CANTAROLANDO: A ARTE DE CANTAR E CRIAR

Tipo de documento:TCC

Área de estudo:Pedagogia

Documento 1

Brasil, 2019, 12f. Trabalho de Conclusão de Curso (Pós Graduação em educação musical e ensino de artes. Faculdade ISEAT/IPEMIG, Belo Horizonte - MG: 2019. RESUMO O presente trabalho traz um relato da experiência de pesquisa de observação participante ocorrida na Unidade Municipal de Educação Infantil Alaíde Lisboa com crianças de 4 anos de uma turma composta por 20 estudantes. A presente investigação justifica-se pelo fato de haver muitas crianças desta idade com dificuldade de se manterem atentas as atividades propostas pelos professores. A música também cria um terreno favorável para a imaginação quando desperta as faculdades criadoras de cada um. A educação pela música proporciona uma educação profunda e total. ” (ONGARO E SILVA, 2006, p. A presença da música na vida das pessoas acontece desde muito cedo e esta forma de expressão artística desperta emoções que podem influenciar diretamente no comportamento dos indivíduos.

A ideia do projeto “Cantarolando” para uma turma de 20 estudantes com idades entre 4 e 5 anos da Unidade Municipal de Educação Infantil Alaíde Lisboa, surgiu diante da busca por atividades que conseguissem atrair o interesse das crianças que em sua maioria estavam bastante dispersas e consequentemente barulhentas e agitadas. Com essa abordagem estão sendo trazidas para o cotidiano das crianças, músicas, coreografias, danças e brincadeiras que eram comuns nos tempos de seus avós e pais. Promovendo assim a interação entre a comunidade e a escola, através da confecção de um livro ilustrado por cada família com uma canção popular cantada por seus representantes. Esse livro é enviado uma vez por semana para uma das famílias, selecionada através de sorteio.

Após a escolha da canção, eles poderão cantar e brincar, fazendo em seguida o registro no livro informando como foi a experiência do trabalho em conjunto. Em algumas situações as famílias fazem o registro através de vídeos e fotografias e disponibilizam para as professoras da turma. Contribuindo para o despertar das percepções, sentimentos, pensamentos e expressões. Atuando tanto na esfera cognitiva quanto na afetiva e estética das crianças. Momento de relaxamento Ainda seguindo a orientação da RCNEI este trabalho entende que a música é a linguagem que se traduz em formas sonoras capazes de expressar e comunicar sensações, sentimentos e pensamentos, por meio da organização e relacionamento expressivo entre o som e o silêncio. Além de atuar como um meio de acalmar as crianças e trabalhar o foco, esse projeto tem como objetivo desenvolver a aprendizagem por meio das cantigas, tornando o ambiente escolar mais divertido, desenvolvendo a integração do grupo, aprimorando a expressão facial e corporal, a percepção visual e auditiva, além de trabalhar ritmo e movimento.

Seus objetivos específicos visa estimular a criatividade através da música envolvendo as crianças da turma em atividades em sua maioria do tempo com cantigas de roda tornando o ato de cantar prazeroso, proporcionando o prazer de cantar em movimentos e ritmos, desenvolver dessa forma no aluno, valores e atitudes como escuta, respeito, amor, honestidade, solidariedade, bondade, perdão, entre outras , incentivando sempre que for possível o trabalho em equipe. Inclusive muitos concordaram de continuar plantando alfaces para a alimentação exclusiva das formigas afirmando, “Nós temos outras coisas para comer, elas só comem as folhas”. Diante das discussões e pesquisas feitas pelo grupo e em busca de uma solução mais natural para repelir as formigas da plantação de alface, foi possível descobrir que as cinzas são excelentes repelentes de formigas e não prejudicaria a plantação.

E mais uma vez as famílias puderam participar do desenvolvimento do projeto enviando para a escola o material a fim de conservar as pés de alfaces. Procurando formigas no formigueiro CONSIDERAÇÕES FINAIS Aproveitando o imenso parque que a escola possui foi introduzido a brincadeira ao ar livre com uma grande corda remetendo a parlenda “Salada, saladinha, bem temperadinha” promovendo assim o desenvolvimento da psicomotricidade e dos fatores como a lateralidade, organização e noção espacial, esquema corporal, a estruturação espacial que necessitam serem bem trabalhadas nesta faixa etária, sabendo que o ato de movimentar-se está diretamente ligado ao aspecto mental entendemos que esta prática acarretará enormes ganhos para os estudantes. O projeto será desenvolvido também no segundo semestre letivo do ano de 2019, no entanto já é possível perceber mudanças significativas no comportamento social das crianças em sala de aula e nos momentos de envolvimento na parte externa, utilizando os ambientes educacionais como terceiro educador.

html. Acessado em: 10 de agosto de 2019. RAFFA, Ivete. A Música na Educação Infantil. Disponivel em: http://www.

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