Componentes Sanguíneos

Tipo de documento:Resumo

Área de estudo:Biomedicina

Documento 1

Quando armazenado o sangue vai sofrendo alterações que são chamados de “lesões de conservação” Conforme o tempo passa as células vão sofrendo injurias e minimizam a taxa de sobrevida das células após transfusão. Algumas das alterações são: Aumento de ácido lático e redução do pH, a redução no consumo de glicose, consequentemente diminuição da produção de ATP e a redução do 2,3 difosfoglicerato das Hemácias. Soluções Anticoagulantes O citrato de sódio é um quelante de cálcio que reage com o cálcio livre do sangue formando sais insolúveis,a ausência de cálcio livre impede a efetivação do mecanismo de coagulação sanguínea. Esse anticoagulante não preserva os eritrócitos, portando o sangue deve ser utilizado em até 24 horas após a coleta.

As soluções ACD e CPD permitem o armazenamento do sangue durante 21 dias. Finalização do processamento e armazenamento dos hemocomponentes produzidos (estoque de bolsas não liberadas). ✓ Liberação, rotulagem e armazenamento dos hemocomponentes. HEMOCOMPONENTES Sangue total É o sangue doado sem nenhuma modificação, que será processado diferentes hemocomponentes, praticamente em desuso. A quantidade de fatores de coagulação não é suficiente e as plaquetas não estão mais viáveis. O concentrado de hemácias supre de forma mais eficaz que o sangue total, a reposição de eritrócitos, com a vantagem de ser infundido menor volume. INDICAÇÕES: O pool de concentrado de plaquetas ou plaqueta de aférese estão indicados quando há sangramento devido a contagem diminuída de plaquetas circulantes ou quando há plaquetas funcionalmente anormais.

CONTRA-INDICAÇÕES: Não utilizar em Trombocitopenia Auto-imune (destruição) e em Púrpura Trombocitopênica Trombótica (tendência coagulação). Plasma Fresco congelado O Plasma Fresco Congelado - PFC, é obtido por centrifugação a partir de uma bolsa de sangue total coletada. Também pode ser obtido por aférese. Este produto tem que estar totalmente congelado em até 8 h após a coleta. Este crioprecipitado deve estar recongelado em 1 hora. Contém: fibrinogênio; Fator VIII:C; Fator VIII:vWF (fator de von Willebrand); Fator XIII e fibronectinas. INDICAÇÕES: A transfusão de crioprecipitado está indicada sempre que houver hemorragia, e diminuição do Fibrinogênio abaixo de 10 mg/dL. Além disto, o crioprecipitado está indicado para o tratamento dos pacientes com hemorragia por déficit de Fator XIII, quando não houver em hipótese nenhuma, o concentrado de fator VIII industrial, disponível para uso.

Modificações de Hemocomponentes Os hemocomponentes são obtidos por métodos físicos a partir da separação do Sangue Total em camadas por um processo de centrifugação diferencial. utilizados para doenças como: Hemofilia, Doença de Von Willebrand, Coagulopatias raras, Imunodeficiência primária. Transfusão Granulócitos É a administração de granulócitos coletados de doadores saudáveis que receberam estímulo com fator de estimulação de colônias de granulócitos (GCSF). INDICAÇÕES: • • • • Infecção fúngica progressiva Infecção bacteriana Sepse bacteriana não controlada com antibioticoterapia Infecção localizada progressiva Tratamento de pacientes com alteração da função granulocítica. Triagem Laboratorial Após a coleta, a bolsa de sangue fica armazenada até sua liberação pelo laboratório de sorologia.

São feitos vários testes para a classificação sanguínea e a detecção de doenças transmissíveis, são realizadas através de exames de alta sensibilidade.

55 R$ para obter acesso e baixar trabalho pronto

Apenas no StudyBank

Modelo original

Para download