Como podemos viver e conviver com a desigualdade social

Tipo de documento:Revisão Textual

Área de estudo:Sociologia

Documento 1

Este fato, muitas vezes, se deve pela má distribuição econômica de uma população, onde a maioria da renda fica nas mãos de uma minoria. E este problema de desigualdade social, apesar de ser um fator que ocorre em escala mundial, intensifica-se em solos brasileiros. Segundo Relatório de Desenvolvimento Humano (RDH) desenvolvido pelas Nações Unidas, o Brasil encontra-se como 10º país mais desigual do mundo, ficando atrás de alguns vizinhos sul-americanos como, por exemplo, Chile e México, e tendo o mesmo índice que o desconhecido país Suazilândia. Como podemos conviver com a desigualdade social O que faz com que o Brasil tenha um índice de desigualdade social tão baixo, sendo que o mesmo é um país tão cheio de recursos? Esta desigualdade acontece desde a época do Brasil Colônia, onde Portugal explorava os recursos provenientes do Brasil sem qualquer pudor.

Primeiramente foi o pau-brasil, desmatando nossas florestas, após isto foi a cana-de-açúcar danificando nossos solos, posteriormente foi o ouro, esvaziando nossas minas e por fim foi a era do café. E desta forma foi sendo moldada a sociedade brasileira. Os imigrantes passaram a vir cada vez mais para o Brasil, principalmente para os grandes centros enquanto o então escravo passou a se afastar dos grandes centros e passaram a viver em más condições. Com a vinda de novos povos, a miscigenação passou a ser algo inevitável, e os povos passaram a se misturarem, criando então toda a mistura de etnias que temos na população brasileira. E essa história da população brasileira e toda essa mistura étnica e cultural causa então essa desigualdade toda que temos de acordo com a pesquisa da ONU.

Mas afinal, como conviver com essa desigualdade que domina a nossa cultura? Como combater este mal da sociedade? Para responder esta pergunta, temos que visualizar a realidade histórica do nosso país. Quando olhamos para o Sul e Nordeste, é possível verificar dois extremos de uma mesma balança. Vemos nas mídias que o Nordeste sofre com as secas, enquanto o Sul sofre com as enchentes. Mas numa análise mais fria são as duas regiões do Brasil que menos sofrem com a desigualdade social, pois toda uma população da mesma região sofre com males parecidos. E por fim temos a região do Sudeste. Por ser o melhor PIB, por consequência é o melhor lugar para se morar? Analisando a desigualdade social é muito pelo contrário.

Porque ao invés de elogiarmos o garoto que ganha um torneio mundial de matemática, preferimos enaltecer o campeão nacional do Campeonato Brasileiro de Futebol, ou então preferimos comentar quem é o vencedor do Big Brother Brasil, ou quem é a nova vilã da novela. Conviver com as marcas da desigualdade social é conviver com o nosso próprio despreparo em relação à vida em sociedade. Precisamos começar a enxergar o outro como semelhante e não apenas como mais um. Precisamos de pessoas com valores, dispostas a lutar pela igualdade da população. Precisamos de melhorias na educação, para as crianças entenderem que política, filosofia e sociologia não são apenas assuntos debatidos nas aulas para completar carga horária. Disponível em: <https://oglobo. globo.

com/economia/brasil-o-10-pais-mais-desigual-do-mundo-21094828> Acesso em: 14/02/2018 às 13:20. NERI, Marcelo; SOARES, Wagner. Desigualdade social e saúde no Brasil.

58 R$ para obter acesso e baixar trabalho pronto

Apenas no StudyBank

Modelo original

Para download