Bioquímica

Tipo de documento:Questões e Exercícios

Área de estudo:Biologia

Documento 1

Nessa etapa preparatória a hexose-glicose é fosforilada e clivada para gerar duas moléculas da triose gliceraldeído-3-fosfato. Esse Processo consome 2 ATPs. Estágio 2 – Recuperação de energia (reações 6 e 10). As duas moléculas de gliceraldeído-3-fosfato são convertidas em piruvato, com a geração concomitante de 4ATP. Qual o saldo energético final da glicólise (por molécula de glicose oxidada)? R- Por meio de uma oxidação completa e considerando as etapas de pagamento e preparação teremos como saldo final 2 ATPs, assim o resultado final de ATP de 30 a 32. Sem o oxigênio, não haverá a oxidação do NADH a NAD+ e FADH2 a FAD para manter o ciclo de Krebs. Justifique: “No ciclo de Krebs não há acúmulo de carbonos.

” R- Por causa da adição de uma molécula de dois carbonos (acetil) é balanceada pelas retiradas de duas moléculas de dióxido de carbono (CO2). Cadeia Respiratória ou Cadeia Transportadora de Elétrons 10) Qual a função da cadeia transportadora de elétrons? Explique o funcionamento da mesma. R- Transportar os elétrons até seu receptor final, o oxigênio. logo assim o NADH produz 2,5 ATP. Com isso o FADH2 iriar doar os elétrons para o complexo II, resulta na liberação de 6H+. Logo 6Q4=1,5, assim cada FADH2 produz 1,5 ATP. Metabolismo de Glicogênio 15) O que é glicogênio? Onde é possível encontrá-lo em maior quantidade? Qual a função do glicogênio muscular e hepático? R- É o principal polissacarídeo de reversa em animais, sendo um polímero D-Glicoses formado por resíduos de Glicose.

R- Ocorre em todos os tecidos, porém mais intensos nas células do fígado e musculo. O metabolismo do glicogênio é controlado de acordo com as necessidades celulares. Enquanto a glicogênio fosforilase é atividade na presença de fosfato, o glicogênio sintase é ativada na ausência de fosfato, o que impede a ativação das duas vias ao mesmo tempo. G. C. C. R- São desaminados na mitocôndria dando origem a intermediário via do Ácido Cítrico (Krebs) sendo convertidos a Oxaloacetato. Como os hormônios glucagon e insulina afetam a gliconeogênese e a glicólise? R- A insulina aumenta quando é liberada perante a hipoglicemia na glicólise e abaixa quando liberada perante a hiperglicemia. O Glucagon Abaixa quando liberada perante a hipoglicemia na Glicólise e aumenta quando liberada perante a hipoglicemia na Gliconeogênese.

QUESTÕES OBJETIVAS 24) (UFMG) Esta tabela mostra o teor de proteínas, carboidratos e lipídios em alguns alimentos, expresso em gramas por 100g de peso seco. Com base nos dados da tabela, assinale a alternativa que contém a dieta mais adequada para um jogador de futebol antes de uma competição. A glicólise ocorre no citoplasma e é constituída de duas fases (preparação e pagamento) e 10 reações que são catalisadas por enzimas específicas. Como saldo dessa cascata de reações, temos a formação de duas moléculas de ATP e duas moléculas de NADH (transportador de prótons e elétrons liberados na oxidação executada). Sobre a glicólise são feitas as seguintes afirmações: 1 – A primeira reação da glicólise é a fosforilação da glicose para formação da glicose-6-fosfato (G-6-P).

Essa reação é catalisada pela enzima hexocinase e tem por objetivo aumentar a polaridade da glicose, fato que a impede de atravessar a membrana celular (lipofílica) de volta para o meio extra-celular. – Essa via metabólica é essencial para geração de energia em células que não apresentam mitocôndria, como os eritrócitos. C) Somente as afirmativas 1, 2 e 3 são corretas. D) Somente as afirmativas 1, 2 e 4 são corretas. E) Somente as afirmativas 1 e 4 são corretas. A oxidação completa de uma molécula de acetil-CoA pelo ciclo de Krebs produz: (A) 3 CO2, 2 NADH, 1 FADH2. B) 3 CO2, 1 NADH, 1 FAH2 (C) 2 CO2, 2 NADH, 1 FADH2 (D) 2 CO2, 3 NADH, 1 FADH2 (E) 3 CO2, 3 NADH, 1 FADH2 30) A função principal desta via é a manutenção de um adequado nível de glicose no sangue.

33 R$ para obter acesso e baixar trabalho pronto

Apenas no StudyBank

Modelo original

Para download