COMO A GESTÃO CORRETA DE TI ALAVANCA AS VENDAS DO E-COMMERCE

Tipo de documento:TCC

Área de estudo:Tecnologia da informação

Documento 1

André Barcui Coordenador Acadêmico Executivo ____________________________________ Arnaldo Lyrio Barreto Orientador Acadêmico DECLARAÇÃO A empresa. representada neste documento pelo Sr. a). cargo). autoriza a divulgação das informações e dados coletados em sua organização, na elaboração do Trabalho de Conclusão de Curso intitulado Como a Gestão Correta de TI Alavanca as Vendas do E-commerce, realizado pelo aluno Fernando XXXXXXXXXXXX, do curso de MBA em Gestão Estratégica de TI, do Programa FGV Management, com o objetivo de publicação e/ou divulgação em veículos acadêmicos. Palavras-chaves: Tecnologia da Informação, Sistemas de Gestão, Sistemas de Marketing. ABSTRACT The present work aims to demonstrate the fundamental role that information technology in today's world in the corporate world, especially in companies that are focused on e-commerce.

In this way, an approach to the information technology models found in the market, as well as general aspects and infrastructure of an e-commerce within an organization. In an analysis of management systems, marketing information systems, the importance of these powerful tools for the management of information is addressed. Thus, the study should portray the benefits that information technology through its systems and software can transform, help and used in the right way, will be a competitive differential for any enterprise in different types of markets. A tecnologia da Informação como visão estratégica para a organização 23 5 PARTE PRÁTICA 26 5. Metodologia 26 5. Estudo do Caso 26 5. Metodologia 26 5. Investimentos 27 5. ANÁLISE DAS ABORDAGENS SOBRE O PAPEL DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO NAS ORGANIZAÇÕES 2. Modelos de Tecnologia da Informação (TI) Segundo Laurindo et al.

os diversos modelos analisados que tratam do papel da TI nas organizações podem ser classificados em quatro grupos: • Modelos de diagnóstico: fornecem instrumentos e critérios para que seja diagnosticado o papel da TI nas organizações; • Modelos prescritivos: são aqueles que indicam padrões de benchmark a serem seguidos ou que relatam as melhores práticas relativas ao uso estratégico da TI; • Modelos voltados para ações: indicam procedimentos para o planejamento da TI a serem desenvolvidas de forma a trazer impactos positivos para o desempenho da organização; • Modelos integrativos: são aqueles que agregam vários elementos das abordagens acima formando uma estrutura mais ampla da análise. Para Nolan (1979) citado por Laurindo et. al. BELARINE, 2002 p. Para Drucker (1998, p. citado por Belarine (2002, p.

chama de “mudança radical do significado da informação”. O autor afirma que a revolução recente da TI vem suplantando o conceito tradicional de utilização da informação operacionalmente, para transformá-la em ferramenta auxiliar à tomada de decisões estratégicas, verdadeira tarefa da alta gerência. Para Landon e Traver (2014) citados por Stefano e Zattar (2016), explicitam que oito características primordiais das tecnologias do e-commerce são responsáveis por proporcionar estas facilidades: Ubiquidade: No comércio tradicional, mercado é um lugar físico que você visita em determinado horário a fim de realizar transações. Em contraste com essa ideia, o e-commerce é caracterizado pela sua ubiquidade, ou seja, está disponível visitar lojas e mercados por meio de seu desktop ou smartphone, em casa, no trabalho ou até mesmo no seu carro, usando o e-commerce móvel.

Assim, temos o marketspace, um mercado que, além de perder as fronteiras tradicionais, tem sua localização geográfica e temporal removida. Em outras palavras, é a área de valor comercial real ou potencial em que uma empresa pretende operar. Do ponto de vista do consumidor, a ubiquidade reduz os custos de transação, pois já não é necessário gastar tempo e dinheiro para ir a um mercado. Customização e Personalização: Com a personalização, os gestores podem ajustar suas mensagens de marketing para focos específicos, considerando interesses e compras anteriores de seus clientes. A tecnologia também possibilita a customização, ou seja, a modificação de um produto e serviço já entregue, tendo por base o comportamento do nicho de consumidores. Com a tecnologia, a disposição das organizações e o uso de banco de dados, muitas informações sobre o perfil de compra do consumidor podem ser armazenadas.

