COMPORTAMENTO HUMANO E OS DESAFIOS DA GESTÃO ESTRATÉGICA DE PESSOAS NO CONTEXTO ORGANIZACIONAL

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Área de estudo:Finanças

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Uma corporação de grande excelência tem sempre um grupo espetaculoso de gestão de pessoas, pois é o campo de gestão de pessoas que seleciona, treina e analisa os profissionais dentro das empresas e companhias. Pelo meio dos processos da gestão de pessoas desenvolve uma direção que toda empresa organizacional necessita. A ampla inquietação de determinadas empresas jaz no recurso financeiro, e pelo meio deste artigo será plausível ponderar que o recurso humano seria importante para a organização. O servidor não é uma despesa e sim uma boa opção para uma organização de sucesso. Palavras-chaves: Incentivo, Treinamento, Desenvolvimento. Não pode ser visualizado, mas pode ser visualizado psicologicamente e se apresenta de várias maneiras, sendo algumas mais sensíveis do que outras no que diz respeito a vários aspectos do clima organizacional.

Com o advento da Teoria Clássica da Administração e da Teoria da Burocracia, iniciou-se o método de unificar a gestão de pessoas, cujo resultado é um contorno em que autoritarismo e estrutura eram atributos desse processo (CALDAS et al. Nesta etapa as organizações advieram a montar uma estrutura de departamento de pessoal, onde o próprio adveio a ser um regulador de normas avalizando de tal modo o bom funcionamento das organizações. Esse procedimento foi lento, por conta do intenso alcance da antiga forma de se dirigir as companhias, que constituíram bem conservadas as alterações. Os contribuintes constituíam vistos como máquinas e como tal careceriam ser padrão (COSTA, 2010). Porém, para que uma organização alcance seus objetivos com bons resultados, só os recursos não são suficientes, é preciso também que as pessoas que nela trabalham saibam gerenciá-los.

Para alcançar bons resultados em sua posição, as pessoas devem ter habilidades de gestão da empresa e satisfação ou motivação no trabalho. Em uma empresa, o estudo do clima organizacional é uma importante ferramenta para avaliar todos os problemas a qualquer momento, identificando diversos pontos que geram resultados negativos no ambiente de trabalho, ajudando a melhorar a eficiência e a produtividade da empresa. Para que a empresa cresça e se desenvolva, o fator necessário é o clima organizacional, graças ao qual os funcionários têm um bom ambiente, e por isso valorizam cada vez mais o seu trabalho, gerando um bom investimento também para a empresa. como melhorar a produtividade e a lucratividade nos negócios. Segundo Chiavenato (1999, p. “o clima é o ambiente interno de uma organização, o ambiente psicológico e as características que existem em qualquer organização”.

O clima é o ambiente no qual as pessoas em uma organização fazem seu trabalho. Não pode ser visualizado, mas pode ser visualizado psicologicamente e é apresentado de várias maneiras, algumas das quais são mais sensíveis do que outras a vários aspectos do clima organizacional. COMPORTAMENTO HUMANO NO AMBIENTE ORGANIZACIONAL. Não há organização sem pessoas, Chiavenato (2009) mostra que toda organização é basicamente formada por pessoas porque as empresas dependem delas para orientar, controlar e fazer funcionar. No entanto, ele vê as pessoas como recursos dotados de competências, agilidade, habilidades, conhecimentos e habilidades necessárias para realizar uma tarefa organizacional. Sem ignorar seus próprios traços de personalidade, individualidade, valores, atitudes, motivações e objetivos individuais. Chiavenato (2009, p. afirma que “devem ser feitas suposições de que as pessoas têm motivos específicos ou necessidades básicas que representam comportamentos potenciais e influenciam o comportamento apenas quando provocadas; que a provocação desses motivos depende da situação ou ambiente percebido pela pessoa; as propriedades específicas do ambiente servem para estimular ou provocar certos motivos, isto é, que um motivo específico não terá uma influência sobre o comportamento até que seja provocado por uma influência ambiental apropriada; mudanças no ambiente percebido causarão uma mudança no padrão de motivação provocada; cada tipo de motivação é voltado para atender a um tipo diferente de necessidade.

