresentam-provas-de-que-regime-sirio-realizou-ataque-quimico BBC BRASIL. html EM INTERNACIONAL. Guerra na Síria. Março. Agence France-Presse. DIsponível em: http://www. Disponível em: http://www. acnur. org/portugues/ UNICEF. Impacto nas crianças na guerra da Síria. Brasil. htm.

27 R$ para obter acesso e baixar trabalho pronto

Apenas no StudyBank

Modelo original

Para download