Dessa forma, as campanhas e mensagens de marketing podem ser direcionadas a um nicho específico. Densidade da Informação: As tecnologias do e-commerce expandem a densidade e a qualidade das informações disponíveis no mercado, ao mesmo tempo que restringem a coleta de informações, o armazenamento, o processamento e os custos de comunicação. Desenvolvimento de sites e estrutura para o E-commerce Há muitos benefícios em se levar um negócio para a internet. Um e-business pode oferecer personalização, serviço de alta qualidade ao cliente e um melhor gerenciamento da cadeia de suprimentos (DEITEL, DEITEL & STEINBUHLER, 2004 p. Para Stefano e Zattar (2016, p. o desenvolvimento de um website para o e-commerce exige funcionalidades interativas, como: • resposta à entrada do usuário (nome e endereço); • recebimento de pedidos de clientes para produtos e serviços; • oferta de segurança nas operações com cartão de crédito em tempo real • consulta a banco de dados sobre o preço de produtos e serviços; • ajuste da publicidade na tela com base nas características do usuário.

Com o desenvolvimento acelerado das tecnologias de informação (TICs), a necessidade de transformação dos websites veio muito rápido e poucos negócios foram capazes de mudar a forma de desenvolvimento de suas homepages para atender às demandas desse novo foco (STEFANO & ZATTAR, 2016; p. Por Fim, Stefano e Zattar (2016), destacam que a plataforma é o sistema no qual a loja virtual funcionará; portanto, sua escolha tem de ser uma decisão bem pensada. Os autores destacam através do quadro (1), os tipos de plataforma. Quadro 1: Tipos de Plataformas Fonte: Adaptado de Sarraf (2015). Sistemas Integrados de Gestão (ERPs) Os sistemas integrados de gestão, ou sistemas ERP – Enterprise Resource Planning, representam a evolução dos sistemas de informação nas empresas, pois eles diferem dos demais sistemas, de maneira a integrar todas as atividades e todos os processos de negócio de uma empresa em um único sistema (ELEUTÉRIO,2015, 142).

Segundo Santos (2013) citado por Eleuterio (2015), em um sistema de ERP, integração é vista como a ligação conjunta de dados e transação de processos de setores distintos da organização, presente entre funções ou entidades operacionais da empresa. Mendes e Filho (2015) salientam que: o ideal é que, primeiramente, a empresa faça a análise de seus processos e, na sequência, verifique a adequação das funcionalidades dos sistemas para sua organização. Essas análises devem ser conduzidas antes da aquisição do sistema, pois o resultado terá reflexo em todo o processo de implantação, tendo consequências no tempo de duração da implantação, na contratação de consultoria externa, nas customizações a serem realizadas, na profundidade da mudança, no treinamento dos usuários e, principalmente, no custo final do projeto.

MENDES, FILHO 2015 p. Segundo Elauterio (2015), neste cenário, surgem empresas especializadas apenas no segmento de PMEs, cobrindo grande parte das necessidades dos clientes sem nenhum tipo de customização sofisticada e com custos muito reduzidos, como no caso do produto Enterprise IQ (da empresa IQMS) e da solução ERP Infor. O USO DA TI ALIADO AO MARKETING PARA ALAVANCAR VENDAS Ramanathan, Ramanathan e Hsio (2012), citados por Stefano e Zattar (2016), explicam que as mudanças trazidas pela internet e pelo e-commerce, inovando indústrias inteiras e permitindo novos modelos de negócios, afetaram amplamente as áreas de marketing e comunicação. recolham informações sobre o comportamento do cliente, conhecendo suas preferências e coletando informações sobre suas decisões de compra. A análise desses dados é complicada por causa da interatividade da web e porque cada visitante pode ou não fornecer informações pessoais, como nome, endereço, e-mail, número de telefone e dados demográficos (STEFANO, ZATTAR; 2016 p.

Um bom sistema de marketing compila os dados que os gerentes gostariam de receber e de que realmente precisam com os que são possíveis de oferecer (KOTLER, AMSTRONG; 2003 p. Sistemas de Informação de Marketing Segundo Kotler e Amstrong (2003, p. um sistema de informação de marketing (SIM) é constituído de pessoas, equipamentos e procedimentos para coleta, classificação, análise, avaliação e distribuição de informações necessárias, precisas e utilizadas para os responsáveis pelas tomadas de decisão de marketing. A tecnologia da Informação como visão estratégica para a organização Para Drucker (1999) citado por Eleutério (2015), considera que a revolução da informação não está na informação em sim nem nos efeitos práticos que a tecnologia produz, mas sim nos novos modelos econômicos criados em base da tecnologia.