É de importante que os cooperadores permaneçam firmes nesse processo. Para isso a organização procurou dar para seus cooperadores um clima sublime e com inovações. O sucesso das corporações está em um caminho além da qualidade das obras da Volvo, não é tão-somente pelos alvos exclusivos mais as estimações da corporação inventaram com que a organização acendesse e conquistasse todo respeito do mercado. A Volvo do Brasil se atenta com os servidores e toda sua família, esse método e um elemento da tradição organizacional da companhia e traz uma ampla importância. Uma empresa deve tratar com a incumbência com os servidores, onde e demonstrada os valores fundamentais de como tratar os indivíduos com respeito, oportunidade de crescimento, remuneração apropriada e benéficos correspondentes.

com o código de Hamurabi, que em um de seus tópicos aborda a durabilidade e funcionalidade na produção das habitações da época, de forma que se um construtor vendesse uma habitação de baixa qualidade e essa desabasse, o construtor era sacrificado. Pouco antes da 2ª Revolução Industrial, o que determinava a qualidade era o esforço dos artesãos (MONTGOMERY, 2004; OLIVEIRA, 2004). O Japão deu início a uma revolução gerencial silenciosa, paralela à revolução tecnológica, fato que lhe proporcionou a posição de potência mundial, da qual desfruta ainda hoje (LONGO,1996). O controle de qualidade registrou grande evolução nos anos 30 e 40, devido ao surgimento de algumas ferramentas voltadas ao controle estatístico de processos e de normas direcionadas para a área, mas foi a Segunda Guerra Mundial que impulsionou esses controles, possibilitando a produção em grande escala de suprimento bélico, com qualidade, menores custos e dentro do prazo desejado (WERKEMA, 2006).

Com a Segunda Guerra Mundial, a tecnologia da Qualidade acelerou o passo, resultando em mais estudos na área e maior troca de informações, e foi com o fim da guerra e o Japão totalmente arrasado por ela, que em 1946 Kenichi Koyanagi fundou a União Japonesa dos Cientistas e Engenheiros (JUSE) tendo como presidente Ichiro Ishikawa. A gestão de qualidade é uma chefia focada na qualidade, métodos e serviços de determinada instituição. Tem o desígnio de administrar e controlar uma organização, viabilizando avanços nos produtos e serviços oferecidos, de maneira a proporcionar a satisfação completa das precisões dos clientes, até mesmo sobrepujando seus anseios. Presentemente, empreendimentos e instituições têm procurado seguir uma gestão com procedimentos sistematizados, agrupando princípios e valores apropriados de contemplar o novo papel mais responsável das organizações na sociedade.

A gestão da qualidade não carece, essencialmente, aludir a adoção de determinada certificação, apesar que seja a maneira mais comum de seguir. Embora não tenha essa certificação (que gera credibilidade para a companhia), o seu emprego envolve o uso de determinadas ferramentas da qualidade, ou princípios dessa forma de gerência que precisam ser observados por qualquer organização. Uma atmosfera organizacional e capaz de estimular e harmoniza aos seus servidores para um contentamento plausível. O servidor é um ser com vida, é por meio dessa energia de sua vida que as companhias carecem apaixonar e motivar no seu ambiente de trabalho. A companhia é provocada a ver o servidor não apenas como apenas um funcionário, mais como um indivíduo com habilidades excepcionais que têm o capital intelectual da corporação organizacional para causar resultados excelentes ( CASSOL et all, 2014).

A motivação é uma ferramenta para poder haver uma conquista porem deve ser diária, pois seu efeito se dá por meio de como os colaboradores são vistos dentro da organização (CARVALHO et all, 2013). O setor de gestão de pessoas é de extrema necessidade, para o processo gerencial, pois é ele que vai desenvolver e direcionar estratégias para a integração de todos os campos e setores, organizar análises dos comportamentos e acompanhar as atividades. Em um mundo de fiéis alterações, especial para a área de gestão de pessoas. Por motivo dessas mudanças a gestão de pessoas deve seguir próximo a essas mudanças de mercado, pois qualquer organização aponta para os ganhos e se a gestão de pessoas não for lucrativa poderá ser trocada por outros campos.

Assim a atualizada gestão de pessoas chega exercendo com enfoco os negócios da organização. Como ininterruptamente a gestão de pessoas vem ordenando todas essas mudanças no desenvolvendo e expandindo os caminhos das organizações e de seus servidores. CHIAVENATO,2014). Dentro do SGQ, podemos defini-la como atendimento aos requisitos pré-estabelecidos e mensurá-la através da durabilidade, confiabilidade e, principalmente, através do grau de satisfação do cliente final (DEMING, 1990). Dessa forma, para que exista uma Gestão da Qualidade, o primeiro passo é identificar a necessidade do cliente e, a partir daí, conceber o projeto. A qualidade na concepção deve garantir que o projeto incorpore as necessidades e expectativas do cliente, em termos técnicos e funcionais, além de identificar a necessidade e meios de mensurar essas características durante a produção e após o produto pronto ou serviço entregue (ROCHA, 1993).

