Brincar na Educação Infantil

Tipo de documento:Artigo acadêmico

Área de estudo:Pedagogia

Documento 1

OBJETIVO GERAL. OBJETIVO ESPECÍFICO. METODOLOGIA. BRINCAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL. A LUDICIDADE NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO. Partindo do ponto que o brincar, os jogos e as brincadeiras estão presentes na vida do ser humano, desde os tempos mais antigos. Palavras-chave: Lúdico. Aprendizagem. Educação. INTRODUÇÃO Na educação Infantil observamos diferentes metodologias de ensino que contribuem para o aprendizado do aluno e o seu desenvolvimento. Mediante a isso, esse trabalho propõe uma discussão sobre a eficácia de trabalhar com o lúdico como ferramenta de ensino na educação infantil. Abordando o que são essas ferramentas e como as instituições de ensino podem usufruir desses recursos no processo de formação de crianças preparando-as para os futuros desafios. OBJETIVO 2. OBJETIVO GERAL Um dos objetivos primordiais deste trabalho é mostrar a importância do lúdico como ferramenta eficaz no processo de ensino de crianças nos anos iniciais do ensino infantil.

OBJETIVO ESPECÍFICO Promover uma reflexão no docente, em avaliar como tem sido o seu papel no que diz respeito a escolha de metodologias que atendam às necessidades do seu aluno. No entanto em muitas instituições ainda persiste em aplicar os jogos e brincadeiras, como atividades que podem ser desenvolvidas após a realização das atividades dos conteúdos propostos ou como premiação pela execução de uma determinada atividade. As atividades lúdicas devem ser incorporadas nas práticas da educação infantil, pois o que está sendo trabalhado deve ser significativo para o aluno, promovendo uma aprendizagem satisfatória para o aluno. A educação lúdica contribui na formação da criança, possibilitando um crescimento sadio, um enriquecimento permanente, integrando-se ao mais alto espírito democrático enquanto investe em uma produção séria do conhecimento.

A sua prática exige a participação franca, criativa, livre, crítica, promovendo a interação social e tendo em vista o forte compromisso da transformação e modificação do meio (ALMEIDA, 1995, p. Desta forma, o brincar vai muito além de um entretenimento para a criança, essa atividade consiste em um elemento importante no processo de desenvolvimento e socialização, além disso, os jogos e brincadeiras envolvem atividades físicas e mentais. SÁ, s. d) A escola necessita encontrar estratégias para motivar seus alunos em fazer parte desse universo letrado, e não veja esse processo como forçado e entediante. Logo, conduzir as atividades com jogos, brincadeiras e outros elementos lúdicos são essenciais para que desde cedo possamos despertar o engajamento dos alunos.

A sala de aula da educação deve ser um espaço onde as crianças liberam a imaginação, são desafiadas, aprendem como trabalhar em grupo e compreende a escola como um lugar prazeroso para passar o dia. Os conteúdos propostos para essa etapa são de extrema importância e devem ser trabalhados com todo o interesse e entusiasmo. Com a evolução das tecnologias, as crianças estão cada vez mais cedo tendo acesso a conteúdo coloridos e atrativos, assim, se a escola negligenciar essa realidade pode acabar dispersando cada vez mais o interesse das crianças com as atividades da escola. A etapa favorável na educação infantil em relação ao nível de desenvolvimento da criança (pré-operacional, segundo Piaget) que é o período em que a criança está com a criatividade aflorada.

Brincar faz parte do seu cotidiano e lhe dá prazer, desta forma a escola deve usar esse momento como estratégia para desenvolver as habilidades que se esperado. O elemento lúdico está faz parte do processo de desenvolvimento da criança, e a implementação do brincar na escola faz com que a criança se familiarize com o ambiente. EDUCAÇÃO INFANTIL E A LEGISLAÇÃO A legislação brasileira, tem uma gama de leis que abordam os aspectos do desenvolvimento educacional. Tendo em mente que nossos alunos se tornarão nossos espelhos, sendo assim quero me ver refletida em alunos que tenham brilho no olhar ao aprender e descobrir coisas novas, que consigam questionar suas dúvidas e transformá-las em aprendizados significativos pelo resto de sua vida estudantil.

As atividades lúdicas podem ser consideradas excelentes auxiliares do professor são grandes aliadas da sala de aula, uma vez que trazem assuntos que fazem parte do cotidiano, contribuindo assim com o ensino da leitura e, principalmente, para a formação de leitores capazes entenderem o que estão lendo. A animação dos alunos em trabalhar com algo que eles conhecem é satisfatório, isso já é o suficiente para termos uma aula com muita participação e empenho de descobrir sempre mais, partindo do conhecimento prévio deles ampliarmos de modo significativo. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS ALMEIDA, P. N. Psicogênese da Língua Escrita. Porto Alegre, Artes Médicas, 1985. MALUF, A. C. M. htm>. Acessado em 14 de agosto de 2020.

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