Segundo Souza e Godstein (2005), a TI adquire importância estratégica para uma empresa a partir do momento em que esta possibilita mudanças na maneira de realizar cada uma das atividades da cadeia de valor, aumentando a sua eficiência individual e possibilitar a alteração da natureza do “elo” entre as atividades. Balarine (2002), define que: embora a internet e o uso de redes de comunicações tenham recebidos com ceticismo e reservas no ambiente empresarial, seu crescimento acelerado e a recente tendência à implementação do comércio eletrônico vem, gradualmente , criando expectativas de que ela possa ser utilizada estrategicamente nas organizações. No entanto, seria inconveniente aos negócios optar por maciços investimentos em Tecnologia da Informação, visando o desenvolvimento de projetos destinados a implementar tecnologias da internet, partindo de impulsos ou modismos.

O bom senso indica que tais investimentos devem receber tratamento adequado, com a realização de análises custo – benefício e percepções dos reflexos de tais decisões na evolução da empresa no longo prazo (BALARINE, 2002, p. A abordagem do problema é de caráter qualitativo, pois com os dados coletados serão analisados os avanços da empresa com a criação do setor. Segundo Severino (2007), o caso abordado deve ser bem definido e elaborado de forma que sirva como complemento para o assunto em geral. Todos as informações e documentos devem ser registrados com a devida rigorosidade mantendo os métodos da pesquisa de campo. Já no plano de coleta dos dados, primeiramente, as informações foram levantadas através de pesquisa bibliográfica. Para Severino (2007) trata-se de um levantamento dos trabalhos já realizados anteriormente sobre o mesmo tema estudado no momento.

Análise e resultados Através da análise de estudos sobre o e-commerce brasileiro efetuado pela empresa E-bit, o cenário do e-commerce no país vem crescendo consideravelmente conforme apresenta o gráfico (1) entre os anos de 2001 a 2010 encontramos uma diferença de cerca de vinte e dois milhões de consumidores no mercado, no entanto estes números estão com uma ampla tendência de crescimento no Brasil. Gráfico1- Evolução dos Consumidores Fonte: E-bit Outro dado interessante deste estudo é que o índice de satisfação dos consumidores brasileiros no e-commerce atingiu o patamar de 86% no primeiro semestre de 2010. Na tabela (1), verifica-se uma variação no faturamento de mais de 2400% de diferença em mais de 13 bilhões de reais neste mesmo período. Tabela 1- Faturamento E-commerce Fonte: E-bit Assim, diante destes números verificamos um grande crescimento no e-commerce no país, juntamente com o uso da tecnologia da informação como uma poderosa forma de gerir todo e-commerce de uma organização.

Segundo ainda XXXX diretor da empresa XXXXX, a evolução do setor de TI dentro da empresa é evidente conforme a tabela (2), verifica-se que o número de profissionais que integram a equipe deste setor da tecnologia da informação. Será contratado no ano de 2019 dois novos funcionários para trabalharem em uma área de programação do sistema de banco de dados da loja virtual da empresa, bem como outro funcionário para gerir campanhas no google adwords, e nas redes sociais como facebook, instagram e outros. Também irá adquirir um sistema de gerenciamento de gestão "Customer Relationship Management” (CRM) (pipedrive) para gerir os “leads” qualificados que chegam de campanhas no google e redes sociais e, integrando já com o sistema de gerenciamento existente na empresa. Desta maneira, identificar com maior agilidade e eficácia o que o nosso cliente busca em uma compra e o que ele necessita para voltar a comprar no site da empresa.

Assim, a empresa almeja ter um lucro de 25% a 30% maior no ano de 2019 maior que no ano anterior. Há ainda um projeto em que a empresa deseja efetuar que é a possibilidade de instalar uma outra filial em outro estado do país, que além de loja física, atenderia também como um pequeno de depósito logístico, a fim de atender o público de determinada região com maior agilidade na entrega dos produtos. M; DIETEL, P. J; STEINBHLER, K.  E-business e E-commerce: para administradores. São Paulo: Person Education, 2004. E-BIT. KOTLER, Philip; AMSTRONG, Gary.  Princípios de Marketing. ed. São Paulo: Person Education, 2003. LAURINDO, Fernando; BARBIN, José. p. dez. Trimestral. OLIVEIRA, Ângela Maria de; SILVA, Ivani da.  Sistemas de Informação de Marketing em Unidades de Informação.

In: VI SEMEAD - FEA, 6, 2003, São Paulo.  Procedings.  São Paulo: Usp, 2003. p. STEFANO, Nara; ZATTAR, Isabel Cristina.

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