No segundo estágio, durante a fabricação do produto ou prestação do serviço, a qualidade é medida conforme o atendimento aos requisitos e, em alguns casos, faz-se necessários medições, inspeções e ensaios durante o processo. Essa necessidade é identificada na concepção do projeto. Para que a qualidade no processo chegue a esse nível de maturidade, os treinamentos são fundamentais, para que todos os envolvidos possam entender os requisitos existentes em seu processo e trabalhar de forma a atender cada um deles. Também é necessário que a empresa disponibilize todos os recursos necessários para a realização do produto/ serviço (PALADINI, 2004). Carpinetti (2016), afirma que, para conquistar o mercado e se manter competitivo, é necessário atender aos requisitos dos clientes quanto a produtos e serviços.

De forma, que, clientes satisfeitos representam faturamento, novos pedidos, boa reputação, resultados para a empresa, empregos e remuneração para os funcionários. Ao contrário, clientes insatisfeitos podem resultar em má reputação, dificuldade de conseguir novos pedidos, perda de faturamento e dificuldade de se manter no negócio. trata-se de um gráfico de barras que analisa um problema ordenando a gravidade ou frequência das ocorrências em escala decrescente, permitindo priorizar a abordagem das ocorrências mais urgentes. O princípio dessa ferramenta explica que 80% dos problemas originamse em 20% das causas e permite uma melhor visualização dessas causas, evitando o desperdício de tempo com problemas de menor importância. Gráfico de Dispersão - Representação gráfica de análise que possibilita verificar a existência ou não de relação entre duas variáveis de natureza mensurável, ou seja, que podem ser contadas.

Geralmente esse tipo de gráfico é utilizado para demonstrar ou comparar valores numéricos, como dados estatísticos, científicos e de engenharia. Gráficos de dispersão são muito uteis para controlar a distribuição de valores, quando os dados são muitos (WERKEMA, 2006). Enquanto na última fase (A), realizase a padronização ou conclusão do ciclo. A ADMINISTRAÇAO ESTRATÉGICA E A ADMINISTRAÇÃO DE PESSOAS Diferentes são as presunções, abordagens e assuntos alusivos, à o estudo da administração estratégica. Mintzberg, Ahlstrand e Lampel, (2000) exibem explanação dos autores e algumas teorias estudas em administração estratégica dividindo em 10 escolas. Segundo essa divisão apresenta-se as três primeiras escolas aludidas como sendo, a do design, a do planejamento e a do posicionamento.

Diversas críticas foram feitas sobre as escolas, confirmando abertamente essa divisão de pensamento. A cultura pode influenciar o jeito de refletir operando como um filtro perceptivo. Segundo a modificação da estratégia carece ser fundamentada numa mudança cultural. Daí a precisão de uma gestão cultural empresarial, que contém diagnosticar a cultura, determinar a estratégia e os procedimentos solicitados nesta nova cultura almejada, bem como seus possíveis riscos. Conforme Barney (1991), a companhia tem benefício para competir quando pratica uma estratégia que não está empregada por seus adversários, e desse modo alcança uma vantagem bastante sustentável pois seus concorrentes não conseguem replicá-la. Portanto defende a cultura da organização agregando uma fonte de vantagem por ser a mais ativa e durável encorajando a produção de resultados únicos que torna complexa ficando, portanto, difícil de reproduzi-la.

Porém, o problema de conjugá-las se exibe consecutivamente que os engenheiros de produção estão perante de escolhas contingenciais escolhidas por fatores ou forças que não ficam sob influência sistêmica. Hoje o ser humano está direcionado a atrelar novos valores, uma nova moral e ética, fundamentados em opiniões de mercado, concorrência, lucros e ganhos, entre outros. O autor aborda a ética e a responsabilidade social como elementos proeminentes nos dias contemporâneos para o sucesso das organizações e empresas. A preocupação das empresas na atualidade está direcionada com as transformações que estão se autuando com a chamada abertura de mercados. Atrai a meditações sobre dados pertinentes às disposições e recomenda sugestões a administrantes e engenheiros de produção.

nos instrui que “Falar sobre Ética é falar de uma parte essencial não só na vida pessoal, como também na vida de qualquer profissional”. Portanto, a ética na vida do contador é a peça fundamental, em especial o comportamento ético do representante e sócio proprietários da empresa que presta serviços de contabilidade, é dever de cada um na organização agir de forma integra e positiva para que consiga atingir seus resultados e metas. Todo e qualquer profissional precisa aplicar na sua vida algumas virtudes, para que possa ser um profissional destaque, essas virtudes são: -Honestidade, -Zelo, -Competência, -Prudência e Sigilo; -Humildade e Imparcialidade. Segundo Pedro (2014), os termos ética e moral geralmente estão sendo usados como se fossem a mesma coisa ou melhor dizendo sinônimos, e desta forma vem confundindo os usuários destes termos trazendo então transtornos no ato de expressar e na elaboração de pensamentos.

