AULAS PRÁTICAS NO ENSINO DE CIÊNCIAS DA NATUREZA COM BASE NA BASE NACIONAL CURRICULAR COMUM BNCC NO ENSINO MÉDIO

Tipo de documento:TCC

Área de estudo:Pedagogia

Documento 1

Essa intervenção tem que abordar a teoria e aplicar a parte prática, pois a teoria surge da prática e é a prática que vai transformar a realidade. Ou seja, deduz-se que a partir da vivência com a prática a construção do conhecimento pode ser mais efetivo, além de incentivar o olhar crítico-científico. As aulas práticas podem funcionar como um contraponto das aulas teóricas, como um poderoso catalisador no processo de aquisição de novos conhecimentos, pois a vivência facilita a fixação do conteúdo a ela relacionado, descartando-se a ideia de que as atividades experimentais devem servir somente para a ilustração da teoria (CAPELETTO, 1992). A implementação da Base Nacional Curricular Comum (BNCC) na educação básica é recente e a pesquisa científica por volta dessa temática também é escassa.

Por esse motivo esse trabalho se faz necessário, para fomentar os bancos de dados e auxiliar a comunidade científica. Utilizar diferentes linguagens – verbal (oral ou visual-motora, como Libras, e escrita), corporal, visual, sonora e digital –, bem como conhecimentos das linguagens artística, matemática e científica, para se expressar e partilhar informações, experiências, ideias e sentimentos em diferentes contextos e produzir sentidos que levem ao entendimento mútuo. Compreender, utilizar e criar tecnologias digitais de informação e comunicação de forma crítica, significativa, reflexiva e ética nas diversas práticas sociais (incluindo as escolares) para se comunicar, acessar e disseminar informações, produzir conhecimentos, resolver problemas e exercer protagonismo e autoria na vida pessoal e coletiva. Valorizar a diversidade de saberes e vivências culturais e apropriar-se de conhecimentos e experiências que lhe possibilitem entender as relações próprias do mundo do trabalho e fazer escolhas alinhadas ao exercício da cidadania e ao seu projeto de vida, com liberdade, autonomia, consciência crítica e responsabilidade.

Argumentar com base em fatos, dados e informações confiáveis, para formular, negociar e defender ideias, pontos de vista e decisões comuns que respeitem e promovam os direitos humanos, a consciência socioambiental e o consumo responsável em âmbito local, regional e global, com posicionamento ético em relação ao cuidado de si mesmo, dos outros e do planeta. Conhecer-se, apreciar-se e cuidar de sua saúde física e emocional, compreendendo-se na diversidade humana e reconhecendo suas emoções e as dos outros, com autocrítica e capacidade para lidar com elas. E partindo de experimentos, a possibilidade de ampliação de conhecimentos é bem maior, visto que o aluno pode associar pensar, questionar a partir de um conhecimento já existente favorecendo o desenvolvimento do pensamento crítico.

” Dentro da BNCC também há as competências específicas que os alunos deverão desenvolver dentro da disciplina de ciências da natureza que são: • Analisar fenômenos naturais e processos tecnológicos, com base nas relações entre matéria e energia, para propor ações individuais e coletivas que aperfeiçoem processos produtivos, minimizem impactos socioambientais e melhorem as condições de vida em âmbito local, regional e/ou global. • Construir e utilizar interpretações sobre a dinâmica da Vida, da Terra e do Cosmos para elaborar argumentos, realizar previsões sobre o funcionamento e a evolução dos seres vivos e do Universo, e fundamentar decisões éticas e responsáveis. • Analisar situações-problema e avaliar aplicações do conhecimento científico e tecnológico e suas implicações no mundo, utilizando procedimentos e linguagens próprios das Ciências da Natureza, para propor soluções que considerem demandas locais, regionais e/ou globais, e comunicar suas descobertas e conclusões a públicos variados, em diversos contextos e por meio de diferentes mídias e tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC).

Para que todas as competências sejam alcançadas os professores e educadores deverão se adequar e se preparar para o novo método de ensino e trabalhar com a prática passa a ser obrigatório para melhor entendimento do estudante para que alcance as habilidades necessárias. H. A. FARIA, M. A. Relação professor-aluno.  BRASIL. PCN. Secretaria de Educação Fundamental.  Parâmetros Curriculares Nacionais: Ciências Naturais/ Secretaria de Educação Fundamental – Brasília: MEC/CEF, 1997. BRITO, N. Disponível em: < https://www. youtube. com/watch?v=YbBxHS0Qfmc>. Acesso em 02 nov 2018. KRASILCHIK, M.

87 R$ para obter acesso e baixar trabalho pronto

Apenas no StudyBank

Modelo original

Para download