Barros (2010), nos explica que esses termos geralmente são usados juntos, e produzem uma certa confusão, mas que na realidade são coisas distintas. “a ética é o estudo de uma forma específica de comportamento humano, uma ciência que tem por objeto a moral. Ética Empresarial As empresas são sociedades que estão organizadas, com o intuito de alcançar um ou mais objetivos em comum, e que possui em sua essência a intenção de obter vantagens econômicas, por meio da oferta de produtos e serviços com a finalidade de fazer o cliente ou consumidor pagar por isso. É claro que toda organização deseja receber de volta tudo o que foi investido, e alcançar no mercado um lugar de destaque, mas para que isso ocorra da melhor forma possível as empresas devem trilhar um caminho de forma ética A moral e a conduta das empresas dever ser direcionada pela ética, para que haja crescimento e prosperidade é necessário ser ético independentemente do tamanho e do ramo de atividade.

Para Moreira (2007), a ética empresarial é "o comportamento da empresa - entidade lucrativa - quando ela age de conformidade com os princípios morais e as regras do bem proceder aceitas pela coletividade (regras éticas). Montani (2007) nos explica que para haver um sucesso empresarial faz necessário o comprometimento das pessoas que as constitui, pois elas que transformam os objetivos, metas e projetos, Todos da organização devem estar empenhados em um único objetivo para que possam ser éticos em todos os sentidos possíveis, só assim terão informações confiáveis e crescimento empresarial saudável. Convivemos em uma sociedade com regras e padrões, então diferentemente do cargo ou posição social que o indivíduo ocupa dentro das organizações deverá agir como um profissional considerado ético de forma honesta e integra.

Mendes (2001) nos informa que a ética profissional entende e estabelece a convivência do profissional com a sua clientela, buscando nobreza humana e a estruturação do bem-estar em circunstância onde colocaria a função, acertando toda profissão. O mesmo profissional que consegue atingir um alto nível dentro da organização que é dignificado por sua postura ética, também pode ser conduzido ao desmerecimento por meio de uma conduta errada, pela quebra de conceitos éticos. O individualismo amplo, diversas vezes fica associado à ausência de ética pessoal, tem caminhado uns profissionais a proteger-se seus interesses particulares acima dos interesses das companhias em que trabalham, colocando as em perigo. acredita-se que excelentes efeitos profissionais e empresariais devem proceder de escolhas morais ou éticas e que ter modelos éticos pode constituir negócios vantajosos a grande prazo.

tais valores, presentemente, estão entre os grandes elementos para o sucesso no mercado. Responsabilidade social é uma maneira de encaminhar os investimentos da empresa de tal modo que a torna companheira e corresponsável pelo desenvolvimento social. A empresa socialmente responsável é aquela que tem a competência de ouvir os desejos das dessemelhantes partes (acionistas, servidores, fornecedores, consumidores, governo e meio-ambiente) e alcançar agrupar no planejamento de suas atividades, procurando atender os pleitos de todos e não somente dos acionistas ou donos das empresas. OBJETIVOS 3. Objetivo geral Investigar os desafios da gestão estratégica de pessoas no contexto organizacional. “toda pesquisa de certa magnitude tem que passar por uma fase preparatória de planejamento”. Planejar constitui buscar prováveis alternativas para serem realizadas, buscando a flexibilidade do conhecimento - o que é a fundamental especialidade do planejamento de uma pesquisa, procurando explicar seu processo de solução.

Os traços característicos da pesquisa qualitativa são: objetivação do fenômeno; hierarquia de atividades para descrever, compreender, explicar, esclarecer a relação entre o global e o local em um determinado fenômeno; respeitar as diferenças entre o mundo social e o mundo natural; respeito ao caráter interativo entre os objetivos perseguidos pelos pesquisadores, suas orientações teóricas e seus dados empíricos; procure os resultados mais confiáveis possíveis; oposição a um pressuposto que defende um modelo único de pesquisa para todas as ciências. O objetivo da amostra é obter informações detalhadas e ilustrativas: seja ela pequena ou grande, é importante que ela seja capaz de gerar novas informações. Ao contrário da pesquisa qualitativa, os resultados da pesquisa quantitativa podem ser quantificados.

a pesquisa bibliográfica é desenvolvida com base em material já elaborado, constituído principalmente de livros e artigos científicos. A metodologia de pesquisa, conforme disposto por Reis (2010), consiste em um conjunto de etapas e processos a serem cumpridos, ordenadamente, na investigação, representa o passo a passo realizado da geração da pergunta a ser respondida até a obtenção da resposta e quais meios serão utilizados para tanto. Para Lakatos e Marconi (2007), a indução representa um processo mental, por meio da partilha de dados particulares, com constatação devida, inferindo assim uma verdade geral ou universal, não contida nas partes examinadas. Com isso, o objetivo de argumentos do método indutivo é proceder a conclusões cujo conteúdo é muito mais amplo do que as premissas baseadas.

De acordo com Gerhardt e Silveira (2009), a pesquisa qualitativa tem preocupação com aspectos da realidade que não podem ser quantificados, com foco na compreensão e explicação da dinâmica das relações sociais. H. O papel do Profissional de RH 2002 O profissional de RH tem o papel de disseminar a cultura, missão e valores da empresa. O objetivo é alinhar as políticas de Recursos Humanos com a estratégia da organização. O RH tem papel fundamental na melhoria do clima e do ambiente organizacional, além de outros âmbitos da rotina empresarial. Gestão da Qualidade: Conceitos e técnicas. LÚCIO, L. PAPANDRÉA, P. J. Qualidade de vida no Trabalho 2007 Objetivo e buscar o envolvimento das pessoas com o trabalho e a organização, tendo como objetivo o bem-estar, a participação e a integração do trabalhador com os objetivos e eficácia da empresa O que se faz necessário é ter uma boa gestão de qualidade de vida dentro da organização para minimizar ao máximo as necessidades do coletivo, tornando o ambiente de trabalho mais produtivo e sucessivamente trazendo vantagem competitiva a empresa Gestão de Pessoas: Arte ou Ciência.

COSTA, P. As pessoas são dotadas de emoções e sentimentos que influenciam a maneira como interpretam e pensam. Percebe-se na pesquisa que os autores concordam com a ideia de desenvolvimento do funcionário para sua satisfação na empresa, a fim de ter funcionários mais engajados no trabalho, esses fatores são importantes na participação dos indivíduos. Cabe ao setor de Recursos Humanos planejar como irão engajar os funcionários e como se sentirão satisfeitos com a organização. CONCLUSÃO Neste artigo possuí uma conclusão do qual o campo de gestão de pessoas, no decorrer do período histórico incidiu pelo árduo procedimento de alterações. Do qual careceu admitir sua competência e aplicabilidade. Curitiba: IBPEX Editora, 2010. ALENCASTRO, Mario Sergio Cunha.

Ética empresária na prática: liderança gestão e responsabilidade corporativa. Curitiba: Inter saberes, 2013. ABNT. J. Percepção da NBR ISO 9001:2008 pelos colaboradores de uma linha de produção de uma fábrica de tintas da região de franco da rocha. Artigo apresentado no SIMPOI, Bragança Paulista SP,2013. Disponível em<http://www. simpoi. Disponível em: <http://sinescontabil. com. br/monografias/trab_profissionais/rosiane. pdf>. Acesso em: em 26/01/2021. p. BOLGAR, P. H. O papel do Profissional de RH. Portal Rh. C. R. MIGUEL, P. A. C. Sc. UFSC, Florianópolis, SC, Brasil, 2002. Disponível em:<http:// https://repositorio. ufsc. br/xmlui/handle/123456789/82764 >. Administração de Pessoal ou Gestão de Talentos? Um estudo nas Administrações Públicas do Cariri Paraibano. XVII Semead – Seminários em Administração, nov.

CARVALHO, J. F. MARTINS, E. R. SANTOS, A. M. RUAS, R. L. COSTA, P. C. Gestão de Pessoas: Arte ou Ciência. Rh portal- Rh pratica. Out. com. br, Artigo, n. FERREL, O. C. John, FRAEDRICH, Linda Ferrel. Brasília: Ministério da Saúde, 2001. MONTANI, Silvana. Ética Empresarial, um código de sobrevivência. Disponível em: http://www. itcon. Acesso em 26/01/2021. PASSOS, Elizete. Ética nas organizações. °Ed. São Paulo: Atlas, 2007. php?script=sci_arttext&pid=S0100-512X2014000200002>. Acesso em: em 26/01/2021. SÁ, Antônio Lopes de. Ética profissional. São Paulo: Atlas, 2001. Metodologia da pesquisa científica. Fortaleza: UEC, 2002. GERHARDT, T. E. SILVEIRA, D. reimp. São Paulo: Atlas, 2007. REIS, F. L. dos. São Paulo: Atlas, 2002.

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